Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

A retomada do turismo em Guarapari, no Espírito Santo

30 de Novembro de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

A retomada do turismo em Guarapari, no Espírito Santo

Guarapari é uma das cidades mais famosas do Espirito Santo, já que oferece ótimas opções de praias para os turistas aproveitarem o verão. Porém, nos últimos meses, a cidade precisou realizar algumas medidas importantes para o controle da disseminação do novo coronavírus, afetando assim, diversos setores da cidade, principalmente o turismo

A grande maioria das cidades, principalmente aquelas que tinham no turismo um dos principais motores comerciais, precisaram se reorganizar e se adequar as novas necessidades. E com Guarapari não foi diferente. Mediante a publicação de vários decretos, a cidade foi estabelecendo diversas regras para controlar a doença e impedir que o grande número de contágio pudesse causar um colapso em seu sistema de saúde.

Desta forma, desde de Maio, com o DECRETO Nº203/2020, estava proibido diversas atividades de turismo na cidade de Guarapari, dentre elas as atividades em grupo, como ônibus de turismo, passeios náuticos e eventos. No mesmo mês, com o DECRETO Nº204/2020, a cidade também fechou alguns parques e com o DECRETO Nº205/2020, os vendedores ambulantes e os quiosques das praias ficaram proibidas de funcionar, assim como a proibição da circulação de pessoas na praia. Nesse mesmo decreto, os espaços comuns de prédios e condomínios também não estevam permitidos funcionar. 

Assim, há pelo menos 4 meses, a cidade de Guarapari precisou reorganizar a sua rotina e os profissionais da área do turismo foram fortemente afetados.

Porém, nos últimos decretos divulgados pela prefeitura, Guarapari já ensaia uma retomada de suas atividades, principalmente das atividades turísticas, que estão sendo as últimas a voltarem ao normal em todo o mundo. 

A retomada do turismo em Guarapari, no Espirito Santo!

A retomada do turismo

A partir do decreto DECRETO Nº434/2020, a cidade reabriu diversos estabelecimentos e permitiu o funcionamento de diversas atividades, dando ao turismo os primeiros passos para sua retomada gradual. 

Assim, com esse decreto publicado em 21 de Setembro de 2020, está permitida atividades na praia (desde que de forma individual e com máscaras) no período das 5h da manhã até as 18h da tarde. Também está permitido a realização de esportes náuticos individuais, como stand up paddle, surf, vela e outros. As visitações ao Parque Natural Municipal "Morro da Pescaria" também está liberado para a visitação, seguindo todos os protocolos de segurança. 

Em 30 de Setembro, a prefeitura publicou um novo decreto (DECRETO Nº479/2020) também estabelecendo algumas regras e permitindo o funcionamento de diversas atividades. Dentre elas está a liberação das atividades de aluguel de temporada na cidade. Os aluguéis de casas, apartamentos, flats e chácaras estão permitidos com a sua capacidade máxima reduzida a 50%. Além disso, aqueles que desejam alugar seus imóveis precisam realizar um cadastro no site: www.guarapari.es.gov.br, além de seguirem as regras estabelecidas no Anexo I do decreto. Para conferir, só clicar aqui.

Nesse decreto, também ficam autorizados a permanência de pessoas na praia, desde que respeitem as regras de distanciamento social. Também está permitido a venda ambulante de comerciantes cadastrados e em locais específicos, demarcados pelo Septran. 

Mas, apesar de todas as regras impostas, essas medidas já são um grande avanço para o setor do turismo, que poderá aos poucos retomar as suas atividades com comprometimento e segurança. 

Portanto, se você possui imóveis de aluguel de temporada em Guarapari, faça agora mesmo o seu cadastro no site da Prefeitura e confira as regras descritas no decreto para retomar os seus aluguéis com todo o cuidado necessário. Também confira dicas de como receber turistas com segurança aqui no nosso blog: Como receber turistas em seu imóvel em tempos de pandemia!

A retomada do turismo em Guarapari, no Espirito Santo!

Se você quiser saber mais sobre o cenário do turismo nesse período de pandemia, acesse nossos outros posts:

E se quiser conferir os imóveis de temporada em Guarapari, só acessar as diversas opções do TemporadaLivre:


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo