Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

5 coisas para fazer em Pirenópolis, Goiás

29 de Outubro de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

5 coisas para fazer em Pirenópolis, Goiás

A pequena e charmosa cidade de Pirenópolis, no interior de Goiás, é um destino apaixonante. Desde os anos 70, quando a cidade foi descoberta pelos turistas, Pirenópolis vem chamando a atenção dos viajantes que passam pelo local, principalmente por seu clima tranquilo, suas belas construções antigas e sua natureza

Apesar de ter entrado para os roteiros turísticos recentemente, Pirenópolis é uma cidade histórica, tendo sido fundada em 1731. Já em 1989, a cidade foi tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), ou seja, visitar Pirenópolis é saber que você poderá conhecer lindos lugares e curtir o momento sem pressa. 

É um excelente destino turístico para qualquer idade e para os mais variados gostos e estilos. Você irá encontrar ótimos passeios para quem adora história, para os que adoram esportes radicais, para os que adoram natureza e muito mais. Com certeza você irá se encantar com a cidade e voltará outras vezes. 

E para você poder planejar a sua viagem para lá, o TemporadaLivre separou uma lista com 4 dicas de o que fazer em Pirenópolis e aproveitar bem a sua temporada na cidade. 

Como chegar em Pirenópolis?

Primeiro passo é verificar como chegar em Pirenópolis. A cidade está localizada a cerca de 130 quilômetros de distancia de Goiânia, a capital do estado, e a cerca de 150 quilômetros de distancia de Brasília. Inclusive, Pirenópolis passou a ser explorada turisticamente após a fundação de Brasília, já que muitos utilizavam - e ainda utilizam - o caminho que passa por Pirenópolis para ir para outras regiões próximo a Brasília. 

A melhor forma de chegar em Pirenópolis é por carro ou ônibus, já que a cidade não possui um aeroporto para voos comerciais. Para quem vai de carro, os principais acessos para a cidade são feitos pelas rodoviais estaduais GO-338 e GO-431. Já para quem pretende ir de ônibus, é preciso ir até Goiânia e de lá pegar outro ônibus até Pirenópolis. O trajeto é feito pela pela Viação Goianésia e conta com apenas um ônibus disponível por dia, às 17h.

O que fazer em Pirenópolis?

Agora que você já sabe como chegar em Pirenópolis, chegou a hora de planejar as suas atividades por lá. A cidade oferece diversas atividades para você aproveitar durante sua estadia por lá. Hoje, separamos 4 dicas de o que fazer em Pirenópolis, mas com certeza você encontrará diversos outros passeios muitos legais para curtir. 

  1. Conheça a cidade e suas construções históricas
  2. Visite as cachoeiras e suas trilhas
  3. Aproveite a natureza quase inexplorada
  4. Faça esportes de aventura
  5. Curta a noite na Rua do Lazer

1. Conheça a cidade e suas construções históricas

Pirenópolis é uma cidade histórica e preserva em suas construções antigas, casarões e igrejas, boa parte dos primeiros anos da cidade e da região. Por isso, passear pelas ruas de Pirenópolis é ter um pouquinho de contato com a nossa história. O centro histórico da cidade é bastante charmoso. Tombado como Patrimônio histórico, o local preserva lindos casarões coloridos do século XVIII, assim como igrejas e museus. Além disso, mantém o seu calçamento original de pedras quartzíticas. 

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário é o maior e mais antigo monumento histórico de todo o estado de Goias, não a toa, é um dos principais cartões postais da cidade. Foi inaugurada em 1732, e apesar de um incêndio em 2002 ter destruído quase toda a construção, o trabalho de restauração preservou seus traços originais. As outras igrejinhas da cidade, como a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo também são construções históricas, datadas do século 17 e merecem uma visita.

No centro histórico você ainda pode conhecer o Teatro Sebastião Pompeu de Pina e o Cine Teatro Pireneus, que também contam com charmosas construções do final do século 19 e começo do século 20.

Aproveite para ler: Que tal curtir as próximas férias em Rio Quente, em Goias!

O que fazer em Pirenópolis?  - Centro Histórico - Imagem: Wix.com | Oficinas | interport

2. Visite as cachoeiras e trilhas

Uma das principais atrações da cidade são suas cachoeiras. São cerca de 80 opções de quedas d'águas em Pirenópolis e região, algumas bem pertinho da cidade e outras um pouco mais afastadas, mas todas de uma beleza incrível.

As mais visitadas são a Cachoeira do Abade e a Cachoeira do Rosário. Importante ressaltar que muitas delas estão localizadas em propriedades particulares, portanto é necessário pagar uma entrada para chegar até lá. 

A Cachoeira do Abade possui um grande receptivo, com restaurantes, banheiros e várias outras atrações. A Cachoeira do Rosário possui uma queda d'água de cerca de 40 metros de altura, e sem seu receptivo também conta com restaurante, redes e uma boa infraestrutura. 

A Cachoeira dos Dragões também tem atraído a atenção dos turistas que visitam a região. O lugar possui é formada por um complexo de 8 cachoeiras, ou seja, é realmente um lugar paradisíaco. 

Você ainda pode visitar as cachoeiras Bonsucesso, cachoeira Usina Velha, e muitas outras.

Leia também: Que tal curtir as próximas férias em Rio Quente, em Goias!

O que fazer em Pirenópolis?  - Imagem: andreboaratti / baixaki

3. Aproveite a natureza quase inexplorada

Além das cachoeiras, Pirenópolis também conta com parques que preservam boa parte da mata nativa. O Santuário de Vida Silvestre Vagafogo é um desses lugares. O local é extremante bonito e conta com uma vegetação nativa, com muitas arvores, quedas d´águas, riachos e animais. É realmente um santuário para a natureza da região.

Parque Estadual da Serra dos Pirineus, também é um ambiente que precisa ser visitado. O parque possui cerca de 3 mil hectares e oferece trilhas, cachoeiras com locais para banho, além do Pico dos Pirineus, que oferece uma vista incrível e ainda bela guarda uma capela dedicada à Santíssima Trindade. 

O Refúgio Avalon também é um passeio que não pode faltar na sua lista se você adora estar em contato com a natureza. O lugar oferece diversas atividades, podendo conhecer um pouco mais sobre as plantas e suas propriedades medicinais, dentre vários outros.

Leia também: Melhores Destinos em Goiás

O que fazer em Pirenópolis?  - Imagem: Judson Castro / Viagem e Turismo Abril

4. Faça esportes de aventura

E se você adora adrenalina, Pirenópolis também é o seu lugar. Com tanta natureza próxima, logo começou-se a explorar o turismo de aventura na região, oferecendo diversas atividades bastante interessantes para quem gosta de praticar esportes e ainda estar em contato com a natureza. 

Em Pirenópolis você pode fazer rapel na Cachoeira do Salto, tirolesa, boia-cross no rio Corumbá, ciclismo nas diversas trilhas que ainda passam por cachoeiras e mirantes, arvorismo, cavalgada e muito mais. 

Leia ainda: O que fazer em Goiânia? Dicas de passeios para sua viagem.

O que fazer em Pirenópolis?  - Imagem: pirenopolis.tur.br

5. Curta a noite na Rua do Lazer

E no final de tanta atividade, nada melhor do descansar e comer uma comidinha local deliciosa, não é mesmo? A noite você pode curtir a Rua do Lazer. Ao cair da noite, a movimentação de carros na rua fica impedida, portanto, as mesas tomam conta de todo o espaço e você pode aproveitar o finzinho do dia em um ambiente super agradável. Lá é possível encontrar ótimos restaurantes e bares, caminhar e aproveitar o clima de férias. 

Leia ainda: O TemporadaLivre em Goiás e no Distrito Federal

O que fazer em Pirenópolis?  - Imagem: Eu amo Piri

Conheça Pirenópolis

Gostou de Pirenópolis? A cidade é bastante charmosa e encantadora e você vai adorar curtir suas próximas férias por lá. E para completar essa experiência, você ainda pode se hospedar em uma casa de temporada em Pirenópolis. Os imóveis de temporada são excelentes opções pois oferecem um melhor custo benefícios, com mais conforto, espaço e privacidade.

Acesse o portal TemporadaLivre e confira as melhores opções de apartamentos e casas de temporada em Pirenópolis

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo