Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Temporada de observação de Baleias Franca, em Santa Catarina

27 de Julho de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Temporada de observação de Baleias Franca, em Santa Catarina

Você já deve ter ouvido falar da temporada de observação de Baleias Franca, em Santa Catarina, então hoje vamos te contar um pouquinho mais sobre isso, afinal chegamos nessa temporada tão incrível. 

O período reprodutivo das baleias acontece justamente nesta época do ano, ele tem início em julho e dura até novembro. Neste período é comum que as baleias cheguem mais perto da costa e com isso nós ganhamos o presente de poder vê-las de pertinho. 

Esse fenômeno incrível se da pois as baleias deixam as águas frias da Patagônia e nadam até nossa costa, para então poder acasalar, dar a luz aos seus filhotes e amamentar, sendo que normalmente deixam a costa apenas em novembro, após todo esse processo. 

Como observar esse fenômeno 

Se você der sorte, conseguirá ver as baleias sem precisar sair da costa, algumas pessoas tem o prazer de conseguir observa-las enquanto tomam um banho de sol nas praias catarinenses. 

Mas se você quer mesmo ver de pertinho, o jeito é fazer um passeio de barco. Mas o passeio só pode ser feito com embarcações regularizadas pelo Cadastur e com prévia autorização. 

As embarcações devem respeitar o limite máximo de uma por vez, apenas duas vezes por dia no mesmo local, além de não ser permitido o passeio todos os dias. Isso tudo foi pensado para não prejudicar nossas visitantes.

Agora se você não gosta da ideia de fazer um passeio de barco, sugiro que procure um ponto alto próximo a costa e que leve um binóculos ou uma câmera com um bom zoom, para então conseguir apreciar tudo isso, sem sair da terra firme. 

Leia também:  Começa a temporada de avistamento das baleias Jubartes no Espirito Santo

Temporada de observação de Baleias Franca, em Santa Catarina  - Foto: Silvana Palacios no Pexels

Baleia Franca

A baleia franca fêmea é enorme, podendo chegar a 17 metros de comprimento, enquanto o macho é um pouco menor. Já ao que se refere ao peso, ela pode chegar a pesar 60 toneladas. 

Uma notícia triste sobre as baleias franca, é que elas estão ameaçadas de extinção, por isso é tão importante que se tenha todo o cuidado ao realizar as visitas, para que todo o processo de acasalamento, dar a luz e amamentar, seja feito da melhor forma possível para elas. 

Leia ainda: Coisas gratuitas para fazer em Florianópolis

Projetos de proteção para a baleia franca

Para entender um pouco mais sobre as baleias, sugiro que  conheça dois projetos destinados a protege-las: o Projeto Baleia Franca, que fica na Praia de Itapirubá Norte  e o IBF – Instituto Baleia Franca, localizado no Centro de Garopaba. 

Aproveite para ler: Onde visitar o Projeto Tamar?

Principais cidades 

É possível avistar as baleias em qualquer cidade praiana de Santa Catarina, mas existem algumas cidades que certamente vão receber a visita dessas coleguinhas gigantes. 

Imbituba, Garopaba e Laguna são as mais agraciadas com a visita das baleias, Na sequência, vem Palhoça e Florianópolis, que também costumam receber essa visita tão esperada. 

Leia mais: O que ver e fazer em Imbituba (SC)

Rota da Baleia Franca

A Rota da Baleia Franca possui 130 quilômetros de costa marítima e tem início em tem início no Sul da Ilha de Santa Catarina e fim no Balneário Rincão. Trata-se de uma área de Proteção Ambiental criada no ano 2000 com o objetivo de proteger as baleias e seus filhos. 

Passear pela Roda da Baleia Franca também é uma ótima opção para conseguir avistar as baleias. 

Leia também: Top 10: melhores cidades litorâneas de Santa Catarina

Temporada de observação de Baleias Franca, em Santa Catarina  - Foto: Free-Photos por Pixabay 

Onde se hospedar

Agora que você sabe que já iniciamos a Temporada das Baleias, que tal aproveitar para fazer um passeio em Santa Catarina? Então acesse o site www.temporadalivre.com ou baixe o App TemporadaLivre garanta a sua hospedagem com conforto e segurança. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo