menu

Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

8 passeios de trem para fazer pelo Brasil

25 de Março de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

8 passeios de trem para fazer pelo Brasil

Apesar de não ser comum escolher passeios de trem no Brasil, os passeios são incríveis e merecem destaque.

Pensando nisso, separamos 8 opções de passeios que vão te deixar querendo viajar mais vezes de trem. O passeio de trem, é muito comum na Europa e pouco conhecido no Brasil, apesar de ser possível encontrar muita beleza e diversão pelos trilhos de ferro.

1. Curitiba a Morretes

Um passeio incrível de Curitiba até Morretes, o trajeto tem 110 km e duração de aproximadamente 4 horas e 15 minutos, encantando os turistas

O trem realiza a viagem todos os dias e tem capacidade para levar até 1100 pessoas. O passeio dura um dia, sendo que a partida de Curitiba acontece pela manhã e o retorno no fim do dia.

O viajante ainda pode escolher entre viajar no vagão comum ou o vagão de luxo. Ambos possuem vantagens e desvantagens. Enquanto o vagão de luxo oferece o conforto de uma viagem com arcondicionado, o vagão comum oferece o prazer de abrir as janelas e sentir o vento enquanto a viagem acontece.

Leia também: Conheça a histórica Morretes, no Paraná. 

8 passeios de trem para fazer pelo Brasil - Foto: Erich Westendarp por Pixabay 

2. Belo Horizonte a Vitória

Esse percurso é o mais longo para viagens de trem de todo o Brasil, sendo 664 quilômetros de trilhas, onde o trem passa para levar o turista de Belo Horizonte, Minas Gerais até Vitória, no Espírito Santo.

O passeio é tão grande, que alguns dos vagões do trem, oferecem restaurantes para que os viajantes possam se alimentar durante a viagem.

Esse percurso é muito realizado principalmente pelos nativos que precisam se deslocar de uma cidade até a outra. Mas o caminho proporciona uma vista incrível para os turistas que não conhecem a região.

Leia ainda: O que fazer em Belo Horizonte (MG)? 

3. Recife a Cabo do Santo Agostinho

O trem que de Recife à Cabo do Santo Agostinho é conhecido como o Trem do Forró e encanta moradores e turistas da região.

Como o próprio nome já diz, quem passeia pelo Trem do Forró, aproveita para dançar muito e ouvir um bom forró durante o percurso.

O Trem é muito animado, e agita os turistas que resolvem fazer o passeio. O percurso de ida e volta é de 84 quilômetros.

Mas se você não é fã de música e um pouco de agitação, recomendo escolher outro passeio de trem, pois neste, a agitação é grande.

Leia ainda: Por que viajar para Recife e Olinda?

4. Ouro Preto a Mariana

O passeio de Maria Fumaça que liga as cidades de Outro Preto a Mariana em Minas Gerais é um dos mais belos. A locomotiva não faz o estilo moderno como a maioria, mas sim, matem as características do século XX.

Além da beleza antiga da locomotiva, esse passeio também é encantador por sua vista, sendo que durante o passeio, é possível ver diversas cachoeiras e montanhas da região.

O percurso é curto, porém a velocidade do trem é bem pequena, então a viagem dura em média uma hora e o turista consegue aproveitar cada detalhe da paisagem incrível.

Saiba mais: O que fazer em Ouro Preto? Confira os pontos turísticos!

5. São Paulo a Jundiaí

Esse percurso de São Paulo a Jundiaí é incrível e muito interessante para quem gosta de história. A estrada ferroviária é extremamente antiga, e traz consigo todo o charme dos anos 50.

O trajeto é curto, sendo que a viagem de ida e volta normalmente é realizada no mesmo dia. Os turistas podem conhecer um pouco mais de história, enquanto apreciam a bela vista que a viagem oferece.

Leia também: Coisas gratuitas para fazer em São Paulo

8 passeios de trem para fazer pelo Brasil - Foto: Alina Kuptsova por Pixabay 

6. Piratuba  a Marcelino Ramos

O percurso que leva de Piratuba em Santa Catarina até Marcelino Ramos no Rio Grande do Sul, passa pelo Rio do Peixe e é realizado por uma locomotiva dos anos 20.

O passeio de Maria Fumaça não traz grande luxo e conforto, porém é muito requisitado por sua bela paisagem e distração, sendo que durante o passeio, acontecem até mesmo apresentações de música ao vivo.

O trajeto tem aproximadamente 50 quilômetros entre ida e volta.

Saiba mais: O que fazer em Piratuba, no interior catarinense?

7. Tiradentes a São João Del-Rey

O passeio na região de Minas Gerais tem trajeto de 12 quilômetros e une duas cidades históricas do Brasil.

O destaque desta viagem é quando a locomotiva chega ao ponto final e realiza  de forma manual, desengata os vagões para então virar no trilho.

A viagem é realmente inesquecível, e nos leva pela história do Brasil, com toda a arquitetura antiga de ambas as cidades.

8. Corcovado Rio de Janeiro

O passeio de trem que vai do bairro Cosme Velho até o Cristo Redentor é um dos mais conhecidos de todo o Brasil.

O percurso dura em média 20 minutos e possibilita ao turista, uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro. Uma curiosidade sobre o passeio, está no fato de ser totalmente ecológico. O Trem do Corcovado, como é chamado, é elétrico e parte do valor arrecadado em  sua bilheteria vai para doação.

Leia também: Passeios no Rio de Janeiro além do Cristo e do Bondinho!

Onde se hospedar

Agora que você conheceu 8 viagens incríveis para se fazer de trem, escolha a cidade de partida ou de chegada para se hospedar. A melhor notícia é que você poderá se hospedar com conforto e segurança através do portal TemporadaLivre.

Acesse o site www.temporadalivre.com ou baixe o APP TemporadaLivre e deixe reservada uma data especial para sua viagem de trem inesquecível.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

06/04/2021
Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

24/12/2019
Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06/12/2019
Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

11/11/2019
divisor de conteúdo