Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

5 destinos imperdíveis em Goiás

25 de Novembro de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

5 destinos imperdíveis em Goiás

O estado de Goiás está situado na porção central do Brasil. O território goiano localiza-se em uma região de ampla diversidade de fauna e flora, caracterizada pelo clima tropical e pela vegetação de Cerrado. 

A cultura goiana tem como influências o meio rural e os ritos religiosos. São manifestações culturais importantes de Goiás as Cavalhadas e a Festa do Divino, realizadas em Pirenópolis.

O carnaval e as  diversas exposições agropecuárias também são festas que atraem o grande público. Na música, o ritmo dominante é o sertanejo. Há duas estações bem definidas: a chuvosa, de outubro a abril, e a seca, de maio a setembro.

Goiás conta com maravilhas naturais como cachoeiras, chapadas e vales. É um lugar rico em cultura e pontos turísticos que valem a pena serem visitados. Então hoje iremos falar sobre os principais atrativos de Goiás e que você não pode deixar de fora da sua lista de viagens!

1. Caldas Novas

Localizado no sudeste goiano, o município de Caldas Novas é conhecido por ser a maior estância hidrotermal do mundo, possuindo águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 43° a 70°.

Se você é fã de parques aquáticos e adora passar o dia se divertindo nas piscinas, não perca a chance de viajar para Caldas Novas. Eles são as principais atrações da cidade goiana, conhecida como paraíso das águas quentes. São piscinas termais, piscinas com ondas, toboáguas de diferentes alturas, bar molhado, espaços destinados para as crianças, entre outras muitas variedades de atrações.

Um dos parques mais conhecidos de lá é o DiRoma Acqua Park, com opções de diversão mais radicais. O Water Park é outro que vale um dia inteiro para aproveitar. O Náutico Praia Clube e o Lagoa Termas Parque contam ainda com opções naturais em sua estrutura — Lago Corumbá e a Lagoa do Pirapitinga, respectivamente.

Para além dos parques aquáticos, Caldas Novas tem o Casarão dos Gonzaga, considerada a primeira casa da cidade e que hoje virou um espaço para vendas de artesãos. Também no centro, fica a praça Mestre Orlando, que tem a igreja Matriz e movimento dos bares e restaurantes ao redor durante a noite.

Caldas Novas possui um pequeno aeroporto que fica a 3 km da região central, e que conta com uma oferta de voos um pouco limitada. Por conta disso, você pode optar por desembarcar na capital, Goiânia, que fica a 170km de Caldas Novas, e seguir de carro ou ônibus até o destino final.

Aproveite para ler: Caldas Novas: o destino de férias perfeito durante o ano todo!

5 destinos imperdíveis em Goiás - Foto: Juan Salamanca no Pexels

2. Pirenópolis

Bem no interior de Goiás, a pequena Pirenópolis encanta por suas ruas de pedras e construções coloniais e atrai turistas de toda parte por suas belezas naturais incríveis. É um ótimo lugar para aprender mais sobre a cultura e a história de Goiás, através de suas igrejas e museus.

Para percorrer o Centro Histórico de Pirenópolis, comece o passeio pela Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, de onde se tem linda vista para a cidade. De lá, siga para as ruas próximas e descubra cada cantinho de Peri.

Depois de bater perna pelo Centro Histórico, é hora de se deliciar nas cachoeiras de Pirenópolis. E são muitas opções para quem gosta de um bom banho de água doce em meio à natureza.

As cachoeiras favoritas entre os turistas são: Cachoeira do Abade, a Cachoeira do Lázaro, a Cachoeira Santa Maria, a Cachoeira do Rosário, as Cachoeiras Bonsucesso, o complexo da Cachoeira Paraíso e Cachoeira do Lobo, além das Cachoeiras dos Dragões, todas com entrada paga e de fácil acesso aos turistas.

As cachoeiras de Pirenópolis são mesmo deliciosas, mas se tem um detalhe sobre a cidade que causa paixão entre os turistas é a culinária regional. Você poderá investir nos pratos à base de pequi, nas maravilhosas galinhadas, no corpulento empadão goiano e nas suculentas pamonhas.

Leia ainda: 5 coisas para fazer em Pirenópolis, Goiás

3. Terra Ronca

Para quem ama turismo em meio à natureza, Terra Ronca é um verdadeiro paraíso, proporcionando passeios inesquecíveis. Estamos falando de um dos maiores complexos de cavernas e grutas de toda a América Latina.

As cavernas surpreendem pela grandiosidade e beleza. Para se ter uma ideia, o Parque Estadual Terra Ronca abriga as 30 maiores do país e a maior delas, a Terra Ronca, tem mais de 90 metros de altura. Podemos citar como outras cavernas imperdíveis a Caverna Angélica e a Caverna São Bernardo, que foi formada pelo Rio Palmeira, presente no seu interior.

Todas as épocas do ano são convidativas para o parque, porém, é sempre bom evitar dias de chuva – como em janeiro, por exemplo. Dê uma olhada na previsão do tempo antes da sua viagem para garantir o aproveitamento total das paisagens!

A distância entre Terra Ronca e sua capital, Goiânia, é de 600km. Porém, o aeroporto mais próximo do destino é o aeroporto de Brasília, que fica a 400km de distância. Sendo assim, você poderá desembarcar em um desses destinos, e seguir viagem de carro ou de ônibus até o local final.

Leia também: O que fazer em Goiânia? Dicas de passeios para sua viagem.

5 destinos imperdíveis em Goiás - Foto: Viviana Camacho no Pexels

4. Mambaí

Uma pequena cidade do interior de Goiás, Mambaí é privilegiada por uma natureza exuberante e, por isso, é o destino perfeito para os amantes do ecoturismo. Lá você encontrará cachoeiras, cânions e grutas com cenários incríveis.

Começamos pela famosa Cachoeira do Funil, que recebe esse nome pois o rio passa por cima de uma caverna, despenca por uma queda de quase 50m e continua por dentro da caverna, é quase mágico! Lá você pode fazer o rapel, pêndulo e cascading (rapel na cachoeira). Nesse momento, deixe o medo de lado e só vai, é uma experiência incrível e que vale a pena ser vivida.

Outros destaques de cachoeiras que você precisa conhecer são o Poço Azul, a Cachoeira Paraíso do Cerrado, a Cachoeira do Alemão e a Caverna do Borá.

A cidade fica a 500 km da capital, Goiânia, mas o aeroporto mais próximo é o de Brasília (DF), a 300 km de distância.

Leia mais: Conheça as 10 cachoeiras mais deslumbrantes do Brasil

5. Chapada dos Veadeiros

Localizada no nordeste de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é um lugar incrível para se conhecer, especialmente se você gosta de contato com a natureza. Cercada por cânions, a região é, também, repleta de belas cachoeiras e cenários sem igual que vão deixar você deslumbrado!

A Catarata dos Couros é uma das mais belas cachoeiras da região, tem um visual de tirar o fôlego. Além disso, proporciona diferentes tipos de experiência: há poços mais profundos, para os mais aventureiros que curtem fazer jump e outros mais rasos para quem não sabe nadar. Conta também com a Cachoeira Santa Bárbara, que possui as águas de cor cristalina e vai te impressionar! 

Outros lugares incríveis para se visitar por lá são o Complexo de Cachoeiras do Macaquinho e a Cachoeira Almécegas.

Outro ponto turístico famoso é o Vale da Lua, pontos turísticos mais famosos e únicos dentro do que fazer na Chapada dos Veadeiros. A paisagem, que lembra a superfície lunar e possui diversos túneis escavados nas rochas, é impactante. O rio corre por entre as rochas de milhões de anos e forma piscinas naturais e duchas. Simplesmente fantástico!

Além desses, existem diversas trilhas e cachoeiras no caminho para conhecer, tenho certeza que a Chapada dos Veadeiros vai te deixar encantado!

Leia ainda: Roteiro Chapada dos Veadeiros com tudo que você precisa conhecer

5 destinos imperdíveis em Goiás - Foto: J. Balla Photography on Unsplash

Onde se hospedar

Aproveite que o TemporadaLivre possui vários imóveis e várias casas de temporada incríveis em Goiás, para se hospedar com conforto e segurança enquanto faz os passeios e conhece os atrativos desse lugar maravilhoso!

Já corre acessar o site www.temporadalivre.com ou baixe o App TemporadaLivre para partir para uma viagem, se hospedando com a gente em  uma ótima casa de temporada

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.  


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo