Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

8 Pontos turísticos para conhecer em Criciúma, Santa Catarina

15 de Abril de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

8 Pontos turísticos para conhecer em Criciúma, Santa Catarina

Você já ouviu falar de Criciúma, em Santa Catarina? A cidade apesar de não ser a mais conhecida do estado, possui um encanto próprio e muita diversão para aqueles que escolhem se hospedar por lá para curtir uns dias de lazer.

Antes de conhecer os pontos turísticos, vamos te apresentar um pouquinho sobre a cidade em si. Sua colonização se deu pelos Italianos e eles mantem até hoje os costumes e principalmente a culinária de lá. Então você vai encontra muita massa e pizza de qualidade na cidade.

Além disso, o nome Criciúma tem origem de uma planta, que era encontrada por lá. Os índios batizaram a planta de “Capim- Cresciuma”. Já deu para sentir a semelhança né. Aos poucos Cresciuma foi virando Criciúma e assim se deu o nome para a cidade.

Outro ponto muito importante, é que a cidade é sede da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera). Trata-se de uma associação entre doze municípios do estado catarinense, onde há um apoio e fortalecimento entre todos eles sobre a economia, admiração e as questões sociais das cidades.

E por fim, mais um ponto importante sobre a cidade, até a década de 80, ela era considerada como a Capital Brasileira de Carvão, por ser um local de grande exploração de carvão mineral.

Agora que você já conheceu um pouquinho sobre a cidade, vamos conhecer os pontos turísticos que encantam por lá.

Leia também: Serra do Rio do Rastro: conheça esse paraíso em Santa Catarina!

1. Mina de visitação Octávio Fontana

Já que estamos diante de uma cidade que foi considerada a Capital do Carvão Mineral no Brasil, não podemos deixar de fazer um passeio por uma das Minas de extração de carvão, não é mesmo.

Esta mina funcionou de 1950 até meados de 1960. Depois foi reaberta em 1984 e manteve funcionamento até o ano de 1995, onde encerrou as atividades.

Em 2011 a mina foi reaberta, mas dessa vez apenas para visitação, sem a exploração de carvão mineral.

O passeio é realmente uma atração para a cidade e também para o país, sendo que esta é a única mina de extração de carvão mineral aberta para visitação no Brasil.

Durante o passeio, você conhecerá mais sobre a história e como funcionavam as minas de exploração de carvão mineral, além de ver alguns materiais e equipamentos utilizados na época.

Leia ainda: Passeios familiares em Balneário Camboriú, Santa Catarina

8 Pontos turísticos para conhecer em Criciúma, Santa Catarina - Foto: TJ Free por Pixabay 

2. Parque das Nações Cincinato Naspolini

Trata-se do maior parque destinado ao lazer, esporte e cultura do estado catarinense. Por lá, você encontrará pista de corrida, quadras, palcos, ciclovia, entre outras diversas opções destinadas ao lazer, culta e ao esporte. São 100 mil metros quadrados de parque.

No parque das Nações, você ainda encontrará uma Mine Ferrovia de onde parte o passeio conhecido como Terezinha. A locomotiva possui dois vagões e capacidade para transportar até 50 pessoas.

Leia ainda: Conheça tudo sobre a ponte dos suspiros em Itapema, Santa Catarina

3. Morro Cechinel

Se você gosta de apreciar uma bela vista do alto, não deixe de visitar o Morro Cechinel, que também é conhecido como Morro da Tv. De lá do alto, você terá uma vista panorâmica da cidade.

Neste passeio, é importante que se tome muito cuidado, pois ainda não há uma estrutura de mirante por lá e nem sequer estacionamento, então os turistas que decidem visitar o Morro, normalmente deixam os carros no acostamento.

Leia ainda: Coisas gratuitas para fazer em Florianópolis

8 Pontos turísticos para conhecer em Criciúma, Santa Catarina - Foto: wayhomestudio

4. Parque Centenário

O parque Centenário recebeu este nome, pois sua construção foi no aniversário de 100 anos da chegada dos primeiros imigrantes europeus na cidade.

Trata-se de uma grande área destinada ao lazer, com pista de corrida, ciclovia e parquinhos para as crianças.

Mas além do lazer, há muita cultura por lá, sendo que no interior do parque, há monumentos destinados a homenagear algumas etnias como a italiana, portuguesa,  alemã, polonesa e negra.

Outro detalhe, é que no parque se encontra o prédio da prefeitura da cidade, a biblioteca municipal, o Teatro Municipal Elias Angeloni, o teatro de arena e também o Centro Cultural Santos Guglielmi.

Leia também: Como chegar em Bombinhas, Santa Catarina?

5. Praça Nereu Ramos

A cidade começou a se formar, a partir da Praça Nereu Ramos, que fica localizada no centro de Criciúma.

Ao redor da praça você poderá ver algumas das construções mais antigas que fazem parte da história da cidade, como a Catedral e também a Casa da Cultura.

Se você gosta de artesanato, não deixe de visitar a praça no sábado pela manhã, onde acontece o Brique do Calçadão. Que é a exposição de artesanato.

Leia também: As melhores praias em Santa Catarina para conhecer

8 Pontos turísticos para conhecer em Criciúma, Santa Catarina - Foto:   Anja🤗#helpinghands #solidarity#stays healthy🙏 por Pixabay 

6. Estádio do Criciúma

O estádio que foi apelidado como “Majestoso” foi inaugurado no ano de 1955 e comporta até 19.225 pessoas.

O diferencial do estádio que faz com que ele se destaque diante de todos os outros do estado, é que todas as arquibancadas de lá, são cobertas.

Você pode ir até lá e pedir para entrar para tirar fotos e conhecer o local, ou para garantir que vai mesmo conseguir a visita, entrar em contato anteriormente e deixar agendada.

Leia também: As melhores praias do Sul do Brasil que você precisa conhecer nesse verão

7. Museu Municipal Augusto Casagrande

O Museu é uma casa extremamente antiga, construída em 1920, sendo a primeira casa de Criciúma. Devido ao tempo de construção, em 1978 foi necessária uma restauração no local.

Os objetos que fazem parte do Museu são de pessoas que marcaram a história da cidade, como a família Casagrande. Então você encontrará objetos pessoas de várias famílias incluindo a Casagrande, por todos os cômodos.

Leia ainda: Conheça o Mirante do Vidro, nova atração em SC

8 Pontos turísticos para conhecer em Criciúma, Santa Catarina - Foto: dedmundoafora

8. Museu de Zoologia da UNESC

O Museu fica no interior da Universidade UNESC, e foi criado no ano de 2002. O local possui um acervo incrível e se tornou referência em pesquisas científicas.

Você encontrará três áreas distintas, sendo a área marinha, selvagem e da mata atlântica.

O Museu fica aberto de segunda à sexta feira das 8 às 22 horas e é um passeio que realmente vale a pena ser feito, diante de todos as curiosidades da natureza que você irá encontrar por lá.

Leia ainda: Redescubra as viagens em 2021

Onde se hospedar

Agora que você conheceu vários detalhes de Criciúma, pode agendar a sua próxima viagem para este destino incrível, o que acha?  Então basta acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e escolher uma hospedagem próxima para passar uns dias conhecendo cada ponto turístico desta cidade cheia de história.

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

 

 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo