Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Turismo rural: saiba como planejar e para onde ir!

23 de Abril de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Turismo rural: saiba como planejar e para onde ir!

Você sabe o que é Turismo Rural? Na verdade, turismo rural nada mais é do que uma experiência rural nas férias, permitindo uma vida no campo e um contato com a natureza.

Essa modalidade de turismo tem crescido muito, principalmente no período de quarentena, já que as pessoas estão em busca de lugares tranquilos, onde possam aproveitar o ar puro, ter liberdade e ficar longe do agito.

O turismo rural, também conhecido como agroturismo, é bastante focado nas cidades do interior, onde há opções de fazendas, chácaras e pousadas para se hospedar, onde o contato com o campo e com os animais é mais próximo.

Aqui no Brasil há diversas opções de destinos bem interessantes para aqueles que querem fazer um turismo rural. Para você planejar bem a sua viagem, o TemporadaLivre separou uma lista com 8 destinos super legais para você conhecer. Confira:

Turismo Rural: 8 destinos para você conhecer

  1. Gramado - RS
  2. Juquitiba - SP
  3. Campos do Jordão - SP
  4. Domingos Martins - ES
  5. São Roque - SP
  6. Cabaceiras - PB
  7. Valença - RJ
  8. Lages - SC
Turismo rural: saiba como planejar e para onde ir!

1. Gramado - RS

Gramado é um destino bastante famoso no sul do país. A cidade costuma atrair turistas tanto no inverno, quando seu clima ameno e seus chocolates chamam a atenção, quanto no verão, quando a cidade se enfeita para o Natal Luz.

Porém, a modalidade do Turismo Rural também vem crescendo na cidade, tornando-se um dos atrativos bastante procurados por quem escolhe Gramado para as férias.

Nos últimos tempos, a cidade vem investindo no Turismo Rural, abrindo para que os turistas possam ter experiências interessantes em suas fazendas, principalmente fazendas produtoras de bebidas e frutas. 

Leia mais: Aproveite o turismo rural em Gramado

Turismo rural: saiba como planejar e para onde ir!

2. Atibaia - SP

Atibaia já é bastante conhecida na região paulista por possuir diversas chácaras, sítios e fazendas. A maioria delas estão abertas a visitação, onde é possível conhecer um pouco da vida rural, ter contato com os animais e com o campo. As fazendas da cidade que oferecem visitação, também oferecem passeio de cavalos, refeições no melhor estilo colonial, passeio em lagos e rios e muito mais. 

A cidade também conta com diversas opções de chácaras de temporada para você passar alguns dias descansando com a família ou com os amigos. 

Leia ainda: Bom, bonito e barato: conheça a cidade de Atibaia!

Turismo rural: saiba como planejar e para onde ir!

3. Campos do Jordão - SP

Campos do Jordão também é um destino bastante conhecido no interior de São Paulo, principalmente durante o inverno, pois assim como Gramado, a cidade possui um clima bem ameno, o que chama bastante a atenção dos turistas que querem um lugar tranquilo para curtir as férias. 

O turismo rural do Campos do Jordão vem se estruturando nos últimos tempos, e várias fazendas locais já realizam visitas para aqueles que querem curtir um pouco da vida no campo e recarregar as energias. Na maioria das fazendas você pode curtir uma deliciosa refeição com alimentos produzidos ali mesmo, além de passeio a cavalo, visita as plantações e muito mais. 

Leia mais: Por que visitar Campos do Jordão no inverno?

Turismo rural: saiba como planejar e para onde ir! - Gramado

4. Domingos Martins - ES

Domingos Martins está localizado no interior do estado do Espírito Santo, a cerca de 52 quilômetros da capital Vitória. A cidade fica do ladinho do Parque Natural Municipal de Domingos Martins, uma área de preservação ambiental onde é possível fazer trilhas, ter uma vista lindo do alto das montanhas e ter um contato com a natureza.

Quanto ao turismo rural, Domingos Martins já possui uma tradição nessa tipo de turismo, com diversas opções de passeios diferentes para você fazer.

Diversas propriedades abrem seus espaços para visitação e você pode conhecer fazendas produtoras de cachaça, café, frutas e muito mais. E, você pode experimentar todas essas delicias. 

Leia ainda: A retomada do turismo em Guarapari, no Espirito Santo

Turismo rural: saiba como planejar e para onde ir!

5. São Roque - SP

São Roque, no interior paulista, também vem se tornando um local bastante conhecido, principalmente para os amantes de vinho. A cidade é conhecida por suas fazendas produtoras de uva, oferecendo um passeio bem interessante: o Roteiro do Vinho. 

Esse roteiro é um passeio bem legal para se fazer com toda a família, até mesmo com a crianças, pois ela oferece uma experiência muito interessante, que vai além do vinho.

Você poderá conhecer diversas fazendas e restaurantes, podendo passear a cavalo, comer comidas orgânicas e produzidas na roça, ter contato com animais e ter a experiência dessa vida no campo. 

Leia ainda: Conheça São Roque no interior de São Paulo

Turismo rural: saiba como planejar e para onde ir!

6. Cabaceiras - PB

Você já ouviu falar em Cabaceiras, no interior do Pernambuco? Pois saiba que a cidade é uma das pioneiras no turismo rural e oferece uma ótima infraestrutura para essa modalidade.

A cidade é bastante pequena, com pouco mais de 5 mil habitantes, mas em investindo muito no turismo rural como forma de atrair turistas para a região. Inclusive, em 2019 a cidade sediou um Intercâmbio com foco no Turismo Rural no Semiárido brasileiro

Cabaceiras também possui o carinhoso apelido de Roliúde Nordestina, já que já serviu de locação para filmes e minisséries, dentre elas o Auto da Compadecida. 

Aproveite para ler: Conheça as praias de Tamandaré, no Pernambuco

Turismo rural: saiba como planejar e para onde ir!

7. Valença - RJ

A cidade de Valença, no Rio de Janeiro, apesar de pequena, preserva muita história do período colonial do Brasil. A cidade está localizada próxima a divisa com o estado de Minas Gerais, tendo sido inaugurada em 1823. Valença fez parte do Ciclo do Café, onde diversas propriedades particulares da cidade realizavam a produção do grão.

Hoje, algumas dessas fazendas ainda estão presentes, oferecendo algumas visitas guiadas para que você possa conhecer um pouquinho mais sobre esse período histórico, além de ter contato com o campo e a vida rural

Leia também: Passeios no Rio de Janeiro além do Cristo e do Bondinho

Turismo rural: saiba como planejar e para onde ir!

8. Lages - SC

Lages está localizada no interior do estado de Santa Catarina e há mais de 35 anos realiza a atividade de turismo rural na região. Desde a década de 80, diversas fazendas locais realizam visitas, oferecendo a oportunidade dos turistas terem contato com essa vida rural, visitando as instalações da fazenda, suas plantações e tendo contato com animais. 

Atualmente, Lages é uma das cidades que mais atraem turistas para essa modalidade, chegando a receber cerca de 50 mil visitantes em busca dessa experiência, tendo dias tranquilos e em contato com a natureza. 

Leia ainda: Conheça tudo sobre a ponte dos suspiros em Itapema, Santa Catarina

Turismo rural: saiba como planejar e para onde ir!

Como planejar um turismo rural?

O turismo rural é um tipo de turismo muito interessante para a família, principalmente para as crianças, pois hoje em dia muitas delas não tem esse contato com a natureza e com os animais. Portanto, esse tipo de passeio pode oferecer experiências inesquecíveis, onde elas poderão vivenciar muita coisa nova. 

Além disso, é uma ótima forma de relaxar e aproveitar, nem que seja apenas um final de semana, para mudar um pouco a rotina. Um contato com a vida no campo já nos faz relaxar, abrindo nossa mente e permitindo uma volta para a rotina mais tranquilos. 

Para organizar essa viagem, é muito simples. Primeiro, escolha qual o destino que você deseja conhecer. Confira as opções de passeios em cada um desses lugares. Também não esqueça de ir com roupas adequadas e com sapatos próprios para caminhadas em terrenos irregulares. Ah, também não esqueça de colocar na mala muita disposição e animação

E para ter uma experiência ainda mais interessante, você pode se hospedar em uma chácara ou uma pousada. Assim, você poderá ter muito contato com a natureza, espaço e ar puro.

Acesse o portal www.temporadalivre.com ou baixe o App TemporadaLivre e confira ótimas opções de chácaras de temporada em diversas regiões do Brasil.

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo