Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Checklist: o que conferir antes de receber um novo hóspede?

21 de Janeiro de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Checklist: o que conferir antes de receber um novo hóspede?

Os momentos de check-in e check-out são super importantes no aluguel de temporada, pois são nessas etapas que você apresenta o imóvel ao turista, indicando tudo o que possui no imóvel e podendo conferir se o imóvel está sendo entregue nas mesmas condições ao final da locação.

Porém, antes mesmo do seu hóspede chegar, você precisa organizar algumas coisas dentro do seu imóvel para poder recebê-lo com total conforto e bem-estar. Por isso, o TemporadaLivre separou algumas dicas bem bacanas do que fazer após uma hospedagem e antes de receber o próximo turista. Confira. 

Checklist: Check-in e Check-out

É no momento do check-in e do check-out que você avalia todos os itens do seu imóvel, vendo se está tudo correto e se está tudo sendo entregue do jeito que foi combinado. Mas antes de receber esse hóspede, é preciso dar uma geral do seu imóvel, deixando-o em perfeitas condições de receber o turista. 

Segue um checklist de coisas para você conferir antes de receber o seu próximo hóspede. 

  • Limpeza do imóvel
  • Trocar roupas de cama 
  • Verifique as instalações elétricas
  • Confira os eletrodomésticos e eletrônicos
  • Faça pequenos reparos.
  • Limpe a piscina
  • Confira a geladeira

1. Limpeza do imóvel

Antes de dar andamento na sua próxima locação, é necessário realizar uma limpeza em seu imóvel. Certifique-se de limpar bem os ambientes compartilhados, principalmente banheiros e cozinha. Inclusive, verifique o estado da limpeza dos utensílios de cozinha, como panelas, copos, pratos e talheres. Também veja panos de pratos e toalhas de mesa. 

Ainda mais em tempos de pandemia, onde a limpeza dos ambientes é tão fundamental, não esqueça de fazer toda a desinfecção do imóvel, deixando as portas e janelas abertas por um momento para entrar ar e renovar o ambiente. 

Aproveite para ler: Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

Checklist: o que conferir antes de receber um novo hóspede?

2. Trocar roupas de cama 

Fazer toda a troca das roupas de cama é essencial. Tire todas as roupas de cama, como lençóis, colchas, fronhas e troque-as por limpas. O mesmo vale para cobertores e edredons. Caso ao turista não tenha utilizados os cobertores, é importante colocá-los em um varal para tomar um pouquinho sol e de ar fresco. Depois, você pode aguardá-los no guarda-roupa dentro de sacos bem fechados. 

Leia ainda: Você sabe a diferença entre a limpeza da sua casa e a limpeza do seu imóvel de temporada?

Checklist: o que conferir antes de receber um novo hóspede?

3. Verifique as instalações elétricas

Esse ponto é bastante importante por dois motivos: o conforto e a segurança dos hóspedes. Portanto, confira se os chuveiros, tomadas e lâmpadas estão funcionando. Se algo não estiver bom, já faça o reparo imediatamente, antes de receber o próximo hóspede, afinal, quando a instalação elétrica não está em perfeitas condições, pode ocorrer problemas bastante sérios. 

Leia também: Como montar um seguro de imóveis de temporada?

Checklist: o que conferir antes de receber um novo hóspede?

4. Confira os eletrodomésticos e eletrônicos

Dê uma olhada se os seus eletrodomésticos estão funcionando. Na cozinha, confira se a geladeira está funcionando e limpa. Se for uma geladeira mais antiga, verifique se há necessidade de fazer o desgelo do seu freezer. Também confira se cafeteiras, liquidificadores, microondas e demais aparelhos estão funcionando corretamente. 

Se você oferece serviço de internet, também confira se está tudo em ordem com o aparelho e com o sinal, assim como  com a televisão e demais eletrônicos. 

Leia mais: 5 Conselhos para ter sucesso como administrador de imóveis

Checklist: o que conferir antes de receber um novo hóspede?

5. Faça pequenos reparos

Tem uma janela quebrada? Porta não fecha corretamente? Um imóvel não tá 100%? Então antes de receber o seu próximo turista, realize esses pequenos reparos em seu imóvel. Dê uma olhada nas portas e nos trincos, assim como no estado geral de conservação do seu imóvel. Se for algo fácil de consertar, já procure realizar o reparo imediatamente. Mas se for algo um pouco mais complicado, como um vazamento, por exemplo. Não protele muito, procure realizar o conserto o mais breve possível. 

A conservação do imóvel pode impactar diretamente no valor de suas diárias, portanto, sempre entre uma hospedagem e outra, confira se está tudo em ordem. 

Aproveite para ler: Reforme na baixa, fature na alta: o reality Netflix sobre aluguel de temporada!

Checklist: o que conferir antes de receber um novo hóspede?

6. Limpe a piscina

Ninguém quer se hospedar em um imóvel com uma piscina suja, não é mesmo? Afinal, se o hóspede optou por imóvel com piscina é porque ele deseja usufruir desse item. Então, antes de receber o próximo hóspede, não esqueça de fazer a limpeza, colocando os produtos necessários e realizando a filtragem da água, para que quando seu hóspede chegar, encontrar uma piscina limpinha e convidativa.

Leia mais: Área Gourmet com piscina pequena: Inspire-se e crie a sua!

Checklist: o que conferir antes de receber um novo hóspede?

7. Coloque agrados para seus hóspedes

Além da limpeza e do funcionamento da geladeira, também é bem interessante deixar alguns "mimos" para seus hóspedes, como uma água geladinha, ou até mesmo um suco, refrigerante ou chocolates. Com certeza eles irão adorar. Também, procure deixar um pequeno "kit limpeza" no banheiro, com um sabonete, papel higiênico e toalhas limpas. 

Se quiser, ainda pode escrever um breve bilhetinho ou mensagem desejando uma boa estadia. São pequenos gestos que, com certeza farão total diferença. 

Leia ainda: Manual de hospitalidade para anfitriões de aluguel de temporada!

Checklist: o que conferir antes de receber um novo hóspede?

8. Onde anunciar

Agora que você já tem um check-list completo para te ajudar a manter sua casa de temporada em ordem, vamos te ajudar também com uma dica de ouro. Você pode anunciar seu imóvel no TemporadaLivre, que é o maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Para isso, basta acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e cadastrar seu imóvel para que ele tenha cada vez mais visibilidade, recebendo mais hóspedes diariamente. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Outra novidade do TemporadaLivre é que agora nós mostramos as localidades próximas do viajante e com isso, seu imóvel pode ter ainda mais acessos também por aqueles que estão mais perto dele. 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo