menu

Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06 de Dezembro de 2019 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

A região de Camaçari foi descoberta na década de 70 por grupos alternativos de hippies que exploravam as águas da região. De forma totalmente aventureira eles povoaram o local que cresceu de forma próspera e, hoje em dia, recebe moradores e turistas de uma forma muito receptiva.

A terceira maior cidade da Bahia, com cerca de 300 mil habitantes, atrai novos moradores, principalmente, pela alta demanda de vagas para especialistas, que aconteceu devido a exploração de petróleo, uma prática muito forte na região e que elevou a economia do município, que tinha sua base principal apenas na pescaria.

Além da economia próspera, as belezas naturais de Camaçari começaram a crescer diante dos olhos de viajantes que buscam opções longe dos clichês do estado. O território pouco explorado é perfeito para novos aventureiros que amam descobrir as maravilhosas escondidas nesse grande país.

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia - Foto: Prefeitura Camaçari

Inspiração hippie - Aldeia de Arembepe em Caiçara

Uma antiga vila de pescadores, transformada em centro turístico com bares e restaurantes, que mantém viva a tradição gastronômica de seus moradores originais, essa é a Aldeia de Arembepe. O tradicionalismo nordestino também se mantém forte nas comemorações, com a recorrente festa em louvor ao padroeiro dos pescadores, São Francisco de Assis.

A fama da vila vem, principalmente, da força do movimento hippie dos anos 60. Simpatizantes do mundo inteiro frequentavam as ruelas pregando o “paz e amor”. Astros como Mick Jagger, Janis Joplin e os integrantes dos Novos Baianos eram alguns dos rostos conhecidos que passavam por lá.

A aldeia fica às margens da lagoa formada pelo Rio Capivara, uma área de proteção ambiental que resiste ao tempo e as ações do homem. Para chegar até ela, basta seguir pela Estrada do Coco em direção ao norte, passando por Jauá, buscando a entrada de Arembepe.

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

As areias de Camaçari

Os 42 quilômetros de faixa de areia de Camaçari fazem parte da segunda maior orla do litoral baiano. A diversidade das praias da região oferecem paisagens desconhecidas e visões paradisíacas, começando pela concentração urbanizada da Praia de Guarajuba. A região é ótima para o banho, pesca, surf e mergulho, uma gama de atividades que promete agradar todos os públicos.

Já a Praia de Busca Vida proporciona a seus visitantes que explorem toda a sua faixa de areia de bicicleta, um passeio perfeito para reunir toda a família. O mar aberto tem ondas fortes e trechos com pedra, onde o indicado é permanecer apenas no calçadão observando a força das águas do nordeste.

A foz do rio transformou a Praia de Barra do Jacuípe em um excelente espaço para pesca e para a prática de esportes náuticos. O banho de mar não é muito recomendado, especialmente com a maré alta, quando é necessário redobrar o cuidado, principalmente com as fortes correntezas da região. 

Uma das principais praias de Camaçari carrega consigo uma história curiosa. Por meados de 1984, o navegador solitário Amir Klink desembarcou por ali depois de atravessar o Oceano Atlântico em um caiaque. O local foi batizado como Praia da Espera, depois, renomeado como Praia de Itacimirim e se tornou mais um ponto favorito entre pescadores e surfistas.

Esse paraíso perdido também hospeda luxo e riqueza. A Praia de Interlagos é separada das demais por dunas e um coqueiral exuberante. Junto ao mar aberto e as ondas fortes, ela oferece um condomínio privativo que não permite a entrada de veículos que não pertençam aos moradores, mas a visitação de pedestres é livre.

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia - Foto: Prefeitura Camaçari

Sombra, pescaria e água fresca

A pesca representa grande parte da cultura local em Camaçari. A cidade se originou de vilarejos de pescadores, a prática também é considerada como uma das principais fontes de economia e até os turistas buscam vivenciar um pouco desse traço tão forte para os moradores. 

A cidade conta com dois principais locais de “pesque e pague”. O primeiro fica localizado na Lagoa Branca e funciona no estilo “day use”, oferecendo equipamentos de pesca para aluguel e uma variedade de espécies que vão desde o tambaqui até o famoso pacu. O local também conta com um bar e restaurante típicos.

Fugindo um pouco do ambiente rústico dos “pesque e pague” tradicionais, temos o Neptunus, que proporciona a seus visitantes um clima urbanizado com piscinas, quadras esportivas e bosque para trilha. Quem prefere focar as atividades do dia na pescaria pode levar para casa tilápia, bagre, tambaqui e curimatã.

O nordeste brasileiro nos agracia com inúmeras opções de caminhos que nos levam a belezas extraordinárias. A cidade de Camaçari é um desses destinos que, apesar de sua grandiosidade, ainda é pouco explorado pelos viajantes. 

Que tal dar uma chance para esse paraíso alternativo na sua próxima viagem? Seguindo as dicas aqui do TemporadaLivre você não vai se decepcionar. Garanta as melhores acomodações na cidade e aproveite seu verão do melhor jeito!   

Imóveis para alugar por temporada em Camaçari;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

24/12/2019
Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06/12/2019
Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

11/11/2019
Como alugar meu imóvel por temporada?

Como alugar meu imóvel por temporada?

29/01/2019
divisor de conteúdo