Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Serra do Rio do Rastro: conheça esse paraíso em Santa Catarina!

28 de Dezembro de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Serra do Rio do Rastro: conheça esse paraíso em Santa Catarina!

Você já ouviu falar da Serra do Rio do Rastro? Então você precisa incluir esse lugar no seu roteiro de viagem ao Sul!

A Serra do Rio do Rastro, fica localizada no município de Lauro Muller, no Sul de Santa Catarina. A Serra fica a 1.500 m de altitude e a apenas 50 km do mar, o que é sempre uma surpresa com relação ao clima e por isso é bom estar sempre preparado e levar um agasalho.

A sua principal característica é a subida da serra, feita através de subidas íngremes e curvas fechadas. Também é considerada uma das estradas mais bonitas do Brasil, por ser uma estrada extremamente sinuosa que pode ser percorrida de carro e ainda oferece uma vista deslumbrante durante todo o trajeto.

Bem conhecido pelos sulistas que amam aproveitar para assistir o nascer e o pôr do sol, o Mirante da Serra do Rio do Rastro é um ótimo pico para fotos e aproveitar um momento relaxante para admirar tudo que o visual tem à oferecer. O Mirante ainda conta com uma excelente infraestrutura, contando até com um Café Colonial, lojas de conveniência e banheiros públicos.

Para aqueles que adoram tomar um cafezinho a qualquer momento, ainda é possível levar seus próprios acessórios e preparar seu café por ali mesmo. E assim, assistir o deslumbrante pôr do sol no Mirante da Serra do Rio do Rastro.

Algo super curioso, é que durante o frio a Serra Catarinense encara algumas mudanças climáticas e nos invernoso rigorosos, a Serra do Rio do Castro é um dos primeiros lugares a serem cobertos por Neve.

Durante o percurso de 12km até o alto da serra, você verá de um lado um penhasco com a vista para o próprio morro da serra, e do outro lado, você pode ver paredões de rochas cobertos de mata com alguns fios de água correndo, que durante os dias frios fica congelado.

Clique aqui para conferir as melhores estadias em Santa Catarina.

Serra do Rio do Rastro | Foto: Pixabay 

Durante o trajeto da Serra, você poderá observar a fauna e flora bem típica da Mata Atlântica que é parte da área de preservação do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro e que por serem tão abundantes, fez a Serra ganhar o apelido de “Patagônia Brasileira“, por suas similaridades com a Patagônia da Argentina.

Já o mirante mais conhecido e procurado por turistas e sulistas, fica no pé na serra, onde podemos enxergar toda a dimensão e as curvas das estradas. Que visual!

Mas você pode conhecer outros lugares por lá também, vem comigo que eu vou te contar:

VINÍCOLA: VILLA FRANCIONI

Durante o percurso para a Serra do Rio do Rastro, ainda no caminho de Lages, você vai se admirar ao ver no topo de uma das colinas, um casarão gracioso.

Nesse casarão, você vai conhecer a Villa Francioni, que é uma linda vinícola com mais de 15 rótulos para todos os tipos de apreciadores.

Além de poder fazer um tour pela vinícola e degustação dos vinhos, você pode aproveitar para admirar toda a decoração do casarão e a imensidão da paisagem ao redor, dando continuidade aos encantos da Serra Catarinense.

CÂNION DAS LARANJEIRAS

Esse majestoso Cânion, mais conhecido como Cânion das Laranjeiras fica localizado no município de Bom Jardim da Serra, a 1500 metros de altitude e é um dos lugares mais exuberantes de Santa Catarina. O turista que estiver fazendo a trilha, vai se realizar quando avistar as fendas, cachoeiras e os recantos montanhosos.

CASCATA DA BARRINHA

Você ainda pode curtir a vista da Cascata da Barrinha, que é uma pequena cachoeira, que fica localizada próximo ao mirante da Serra do Rio do Rastro, e é um lugar perfeito para o visitante se refrescar depois de uma trilha.

Você ainda pode colocar no seu roteiro, fazer ecoturismo pela Tribo da Serra e admirar o Cânion do Funil.  

PEDRA FURADA

Aproveite também para tirar fotos da Pedra Furada, monumento rochoso mais bonito que você vai ver, por ser uma escultura com circunferência de 30 metros em formato de janela. Então a dica é fazer a trilha pelo Morro da Igreja e conferir essa pedra mais de perto.

E você ainda pode conhecer a pequena cidade de Urubici, que é a cidade do Morro da Igreja. Por lá, você pode conferir as plantações de maçã e conferir a produção artesanal de doces, queijos e conservas. Hmmmm... ficou com água na boca, né?

Serra do Rio do Rastro: conheça esse paraíso em Santa Catarina! | Foto: Pixabay

Gostou dessas dicas do que fazer na Serra do Rio do Rastro?

Então confira as melhores estadias e por onde ficar em Santa Catarina, para conhecer esse lugar maravilhoso!

O TemporadaLivre, tem sempre as melhores opções para você aproveitar com muito conforto com quem você quer por perto.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo