Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

20 de Novembro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

A região de Camaçari foi descoberta na década de 70 por grupos alternativos de hippies que exploravam as águas da região. De forma totalmente aventureira eles povoaram o local que cresceu de forma próspera e, hoje em dia, recebe moradores e turistas de uma forma muito receptiva.

A terceira maior cidade da Bahia, com cerca de 300 mil habitantes, atrai novos moradores, principalmente, pela alta demanda de vagas para especialistas, que aconteceu devido a exploração de petróleo, uma prática muito forte na região e que elevou a economia do município, que tinha sua base principal apenas na pescaria.

Além da economia próspera, as belezas naturais de Camaçari começaram a crescer diante dos olhos de viajantes que buscam opções longe dos clichês do estado. O território pouco explorado é perfeito para novos aventureiros que amam descobrir as maravilhosas escondidas nesse grande país.

Onde fica Camaçari 

O município de Camaçari fica localizado na Bahia, a 50 km de Salvador, com cerca de 310 mil habitantes. A cidade é conhecida por suas praias paradisíacas e seus ótimos passeios para os visitantes.

Quando ir a Camaçari 

Não existe tempo ruim para quem deseja visitar Camaçari, afinal, o Nordeste faz calor durante o ano todo. Entretanto, se você possui algumas preferências de passeios, algumas estações podem favorecer a sua visita. Por exemplo, se você procura agito, verão é a pedida. Já para quem quer uma viagem mais romântica, vale a pena ir na primavera ou outono. 

Como chegar em Camaçari

Para quem vai de avião, vale dizer que Camaçari não possui aeroporto próprio, sendo necessário desembarcar em Salvador, o que não é problema já que são cidades vizinhas. Depois de desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador, basta alugar um carro ou transfer e seguir até Camaçari, que fica em uma distância de pouco menos de uma hora.

Saindo de Salvador de carro, o trajeto é feito pela rodovia BR-324. Além disso, possui muitos ônibus saindo de Salvador rumo a Camaçari, sendo também uma boa opção para chegar até a cidade.

O que fazer em Camaçari: melhores atrativos turísticos

Aldeia de Arembepe em Caiçara

Uma antiga vila de pescadores, transformada em centro turístico com bares e restaurantes, que mantém viva a tradição gastronômica de seus moradores originais, essa é a Aldeia de Arembepe. O tradicionalismo nordestino também se mantém forte nas comemorações, com a recorrente festa em louvor ao padroeiro dos pescadores, São Francisco de Assis.

A fama da vila vem, principalmente, da força do movimento hippie dos anos 60. Simpatizantes do mundo inteiro frequentavam as ruelas pregando a “paz e amor”. Astros como Mick Jagger, Janis Joplin e os integrantes dos Novos Baianos eram alguns dos rostos conhecidos que passavam por lá.

A aldeia fica às margens da lagoa formada pelo Rio Capivara, uma área de proteção ambiental que resiste ao tempo e as ações do homem. Para chegar até ela, basta seguir pela Estrada do Coco em direção ao norte, passando por Jauá, buscando a entrada de Arembepe.

Onde fica e o que fazer em Camaçari? A Temporada te conta! - Foto: Guia de Turismo e viagem de Salvador

Praia de Guarajuba

Os 42 quilômetros de faixa de areia de Camaçari fazem parte da segunda maior orla do litoral baiano. As diversidades das praias da região oferecem paisagens desconhecidas e visões paradisíacas, começando pela concentração urbanizada da Praia de Guarajuba. A região é ótima para o banho, pesca, surf e mergulho, uma gama de atividades que promete agradar todos os públicos.

Onde fica e o que fazer em Camaçari? A Temporada te conta! - Foto: Sentidos do Viajar

Praia de Busca Vida

Já a Praia de Busca Vida proporciona a seus visitantes que explorem toda a sua faixa de areia de bicicleta, um passeio perfeito para reunir toda a família. O mar aberto tem ondas fortes e trechos com pedra, onde o indicado é permanecer apenas no calçadão observando a força das águas do Nordeste.

Onde fica e o que fazer em Camaçari? A Temporada te conta! - Foto: Jornal Grande Bahia

Praia de Barra do Jacuípe

A foz do rio transformou a Praia de Barra do Jacuípe em um excelente espaço para pesca e para a prática de esportes náuticos. O banho de mar não é muito recomendado, especialmente com a maré alta, quando é necessário redobrar o cuidado, principalmente com as fortes correntezas da região. 

Onde fica e o que fazer em Camaçari? A Temporada te conta! - Foto: Wikipédia

Praia de Itacimirim

Uma das principais praias de Camaçari carrega consigo uma história curiosa. Por meados de 1984, o navegador solitário Amir Klink desembarcou por ali depois de atravessar o Oceano Atlântico em um caiaque. O local foi batizado como Praia da Espera, depois, renomeado como Praia de Itacimirim e se tornou mais um ponto favorito entre pescadores e surfistas.

Onde fica e o que fazer em Camaçari? A Temporada te conta! - Foto: Wikipédia

Praia de Interlagos

Esse paraíso perdido também hospeda luxo e riqueza. A Praia de Interlagos é separada das demais por dunas e um coqueiral exuberante. Junto ao mar aberto e as ondas fortes, ela oferece um condomínio privativo que não permite a entrada de veículos que não pertençam aos moradores, mas a visitação de pedestres é livre.

Lagoa Branca

A pesca representa grande parte da cultura local em Camaçari. A cidade se originou de vilarejos de pescadores, a prática também é considerada como uma das principais fontes de economia e até os turistas buscam vivenciar um pouco desse traço tão forte para os moradores. 

A cidade conta com dois principais locais de “pesque e pague”. O primeiro fica localizado na Lagoa Branca e funciona no estilo “day use”, oferecendo equipamentos de pesca para aluguel e uma variedade de espécies que vão desde o tambaqui até o famoso pacu. O local também conta com um bar e restaurante típicos.

Onde fica e o que fazer em Camaçari? A Temporada te conta! - Foto de Ron Sharp

Neptunus

Fugindo um pouco do ambiente rústico dos “pesque e pague” tradicionais, temos o Neptunus, que proporciona a seus visitantes um clima urbanizado com piscinas, quadras esportivas e bosque para trilha. Quem prefere focar as atividades do dia na pescaria pode levar para casa tilápia, bagre, tambaqui e curimatã.

O nordeste brasileiro nos agracia com inúmeras opções de caminhos que nos levam a belezas extraordinárias. A cidade de Camaçari é um desses destinos que, apesar de sua grandiosidade, ainda é pouco explorado pelos viajantes. 

Que tal dar uma chance para esse paraíso alternativo na sua próxima viagem? Seguindo as dicas aqui do TemporadaLivre você não vai se decepcionar. Garanta as melhores acomodações na cidade e aproveite seu verão do melhor jeito!   

Onde se hospedar? 

Não deixe de conhecer as maravilhas que Camaçari tem para oferecer, programe uma viagem para o destino o mais rápido possível! Nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

Veja também: 

Praia do espelho Bahia – Saiba mais sobre esse incrível destino

Onde se hospedar em porto de galinhas: 11 melhores opções

O que fazer em Madre de Deus - melhores atrações turísticas


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo