Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

Onde observar as baleias francas em Santa Catarina?

19 de Novembro de 2018 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

O litoral de Santa Catarina é conhecido por suas belas praias, com paisagens de tirar o fôlego. Porém, há alguns anos, uma outra atração vem chamando a atenção dos turistas que passam pela região: são as baleias francas. Essa espécie busca no litoral catarinense um refúgio na época da reprodução. No início do mês de julho, as baleias começam a aproximar-se do litoral para ganhar os seus filhotes e também para amamenta-los. Com isso, vários turistas que passeiam pela praia conseguem avistar os animais. Estima-se que, anualmente, chegam a nascer cerca de 25 filhotes de baleias francas no litoral catarinense. 

Baleia-Franca em Santa Catarina
Baleia Franca em Santa Catarina

Dentre os locais onde se registram o maior numero de avistamento das baleias francas estão a cidade de Garopaba e Imbituba. Alguns relatos também apontam para as praias mais ao sul de São Paulo, entretanto, a concentração maior está no litoral catarinense. Portanto, não se esqueça, se quer avistar uma baleia franca é só se atentar a esses detalhes:

  • Onde: Litoral catarinense, principalmente nas praias de Garopaba e Imbituba.
  • Quando: Entre julho à setembro.

Além disso, para preservar a espécie foi criado o Instituto Autralis, localizado na praia de Itapirubá Norte, em Imbituba. Durante muito tempo, as baleias francas sofreram com a busca predatória durante esse período, já que a sua aproximação tornava-as mais vulneráveis. Portanto, o instituto promove pesquisas sobre o comportamento desses animais, além da catalogação e do monitoramento das baleias.

Ah! E não se esqueça. Se acaso avistar uma baleia franca, não deixe de reportar ao Instituto Australis para que possam realizar a atualização dos dados e das pesquisas. Ou seja, da próxima vez que for para o litoral catarinense, não se esqueça de observar o mar e se encantar com a presença desses animais tão incríveis.

Também não deixe de reservar o seu imóvel de temporada. O Temporada Livre tem diversas opções na região de Garopaba e Imbituba, além de todo o litoral catarinense.

Ver imóveis de temporada em Santa Catarina

Quer saber mais sobre Santa Catarina? Não deixe de acompanhar o blog do Temporada Livre.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Como alugar meu imóvel por temporada?

29/01/2019

Feriados prolongados de 2019

28/01/2019

Qual é a melhor época para ir para Orlando, Flórida!

25/01/2019

4 motivos para conhecer Porto de Galinhas - PE

24/01/2019