Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

O que fazer em Belo Horizonte (MG)?

06 de Julho de 2018 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Se você não sabe o que fazer em Belo Horizonte, fique ligado, pois nós iremos dar dicas de passeios e atividades bem legais para você aproveitar ao máximo a capital de Minas Gerais.

Alguns dos atrativos bastante convidativos da cidade são, por exemplo, conhecer os belos conjuntos arquitetônicos, passear pelas inúmeras áreas verdes, saborear pratos famosos da boa mesa e trocar dois dedinhos de prosa (sem pressa) em algum boteco de Belo Horizonte. Além disso, também é uma excelente ideia sair para assistir a espetáculos artísticos, levando-se em conta que a cidade é berço de companhias como Corpo (dança), Galpão (teatro) e Giramundo (teatro de bonecos).

A seguir, confira mais dicas de o que ver e fazer em Belo Horizonte. Com essas dicas, você poderá fazer um roteiro muito bacana de passeios pela cidade, tornando sua viagem a Belo Horizonte ainda mais incrível.

Dicas do TemporadaLivre: O que fazer em Belo Horizonte? Confira os passeios! 

Pampulha

O entorno da Lagoa da Pampulha reúne o mais belo e procurado conjunto arquitetônico da capital mineira. Por lá estão as três primeiras obras assinadas pelo mestre Oscar Niemeyer, projetadas na década de 40: Museu de Arte da Pampulha, instalado no prédio onde funcionava um cassino; Casa do Baile, um espaço para exposições que, inicialmente, abrigaria um restaurante e um salão de festas; e a igreja São Francisco de Assis, principal cartão-postal da cidade, ornamentado por 14 painéis de azulejo de autoria de Cândido Portinari retratando a Via Sacra. Todo o espaço é contornado por jardins criados por Burle Marx.

O que fazer em Belo Horizonte
O que fazer em Belo Horizonte - Lago da Pampulha

Culinária mineira

A apetitosa gastronomia mineira tem fãs em inúmeras partes do mundo - afinal, quem resiste a um pão de queijo quentinho e a comidas típicas como o feijão-tropeiro, costelinha, lombo com tutu e frango ao molho pardo? Em Belo Horizonte, os turistas encontram o melhor da culinária local, mas também se deparam com a boa mesa internacional. Nos bairros de Lourdes e Savassi, em especial, espalham-se restaurantes que seguem à risca as receitas italianas, francesas, portuguesas e até iranianas.

O que fazer em Belo Horizonte
O que fazer em Belo Horizonte - Pão de queijo

Arte e cultura de Belo Horizonte

Museus e espaços culturais estão entre os principais atrativos de Belo Horizonte e reúnem visitantes de todas as idades. Não deixe de fora do roteiro o Museu de Ciências Naturais, imperdível para quem está com crianças. Também vale a pena conferir a agenda do Palácio das Artes, sempre com bons espetáculos em cartaz.

O que fazer em Belo Horizonte
O que fazer em Belo Horizonte - Museu de Ciências Naturais

Passeio pelos botecos

Capital brasileira dos botecos, Belo Horizonte orgulha-se de ter o maior índice de bares por habitantes no país. Há opções para todos os gostos - dos mais simples aos tradicionais aos mais sofisticados e moderninhos. Uma característica, porém, é comum a todos eles: o capricho na hora de preparar os petiscos tipicamente mineiros. Para acompanhar a linguiça, o torresmo, a mandioca ou o pastelzinho de angu, aposte no chope gelado ou em uma autêntica cachaça.

O que fazer em Belo Horizonte
O que fazer em Belo Horizonte - Pastelzinho de angu

Mercado Central de BH

Considerado o espaço mais democrático da cidade, o Mercado Central reúne mais de 400 lojas onde se encontra quase de tudo - artesanato, tempero, produtos religiosos.. Mas as cachaças e queijos, claro, predominam nas prateleiras. Boa parte dos frequentadores, que aproveita o mercado no fim de semana, apresenta outros bons motivos para conhecer o lugar: prosear com os comerciantes e saborear o famoso quibe recheado.

O que fazer em Belo Horizonte
O que fazer em Belo Horizonte - Mercado Central de BH

Praça e circuito da liberdade

O conjunto que é formado pela praça e seus arredores remete a uma verdadeira viagem no tempo, no espaço e na história. Os jardins, que são inspirados no Palácio de Versailles, com direito a fonte e coreto, conduzem à Paris; enquanto prédios em estilo neoclássico (Palácio da Liberdade) e pós moderno (Edifício Niemeyer) fazem referências aos anos 20 e 60, respectivamente. A praça reúne diversas turmas no dia-a-dia, em especial aos domingos, quando o pessoal passa por ali a caminho do cinema; os atletas aproveitam o espaço para correr e caminhar; e os boêmios um chope gelado nos bares ao redor.

O que fazer em Belo Horizonte
O que fazer em Belo Horizonte - Praça da Liberdade

Parque das Mangabeiras

Para curtir a natureza ou apenas vislumbrar lindas paisagens siga para o Parque das Mangabeiras, que é uma imensa área verde nos arredores da Serra do Curral. Além de trilhas em meio a mata nativa, o espaço abriga um super lago, cachoeiras, quadras esportivas, mirante e praça do Papa, que é palco de espetáculos musicais.

O que fazer em Belo Horizonte
O que fazer em Belo Horizonte - Parque das Mangabeiras

Parque Municipal

O bonito parque fica no coração da capital, reunindo orquidário, jardins, lago e o Palácio das Artes, um dos mais importantes espaços culturais da cidade.

O que fazer em Belo Horizonte
O que fazer em Belo Horizonte - Parque Municipal

Conhecer as cervejas artesanais da cidade

Na terra da cachaça, as cervejas artesanais também faço sucesso - e até fora do Brasil! Um ótimo programa é esticar até o bairro Olhos D’Água, onde estão duas cervejarias de muito prestígio e respeito. Entre as mais estreladas está a Wals, cuja a fábrica foi inaugurada em 1999. E que em 2014, foi coroada com a medalha de ouro no World Beer Cup, torneio americano disputado por mais de 1.400 marcas e considerado a Copa do Mundo do setor, tendo sido a primeira marca brasileira a conseguir esse título.

O que fazer em Belo Horizonte
O que fazer em Belo Horizonte - Cervejas artesanais

Passeio de tuk-tuk

Os simpáticos triciclos amarelos oferecem cinco super roteiros turísticos para você: Pampulha, Mercado Central, Serra do Curral e Mangabeiras, Praça da Liberdade e Savassi, Praça da Estação e Centro. Os passeios duram cerca de 1 hora e os tuk-tuk acomodam até dois adultos e uma criança. A velocidade máxima é de 40 km/h.

O que fazer em Belo Horizonte
O que fazer em Belo Horizonte - Tuk-tuk

Tirolesa BH

Belo Horizonte ganhou uma gigantesca tirolesa em 2016. Com 800 metros de extensão e a 70 metros do solo, ela liga o Mirante da Mangabeira à Praça de Esportes do Parque Mangabeira, a maior reserva ambiental da cidade, com 35.400 metros quadrados. A descida promete ser pura adrenalina - a velocidade pode chegar a 100 quilômetros por hora! Para quem quiser fazer apenas uma visita, um serviço de vans liga os dois pontos.

O que fazer em Belo Horizonte
O que fazer em Belo Horizonte - Tirolesa

Parque Ecológico da Pampulha - Fundação Zoo-Botânica

O Parque Ecológico da Pampulha foi inaugurado no ano de 2004. Lá funcionam o Jardim Zoológico - desde 1959, o Jardim Botânico e o Aquário da Bacia do Rio São Francisco. Com 30 hectares de áreas verdes, o espaço é propício para caminhadas, andar de bicicleta, praticar slackline, soltar pipa e fazer piquenique. Nele também foi construído o Memorial Minas-Japão, que vale a pena fazer uma visita.

O que fazer em Belo Horizonte
O que fazer em Belo Horizonte - Parque Ecológico da Pampulha

MinasPass

Desde junho de 2013, os turistas ganharam uma ferramenta para facilitar a visita aos principais pontos turísticos do estado. O MinasPass é um passaporte de acesso a museus, igrejas..adquirido através da internet. O cartão é aceito em atrativos de Belo Horizonte, como a igrejinha da Pampulha, e também nos arredores da capital como o Instituto Inhotim, em Brumadinho, e o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto. Confira a lista de lugares que aceitam o MinasPass e bom passeio!

Aluguel de temporada Belo Horizonte

E aí, curtiu as dicas de o que fazer em Belo Horizonte? São tem passeios bacanas! Então, elabore já seu roteiro e não se esqueça de nenhum passeio. Além de programar os passeios, acerte os detalhes da viagem, como hospedagem e passagens. Para a sua hospedagem, você sabe que pode contar com o portal TemporadaLivre, né? Afinal, nós temos inúmeras opções de casas e apartamentos para aluguel de temporada em Belo Horizonte. Acesse já site Temporada Livre e escolha o imóvel ideal para a sua temporada em Belo Horizonte.

Veja também:

Imóveis para alugar por temporada em Belo Horizonte


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

24/12/2019

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06/12/2019

Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

11/11/2019

Como alugar meu imóvel por temporada?

29/01/2019