Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Cidades do litoral paulista com nota A no Turismo Brasileiro

12 de Junho de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Cidades do litoral paulista com nota A no Turismo Brasileiro

As belíssimas cidades litorâneas de Santos, Guarujá e Praia Grande, avançaram na classificação do Mapa Turismo Brasileiro 2019/2021, em recente divulgação realizada pelo Ministério do Turismo. 

Essa classificação é realizada por meio de uma avaliação com mais de 2600 cidades de 333 regiões turísticas do Brasil. Os municípios são divididos em categorias que vão de "A", sendo a melhor nota, até "E", sendo a pior nota. Atualmente, as cidades de Guarujá, Santos e Praia Grande estão na categoria A.  

Além delas, Mongaguá também avançou na categorização em relação à última pesquisa, em 2017, subindo de categoria C para B. 

Esse Mapa de Turismo Brasileiro é uma forma de acompanhar o desempenho das economias turísticas locais. Assim, é possível conferir os investimos, priorizando novas ações de programas do Ministério do Turismo. Essas ações incluem investimentos em infraestrutura turística, em qualificação profissional, realizar a promoção desses destinos e muitos outros. 

Outras cidades paulistas também foram bem avaliadas, como Itanhaém, São Vicente e Peruíbe, que receberam a categoria B. 

Além disso, a edição 2019/2021 do Mapa do Turismo, ainda conta com a emissão de um certificado para as cidades como forma de comprovar que o município está inserido no índice dos destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

Então, que tal conhecer um pouco mais dessas cidades?

3 cidades do litoral paulista com nota A no Mapa do Turismo Brasileiro!

Santos

A cidade de Santos é uma das mais tradicionais do litoral paulista. Além disso, é muito importante também economicamente, devido o porto da cidade, sendo inclusive, o maior porto da América Latina. 

As praias de Santos também são bastante populares. A Praia de Aparecida é a mais indicada para crianças, enquanto a Praia do Embaré é mais agitada e chama a atenção dos jovens por causa de seus quiosques. A Praia do Gonzaga é uma das mais nobres e possui uma excelente infraestrutura para os turistas. Mas a queridinha é a Praia de José Menino, que apresentam opções tanto para surfistas, quanto para quem quer banhos de mar mais tranquilos. 

3 cidades do litoral paulista com nota A no Mapa do Turismo Brasileiro! - Foto: OiMenu

Guarujá

Guarujá fica logo depois de Santos e é um dos destaques do litoral paulista, sendo uma das cidades mais movimentadas da região. Conhecida como a Pérola do Atlântico, a cidade também possui ótimas praias, que costumam ficar bem cheias durante os períodos de alta temporada. Entre as mais movimentadas está a Praia de Pitangueiras e a Praia do Pernambuco

Já a queridinha das famílias, principalmente para quem viaja com crianças, é a Praia da Astúrias, pois possui diversos comércios a sua volta. Já a preferida dos surfistas é a Praia do Tombo, com suas boas ondas. 

Existem ainda a Praia da Enseada, a Praia do Perequê e muitas outras. 

3 cidades do litoral paulista com nota A no Mapa do Turismo Brasileiro! - Guarujá

Praia Grande 

Praia Grande também está pertinho de Santos e Guarujá, e é uma excelente opção para quem quer curtir o sol e o mar do litoral de São Paulo. 

A praia do Boqueirão é uma das mais movimentadas, atraindo a atenção de turistas de diversas regiões do estado. A praia da Aviação também costuma fazer bastante sucesso, principalmente por conta do clube aéreo que permite a possibilidade de um voo para observar a cidade lá de cima. 

Mas se você quer um lugar mais tranquilo, pode optar pela praia de Vila Tupi, que costuma ser menos movimentada, mas bastante interessante. 

3 cidades do litoral paulista com nota A no Mapa do Turismo Brasileiro! -  Praia Grande - Foto: Rodrigo Montaldi/DL

Conheça o litoral de São Paulo

O litoral paulista possui diversas opções super interessantes para você conhecer e passar uma temporada. As cidade de Santos, Guarujá e Praia Grande são ótimas opções de destino para você. 

E o melhor: a região oferece excelente opções de aluguel de temporada para você curtir suas férias com muito conforto e estilo. São casas e apartamentos para os mais variados estilos. Acesse o site do TemporadaLivre e confira as melhores opções de imóveis de temporada para você, sua família e seus amigos. 

Imóveis para alugar por temporada no litoral de São Paulo;

Leia também:

O que fazer em Santos, no litoral paulista?

As mais belas praias de Guarujá SP

Descubra por que vale a pena conhecer Praia Grande - SP

 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo