Aluguel de Temporada Ribeirão da Ilha em Florianópolis/SC

4 imóveis para alugar em Ribeirão da Ilha

Vacation rental in Ribeirão da Ilha
FILTROS
Filtros
CANCELAR FILTROS
Período
Pessoas
Quartos
Banheiros
Garagem

Aluguel de temporada no Ribeirão da Ilha (SC)

O Ribeirão da Ilha, é um pequeno distrito da cidade de Florianópolis, composto por pequenas praias de águas calmas e areia grossa. Na orla do centrinho da antiga freguesia e ao redor da praça da igreja, a arquitetura dos séculos XVIII e XIX é preservada. Com o desenvolvimento, veio a expansão do setor gastronômico e turístico. O Ribeirão da Ilha é a segunda colônia a se desenvolver na antiga vila de Desterro, atual Florianópolis.

Os hábitos e os traços da cultura, herdada dos açorianos, se mantêm vivos como nunca nos moradores mais antigos, apesar do crescimento urbano. E é por conta desta preservação que Florianópolis é considerada a décima ilha do arquipélago dos Açores e a região do Ribeirão da Ilha é um grande objeto de estudo sobre o povo que habitou as ilhas do arquipélago dos Açores.

Atualmente, por conta do alto cultivo de moluscos nas águas do Ribeirão da Ilha, o setor gastronômico se desenvolveu e se tornou mais um atrativo da região. Os restaurantes de tradição familiar servem frutos do mar de boa qualidade, com pratos fartos e frescos, fazendo do Ribeirão uma referência nacional neste tipo de gastronomia.

Aluguel de temporada no Ribeirão da Ilha

Características naturais do Ribeirão da Ilha 

É uma praia interna da Baía Sul. Por conta desta localização, o mar é bem calmo e de pouca profundidade, fugindo à regra das praias do sul.

A areia é grossa e escura, formada por pedaços de conchas. A praia é uniforme. É formada por três trechos. O maior deles fica na região residencial central. A praia do Ribeirão da Ilha têm início no Riacho da Gruta e vai até o Riacho do seu Rita.

O nome Ribeirão da Ilha vem de um pequeno rio que nasce no Morro da Cabeça do Macaco e desemboca na Praia do Saco, que fica a cerca de 3km da freguesia. O Morro da Cabeça do Macaco é o morro mais alto da ilha, com cerca de 530 metros de altura.

Atualmente, é área de lazer e balneário e também o principal produtor de ostras da Ilha de Santa Catarina, responsável por mais de 70% da produção de ostras de Florianópolis.

Somando todos os trechos deste paraíso, a praia possui 750 metros de extensão e largura que varia entre 2 e 15 metros.

Atrativos do Ribeirão da Ilha

Aluguel de temporada no Ribeirão da Ilha

Ostras do pacífico

Ir saborear as famosas ostras frescas do pacífico em um dos restaurantes do Ribeirão da Ilha é um programa e tanto, viu. Existem vários restaurantes espalhados pela ilha onde as ostras podem ser encontradas, mas é no Ribeirão que elas são cultivadas.

Atualmente, estão sendo cultivados em Florianópolis dois tipos de ostras: as do pacífico e as nativas.

Portanto, se a fome bater, você já sabe: ostras para o almoço/jantar. Se já provou, sabe o quanto é bom. E, se você ainda não provou, aproveite a oportunidade para experimentar.

Casario do Ribeirão

A costa sudoeste da ilha onde se encontra os povoados do Ribeirão da Ilha, Tapera e Caeiras da Barra Sul, são distantes do centro e de difícil acesso, estes mantêm ares do interior e costumes da cultura Açoriana, sendo, ainda, comum ver manifestações folclóricas e religiosas do século passado.

Para chegar até lá, é bem simples. A partir do centro, siga pela via expressa sul, pelo túnel, e depois pela SC 405 em direção ao sul da ilha, e a direita no cruzamento com o Morro das Pedras, SC 406.

Freguesia do Ribeirão da Ilha

A Freguesia do Ribeirão da Ilha é um dos lugares mais imperdíveis de Florianópolis. Sua população é simples e ainda preserva a herança dos antepassados açorianos com a pesca, a colheita da ostra na pedra e a confecção de canoas artesanais. Mas o principal atrativo é a gastronomia típica. Os restaurantes especializados em frutos do mar e ostra estão espalhados na rua principal, sendo chamado de o Caminho das Ostras.

Você pode avistar o mar fazendas de ostras. São em média 60 criadores de ostras na localidade. E, a maioria fazem seus próprios materiais para cultivo, como as lanternas e parreiras. Todo o conhecimento é passado de pai para filho.

A Freguesia do Ribeirão da Ilha era o núcleo da colonização açoriana nos séculos XVII e XIX, completando 205 anos em 2014. Lá estão localizados a Igreja Nossa Senhora da Lapa (inaugurando por Dom Pedro II, erguida à base de pedra e óleo de baleia), o Ecomuseu do Ribeirão da Ilha e o cemitério, além da pracinha Hermínio Silva e casas de arquitetura típica açoriana. Há lojinhas de artesanato, souvenir, bares, restaurantes, apresentações culturais, entre outros.

EcoMuseu do Ribeirão da Ilha

O EcoMuseu do Ribeirão da Ilha fica instalado em uma antiga casa, à beira-mar, que funciona como pousada e restaurante.

No acervo, objetos do povo açoriano, que se instalou na Ilha de Santa Catarina em meados do século XVII. Engenhos de farinha, peças e ferramentas de barro, utensílios de pesca, máquinas de costura, renda, um presépio antigo e até pedra Mó, de origem vulcânica, trazida dos Açores e utilizada para fazer massas de pão e bolo.

Mas isso não é tudo, pois o museu também contempla a parte natural, com árvores nativas da época da colonização.

Igreja Nossa Senhora da Lapa

A construção da igreja começou quando, em 1760, a imagem de Nossa Senhora da Lapa chegou ao Ribeirão da Ilha. Naquela época, apenas uma singela capela foi erguida para proteger a imagem. Aos poucos, ampliações na construção foram dando forma à igreja de Nossa Senhora da Lapa, concluída em 1806.

Externamente, as características da construção do século XIX estão intactas até hoje. Isso faz com que a Igreja seja muito importante historicamente. Por dentro, muitas reformas foram feitas. O tempo foi alterado e a tinta cobriu pinturas de mais de cem anos que estampavam paredes e teto. Ao lado da Igreja, está localizada uma capela dedicada ao Divino Espírito Santo, que também preserva características coloniais.

Aluguel de temporada no Ribeirão da Ilha

Imóveis para a temporada no Ribeirão da Ilha

O pequeno distrito pode ser aproveitado com mais liberdade e casualidade no caso de um aluguel durante a temporada. Isso porque a estrutura do local é propícia para essa abordagem mais livre e independente por parte dos visitantes. Por meio do aluguel de temporada em Ribeirão da Ilha é possível aproveitar melhor e com mais comodidade todos os atrativos do local, que conciliam a beleza natural com a calma e sossego de um ambiente mais reservado.

Apartamentos de temporada para alugar no Ribeirão da Ilha 

A capital de Santa Catarina tem como principal fonte da economia o turismo, então, apartamentos modernos em prédios com vários andares não faltam no centrinho do distrito de Ribeirão da Ilha. Portanto, as opções para você alugar um apartamento são muitas.

O TemporadaLivre tem diferentes opções de apartamentos na cidade. Entre eles, alguns no centro da cidade, ou em praias paradisíacas com a sacada de frente para o mar.

Quando for pesquisar um imóvel de temporada em Ribeirão da Ilha pelo site, use os filtros inteligentes para escolher o imóvel que mais se adapta aos seus desejos! Fica ali em cima, do lado esquerdo. Você pode filtrar, por exemplo, se há: 

Aluguel de temporada no Ribeirão da Ilha
 

Casas de temporada para alugar no Ribeirão da Ilha

Para os que preferem ficar em uma casa grande, arejada, para um grande número de pessoas, a ilha também não deixa a desejar. No TemporadaLivre você encontra um grande catálogo de imóveis para alugar no Ribeirão da Ilha, para todos os gostos, nos mais variados preços e em várias praias. Para buscar as casas de temporada no Ribeirão da Ilha, o ideal é utilizar nossos filtros caso você tenha algumas especificações para alugar determinado imóvel. É bem simples de utilizar os filtros e eles facilitam muito a sua procura. Já que a partir deles você pode encontrar, por exemplo: 

Anuncie seus imóveis no Ribeirão da Ilha para alugar por temporada

Se você é proprietário ou administrador de imóveis (corretor, imobiliária) e quer alugar imóveis no Ribeirão da Ilha, saiba que o TemporadaLivre é o melhor portal de aluguel por temporada do Brasil. Não perca tempo: veja como anunciar imóvel de temporada e coloque seus imóveis para trabalhar pra você!