menu

Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

O que fazer em Ouro Preto? Confira os pontos turísticos!

03 de Fevereiro de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

O que fazer em Ouro Preto? Confira os pontos turísticos!

Você sabia que Ouro Preto foi a capital de Minas Gerais por muitos anos? Esta é uma das inúmeras histórias que a cidade, tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, abriga desde a época da colonização do Brasil, quando era palco da mineração e do Ciclo do ouro.

Atualmente, a arquitetura antiga de suas igrejas, museus e casarões, somada às montanhas que emolduram a paisagem, fazem do local um dos destinos preferidos dos amantes de cidades históricas no Brasil e no mundo.

É tanta coisa para se fazer que um fim de semana é pouco. Se possível, o ideal é passar ao menos uma semana entre Ouro Preto e outros municípios da região. A dica principal é se organizar antes da viagem com um roteiro que inclua todos os lugares que você deseja visitar - assim não perderá nada!

A melhor época para visitar Ouro Preto é a que você puder! A cidade tem atrações durante o ano inteiro e todo mês tem seus prós e contras. O verão é perfeito para quem busca agito, pois é quando acontece o Carnaval e as festas de república que atraem muitos visitantes.

No inverno, as ruas ficam mais vazias e você pode curtir um clima romântico enquanto visita os museus e experimenta as delícias da culinária mineira. Seja quando for, não deixe de conhecer essa cidade incrível!

O que fazer em Ouro Preto? Confira os pontos turísticos! - Foto: ronaldokrieger 

O que fazer em Ouro Preto?

Admirar a arte e a arquitetura histórica

As igrejas e os museus de Ouro Preto dão uma aula de história da arte e do Brasil a quem estiver disposto a conhecê-las com calma. Você pode fazer as visitas sozinho, em grupo ou com um guia - o importante é prestar atenção aos detalhes e procurar entender um pouco do contexto antes ou durante o passeio.

Aqui, é necessário relembrar da importância do planejamento antes da viagem: muitas igrejas não têm horários definidos para visitações e a maioria cobra uma taxa para a entrada.

Leve um dinheirinho no bolso, informe-se sobre os horários de abertura e fechamento e guarde a câmera - não é permitido fotografar os espaços. Apesar dessas considerações, vale a pena conhecer a arquitetura colonial e as obras que compõem os altares.

Falando em obra de arte, deixe um espaço no roteiro para ir aos museus do município. São pinturas e esculturas barrocas de artistas mineiros famosos como Aleijadinho e Mestre Ataíde. Esses locais também oferecem uma ampla visão da história da região que teve forte influência da mineração e da religião.

O que fazer em Ouro Preto? Confira os pontos turísticos! - Foto: _jimmysan

Conhecer as minas de ouro

A extração de minérios da época colonial deixou de herança diversas minas de ouro que, hoje, funcionam como pontos turísticos. Os passeios são pagos e precisam ser feitos com guias que contam um pouco sobre a história do período em que Ouro Preto ainda era Vila Rica.

Uma das minas mais interessantes para se conhecer é a Mina da Passagem, a única industrial que é aberta para visitas. Também é um passeio pago. Você pode usar os carrinhos da mineração para visitar os túneis.

O que fazer em Ouro Preto? Confira os pontos turísticos! - Minas de Passagem - Foto: Leandro Neumann Ciuffo

Degustar a típica culinária mineira

Não dá para falar de qualquer cidade mineira sem citar a culinária deliciosa da região. Além dos clássicos queijo e doce de leite que você pode levar para casa como lembrança, prove os pratos com torresmo, couve e feijão tropeiro.

Se você consome bebidas alcoólicas, experimente a famosa cachaça mineira, de preferência antes do almoço, para abrir o apetite. Entre um passeio e outro, faça uma pausa para apreciar um pão de queijo quentinho com café.

O que fazer em Ouro Preto? Confira os pontos turísticos! - Imagem de marcioshaffer

Curtir uma festa regional

O Carnaval pode até ser mais conhecido como uma festa baiana e carioca, mas o agito mineiro não deixa a desejar em nada!

Experimente viver a folia em algum evento organizado pelas repúblicas da cidade - uma tradição que os universitários continuam propagando.

Desde que a Universidade Federal de Ouro Preto foi fundada, diversas atrações voltadas aos estudantes se consolidaram, como as festas, bares e pubs. 

Pontos turísticos para visitar em Ouro Preto

- Comece a conhecer a cidade pelo ponto de referência dos turistas: a Praça Tiradentes. O espaço relembra a luta e a morte do inconfidente mineiro e permite o acesso a todo o município.

- A cidade oferece, no mínimo, 20 locais religiosos para o turismo, incluindo capelas e igrejas. Anote as que você não pode perder: Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, Igreja de São Francisco de Assis, Igreja de Santa Efigênia e Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

- Entre os principais museus da cidade que merecem uma visita, está o Museu da Inconfidência, com documentos e artefatos da época. O Museu Aleijadinho, o Museu do Oratório e o Museu de Arte Sacra de Ouro Preto encantam os olhos com obras de arte religiosas. O Teatro e Museu Casa da Ópera abriga o teatro mais antigo da América Latina em atividade - mais de 200 anos!

- Para comprar presentes e lembrancinhas típicas - incluindo a comida! -, visite a Feira do Largo de Coimbra e a Feira de Pedra-Sabão, cheias de artesanato com metais, pedras e, é claro, pedra-sabão.

Há muitas outras atividades e atrações para conhecer em Ouro Preto e nos arredores - tire um tempo para planejar seu roteiro e não perder nada! Parte essencial da programação, a hospedagem pode impulsionar ou prejudicar sua viagem.

Não deixe para a última hora: escolha ter mais conforto e praticidade com um imóvel de aluguel de temporada em Ouro Preto. O TemporadaLivre tem muitas opções de imóveis na cidade e em Minas Gerais. Escolha o que mais combina com você!

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;

Confira também nossos outros posts

Foto capa: Imagem de Alessandro Deco por Pixabay 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

06/04/2021
Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

24/12/2019
Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06/12/2019
Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

11/11/2019
divisor de conteúdo