Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

8 passeios de trem para fazer pelo Brasil

25 de Março de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

8 passeios de trem para fazer pelo Brasil

Apesar de não ser comum escolher passeios de trem no Brasil, os passeios são incríveis e merecem destaque.

Pensando nisso, separamos 8 opções de passeios que vão te deixar querendo viajar mais vezes de trem. O passeio de trem, é muito comum na Europa e pouco conhecido no Brasil, apesar de ser possível encontrar muita beleza e diversão pelos trilhos de ferro.

1. Curitiba a Morretes

Um passeio incrível de Curitiba até Morretes, o trajeto tem 110 km e duração de aproximadamente 4 horas e 15 minutos, encantando os turistas

O trem realiza a viagem todos os dias e tem capacidade para levar até 1100 pessoas. O passeio dura um dia, sendo que a partida de Curitiba acontece pela manhã e o retorno no fim do dia.

O viajante ainda pode escolher entre viajar no vagão comum ou o vagão de luxo. Ambos possuem vantagens e desvantagens. Enquanto o vagão de luxo oferece o conforto de uma viagem com arcondicionado, o vagão comum oferece o prazer de abrir as janelas e sentir o vento enquanto a viagem acontece.

Leia também: Conheça a histórica Morretes, no Paraná. 

8 passeios de trem para fazer pelo Brasil - Foto: Erich Westendarp por Pixabay 

2. Belo Horizonte a Vitória

Esse percurso é o mais longo para viagens de trem de todo o Brasil, sendo 664 quilômetros de trilhas, onde o trem passa para levar o turista de Belo Horizonte, Minas Gerais até Vitória, no Espírito Santo.

O passeio é tão grande, que alguns dos vagões do trem, oferecem restaurantes para que os viajantes possam se alimentar durante a viagem.

Esse percurso é muito realizado principalmente pelos nativos que precisam se deslocar de uma cidade até a outra. Mas o caminho proporciona uma vista incrível para os turistas que não conhecem a região.

Leia ainda: O que fazer em Belo Horizonte (MG)? 

3. Recife a Cabo do Santo Agostinho

O trem que de Recife à Cabo do Santo Agostinho é conhecido como o Trem do Forró e encanta moradores e turistas da região.

Como o próprio nome já diz, quem passeia pelo Trem do Forró, aproveita para dançar muito e ouvir um bom forró durante o percurso.

O Trem é muito animado, e agita os turistas que resolvem fazer o passeio. O percurso de ida e volta é de 84 quilômetros.

Mas se você não é fã de música e um pouco de agitação, recomendo escolher outro passeio de trem, pois neste, a agitação é grande.

Leia ainda: Por que viajar para Recife e Olinda?

4. Ouro Preto a Mariana

O passeio de Maria Fumaça que liga as cidades de Outro Preto a Mariana em Minas Gerais é um dos mais belos. A locomotiva não faz o estilo moderno como a maioria, mas sim, matem as características do século XX.

Além da beleza antiga da locomotiva, esse passeio também é encantador por sua vista, sendo que durante o passeio, é possível ver diversas cachoeiras e montanhas da região.

O percurso é curto, porém a velocidade do trem é bem pequena, então a viagem dura em média uma hora e o turista consegue aproveitar cada detalhe da paisagem incrível.

Saiba mais: O que fazer em Ouro Preto? Confira os pontos turísticos!

5. São Paulo a Jundiaí

Esse percurso de São Paulo a Jundiaí é incrível e muito interessante para quem gosta de história. A estrada ferroviária é extremamente antiga, e traz consigo todo o charme dos anos 50.

O trajeto é curto, sendo que a viagem de ida e volta normalmente é realizada no mesmo dia. Os turistas podem conhecer um pouco mais de história, enquanto apreciam a bela vista que a viagem oferece.

Leia também: Coisas gratuitas para fazer em São Paulo

8 passeios de trem para fazer pelo Brasil - Foto: Alina Kuptsova por Pixabay 

6. Piratuba  a Marcelino Ramos

O percurso que leva de Piratuba em Santa Catarina até Marcelino Ramos no Rio Grande do Sul, passa pelo Rio do Peixe e é realizado por uma locomotiva dos anos 20.

O passeio de Maria Fumaça não traz grande luxo e conforto, porém é muito requisitado por sua bela paisagem e distração, sendo que durante o passeio, acontecem até mesmo apresentações de música ao vivo.

O trajeto tem aproximadamente 50 quilômetros entre ida e volta.

Saiba mais: O que fazer em Piratuba, no interior catarinense?

7. Tiradentes a São João Del-Rey

O passeio na região de Minas Gerais tem trajeto de 12 quilômetros e une duas cidades históricas do Brasil.

O destaque desta viagem é quando a locomotiva chega ao ponto final e realiza  de forma manual, desengata os vagões para então virar no trilho.

A viagem é realmente inesquecível, e nos leva pela história do Brasil, com toda a arquitetura antiga de ambas as cidades.

8. Corcovado Rio de Janeiro

O passeio de trem que vai do bairro Cosme Velho até o Cristo Redentor é um dos mais conhecidos de todo o Brasil.

O percurso dura em média 20 minutos e possibilita ao turista, uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro. Uma curiosidade sobre o passeio, está no fato de ser totalmente ecológico. O Trem do Corcovado, como é chamado, é elétrico e parte do valor arrecadado em  sua bilheteria vai para doação.

Leia também: Passeios no Rio de Janeiro além do Cristo e do Bondinho!

Onde se hospedar

Agora que você conheceu 8 viagens incríveis para se fazer de trem, escolha a cidade de partida ou de chegada para se hospedar. A melhor notícia é que você poderá se hospedar com conforto e segurança através do portal TemporadaLivre.

Acesse o site www.temporadalivre.com ou baixe o APP TemporadaLivre e deixe reservada uma data especial para sua viagem de trem inesquecível.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo