Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Manual de hospitalidade para anfitriões de aluguel de temporada!

29 de Abril de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Manual de hospitalidade para anfitriões de aluguel de temporada!

É muito comum falarmos em hospitalidade quando o assunto é receber um hospede. Porém, poucas pessoas sabem de fato o que significa hospitalidade.

Para entender, vou falar um pouco sobre a origem da palavra, que vem do “hospice” que eram habitações da época medieval, destinada a hospedar viajantes da época.

Diante disso, a palavra hospitalidade faz referência a ideia de receber bem um hospede, tanto aqueles que pagam pela estadia, tanto as visitas que se hospedam em nossas casas.

Não há uma receita de bolo para a hospitalidade, ela pode estar presente em diversos fatores na hora de receber o hospede, porém, algumas atitudes simples, podem se tornar diferenciais neste momento.

Hospitalidade brasileira

Quem nunca ouviu falar da diferença da hospitalidade brasileira para a da maioria dos países. Nosso jeito por si só, já é de aconchego e por isso se destaca diante de outras regiões.

O brasileiro tem um jeito mais caloroso que acaba transmitindo a sensação de aconchego e carinho, ou seja, um jeito específico de demonstrar a hospitalidade.

Talvez por isso, o Brasil é considerado como um dos países que mais lucra no setor de turismo, sendo que possui vários diferenciais.

No setor de turismo, a hospitalidade está diretamente ligada a ideia de acolher, receber bem, então para isso, preocupe-se em ser receptivo, em cuidar da higiene do imóvel e quem sabe até oferecer um mimo ao viajante.

Vamos demonstrar alguns jeitos simples que podem se tornar grandes diferenciais na sua recepção ao hospede.

Leia ainda: As vantagens do self check-in no aluguel de temporada

Como melhorar a hospitalidade

Quando estiver em dúvida sobre esta questão, coloque-se no lugar do viajante e imagine como você gostaria de ser recepcionado em uma casa de locação por temporada. Colocar-se no lugar do outro, é sempre um jeito efetivo de melhorar a qualidade.

Cuide muito bem do ambiente, ou seja, do imóvel de locação por temporada. O turista quando resolve viajar, deseja encontrar um lugar limpo, confortável, seguro e que esteja apto para recebe-lo.

Então se preocupe em manter no seu imóvel uma decoração aconchegante, que transmita a sensação de que o turista encontrará tranquilidade durante a sua hospedagem por ali.

Outro detalhe extremamente importante está na higiene. É tão ruim quando estamos hospedados em um lugar com aparência suja, onde sentimos nojo em encostar em qualquer coisa.

Então, tente manter sempre o seu imóvel de locação por temporada limpo e pronto para receber seu hospede. Invista em produtos de limpeza que deixam um cheirinho de casa limpa. Quem sabe não deixe uma flozinha por lá, para ter o aroma dela por toda a casa. 

Manual de hospitalidade para anfitriões de aluguel de temporada! - Foto: S. Hermann & F. Richter por Pixabay 

Mas de nada adianta o imóvel estar impecável, e quando o turista precisar conversar com você, receber um tratamento ríspido e grosseiro. Então este é mais um ponto importante para você se atentar.

Lembre-se de ser gentil e cortês com o hospede, afinal ele é seu novo visitante e merece ser tratado de forma gentil.

Para finalizar, uma a sua recepção marcante, que fará com o que hospede deseje voltar várias outras vezes para o seu imóvel e também indicar para os amigos, pense em um mimo para o viajante.

Quando falamos em mimo, não estamos nos referindo a dar um presente ao hospede, mas sim, demonstrar seu desejo de que este tenha de fato uma experiência marcante.

Como sugestão, você poderá deixar um bombom com um bilhete de boas vindas ao hospede que está chegando de uma viagem e com certeza irá se sentir muito bem acolhido com a demonstração de afeto.

Você também poderá escolher algum outro mimo, como deixar uma mesa de café prepara para que o hospede possa se alimentar assim que chegar da viagem, ou apenas umas bolachinhas na mesa.

Mas se não estiver podendo gastar, deixe apenas um bilhete desejando boas vindas ao hospede, com algumas sugestões de passeios que ele pode gostar de fazer na região do imóvel e se colocando a disposição para tirar dúvidas caso necessário.

Manual de hospitalidade para anfitriões de aluguel de temporada! - Foto:  ming dai por Pixabay 

Entenda que a hospitalidade está nos mais simples gestos e demonstrações de que o hospede é bem vindo ao local e que você realmente deseja que ele seja feliz enquanto estiver hospedado no seu imóvel.

Deu para perceber que para receber bem o seu hospede, você não precisa fazer nada mirabolante e nem perder muito tempo, o diferencial está nos pequenos detalhes que a maioria das pessoas não fazem.

Tenha certeza de que se o viajante se sentir acolhido no seu imóvel, ele irá sentir vontade de compartilhar isso com outras pessoas e até mesmo de voltar para se hospedar mais vezes, então com isso, seu imóvel estará sempre com a agenda cheia de turistas.

Leia também: Como continuar alugando seu imóvel, mesmo durante a crise

Onde anunciar

Agora que você já sabe como fazer para receber um hospede bem  fazendo com que ele volte outras vezes, saiba que o melhor lugar para você anunciar seu imóvel é no TemporadaLivre.

Nosso portal oferece muita segurança para hospedes e também anunciantes, sendo que trata-se de um portal com mais de 10 anos de mercado e grande destaque no ramo de locações por temporada no Brasil.

Acesse o site www.temporadalivre.com ou baixe o App TemporadaLivre e faça agora mesmo o anúncio da sua casa de locação por temporada.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo