menu

Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

Selo Safe Travels e a retomada do turismo pós-pandemia em Florianópolis

28 de Setembro de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Selo Safe Travels e a retomada do turismo pós-pandemia em Florianópolis

As medidas de distanciamento social impostas por conta da prevenção do novo coronavírus, trouxeram um impacto imediato no turismo, não só no Brasil, como no mundo todo. Cidades tipicamente turísticas precisaram se reinventar para driblar a crise e oferecer uma nova oportunidade àqueles que tem no turismo sua principal fonte de renda.

Assim, a World Travel Tourism Council, a maior organização de viagem e turismo no mundo, desenvolveu uma certificação que estabelece algumas medidas de segurança em relação ao contágio do COVID-19, oferecendo as cidades um selo de destino seguro para aquelas que cumprirem as determinações: o selo Safe Travels.

O selo Safe Travels já foi entregue para algumas cidades no Brasil, assim como para alguns estabelecimentos que também cumprem as regras, e a cidade de Florianópolis foi a mais recente cidade a adquirir tal selo.

Selo Safe Travels e a retomada do turismo pós-pandemia em Florianópolis

Florianópolis e o turismo

Florianópolis é uma das cidades mais conhecidas do Brasil, atraindo milhares de turistas durante todo o ano, principalmente no verão, quando suas lindas praias ficam lotadas de visitantes de diversas regiões do Brasil e até do exterior. 

A cidade conta com praias bastante movimentadas, como Jurerê Internacional, que é famosa por conta de suas baladas que costuma receber muita gente jovem e até famosos. Outras praias também costumam receber vários turistas estrangeiros, como é o caso de Canasvieiras, que costuma receber vários turistas argentinos. 

Assim, Florianópolis precisou redobrar os cuidados e, logo no início da pandemia no Brasil, quando os primeiros casos começaram a surgir, a cidade já tomou medidas de controle e prevenção, proibindo inclusive, o acesso as suas praias para os banhistas. 

Porém, com os baixos índices de contágio e mortalidade pelo COVID-19, Florianópolis começou a traçar a sua retomada do turismo. Uma das medidas foi a aplicação das regras para a aquisição do selo Safe Travels, que visa estabelecer medidas de segurança e higiene para o combate do novo coronavírus. 

O selo foi adquirido em Setembro de 2020, e não somente a cidade de Florianópolis recebeu a certificação, mas também o seu aeroporto, que aplicou todas as medidas necessárias e também foi condecorado com o selo Safe Travels. Assim, Florianópolis tornou-se a primeira cidade do Brasil a ter o selo de segurança atestado desde a chegada na cidade. 

Com isso, a cidade ensaia as primeiras medidas de abertura e retomada do turismo total. De acordo com o decreto em que está em vigor (em 28/09/2020), as praias da cidade estão abertas para a realização de atividades físicas, desde que feitas de forma individual, com distanciamento e com uso de máscaras. O comércio, restaurantes e os shoppings centers também já estão em funcionamento, assim como as academias (mas sempre respeitando o uso da máscara e o distanciamento). 

Os serviços de hospedagens, como pousadas, hotéis e aluguel de temporada também estão permitidos na cidades, mas é preciso seguir algumas regras importantes, como: disponibilização de álcool gel, aplicação de formulário sobre estado de saúde, proibição do uso de áreas comuns (piscinas, playgrouds e outros), e várias outras medidas de segurança. Para conferir o decreto completo, só acessar a página Covidômetro Floripa.

Selo Safe Travels e a retomada do turismo pós-pandemia em Florianópolis

A retomada gradual do turismo em Florianópolis

Aos poucos, Florianópolis vem retomando o seu turismo e a aquisição do selo Safe Travels é uma garantia de uma retomada consciente e segura, seguindo todas as regras necessárias para que as atividades voltem sem comprometer a saúde dos turistas, nem dos moradores. 

Outras cidades no Brasil também já receberam a certificação Safe Travels, como Canela-RS, Salvador-BA e o estado do Rio Grande do Norte. Portanto, fique de olho nesses destinos quando for escolher o local para curtir as suas próximas férias. 

E se você possui imóveis de temporada nessas localidades, verifique as regras estabelecidas pela World Travel Tourism Council e também pelos decretos municipais. Lá você encontrará diretrizes importantes para receber os seus hóspedes com total segurança durante o período de pandemia. 

Se você quiser saber mais sobre o cenário do turismo nesse período de pandemia, acesse nossos outros posts:

E se quiser conferir os imóveis de temporada em Florianópolis, só acessar as diversas opções do TemporadaLivre:


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

06/04/2021
Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

24/12/2019
Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06/12/2019
Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

11/11/2019
divisor de conteúdo