Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Saiba mais sobre a história de Morretes - PR

05 de Dezembro de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Saiba mais sobre a história de Morretes - PR

O Paraná é um estado encantador. Possui belas praias, cidades turísticas conhecidas e até mesmo, uma das maravilhas do mundo: as Cataratas do Iguaçu. Porém, um destino pouco conhecido fora do estado, mas que guarda muitas belezas, história e cultura é a cidade de Morretes, bem próxima ao seu litoral. 

A cidade é uma das mais antigas do Paraná, tendo sua fundação em 1733, e sua emancipação em 1841. Portanto, possui alguns casarões antigos, além de preservar a estrada de ferro e o Caminho de Itupava.

Por isso, o TemporadaLivre separou algumas informações bem interessantes sobre a cidade para você conhecer, se encantar, e quem sabe, planejar uma visita à Morretes. Confira. 

Onde fica Morretes?

Morretes está situada em um local privilegiado dentro do estado do Paraná, entre a capital Curitiba e o litoral. Morretes está localizada e cerca de 65 km de Curitiba, e 48 km de Pontal do Paraná. Por isso, é conhecida pelos paranaenses que estão em rota do interior para as praias. 

Porém, Morretes não é - e nem deve ser - apenas um ponto de passagem para os viajantes que estão indo até as praias. A cidade é encantadora e charmosa, possuindo muitos atrativos interessantes para você, sua família e seus amigos. 

O que fazer em Morretes?

Passeie de trem

Em Morretes você pode fazer um passeio super diferente! É o passeio de trem pela uma antiga ferrovia, iniciada em 1880 utilizada como meio de transporte até o litoral há alguns anos atrás. A rota faz Curitiba-Morretes e Morretes-Curitiba, sendo que você pode fazer ida e volta ou só um trajeto.  

Conheça a histórica Morretes, no Paraná! - Foto: Folha de S. Paulo

Aprecie o Rio Nhundiaquara

Bem no centro de Morretes passa o Rio Nhundiaquara. Ao seu redor você encontra vários casarões antigos e históricos. Muitos deles utilizando como comércios, abrigando lojinhas, antiquários, restaurantes e lanchonetes. É um lugar bastante movimentado, principalmente por reunir ótimos restaurantes e permitindo apreciar a paisagem e saborear deliciosas comidas e pratos típicos. 

Conheça a histórica Morretes, no Paraná!

Saboreie o típico Barreado

E por falar em prato típico, você não pode deixar de visitar Morretes e saborear um delicioso Barreado. O prato tipicamente paranaense é feito com carne cozinha em uma panela de barro (por isso o nome), farinha e banana. É uma delícia. 

Conheça a histórica Morretes, no Paraná! - Foto: www.jacomar.com.br

Escale o Pico Marumbi

Se você é aventureiro, adora estar em contato com a natureza e não dispensa uma boa trilha, então o Parque Conjunto Marumbi é para você. O parque está localizado em uma área de preservação, possuindo nove cumes. O mais alto, o Monte Olimpo, possui mais de 1500 metros de altura. O mais baixo, o Morro Rochedinho, possui 625 metros de altura. Para chegar até o inicio das trilhas é preciso seguir um caminho de quase 6 km pelo Caminho do Itupava, um caminho de paralelepípedos que guiava os bandeirantes de Curitiba até o litoral. 

Conheça a histórica Morretes, no Paraná! - Foto: Guilmann

Parque temático Paraná Encantado Hisgeopar

O parque temático é uma atração nova da cidade, mas que vale muito a pena conhecer. O local abriga uma grande maquete que, através de suas miniaturas, contam a história do Paraná. Por lá é possível conferir diversos períodos históricos do estado, além de representações de suas principais atrações, como as Cataratas e a Usina de Itaipu. A maquete possui movimento, o que a torna ainda mais interessante. 

Conheça a histórica Morretes, no Paraná! - Foto: Viagens e Caminhos 

Conheça Morretes e o Paraná

Agora que você já conhece um pouquinho da cidade de Morretes, que tal planejar uma viagem para lá? Você ainda pode conhecer outras cidades super interessantes, como Antonina, localizada a 15 km de distancia; Paranaguá, localizada a 39 km de distancia; ou até mesmo partir para o litoral paranaense, que possui cidades incríveis como Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e até mesmo a bela Ilha do Mel. 

E aproveite para conferir as opções de aluguel de temporada em Morretes. No TemporadaLivre você encontra casa e apartamentos de temporada para curtir a sua estadia na cidade.

Imóveis para alugar por temporada em Morretes;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo