Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

O que fazer em Santos, no litoral paulista?

12 de Junho de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

O que fazer em Santos, no litoral paulista?

Santos é a uma das praias mais tradicionais do litoral paulista. Por muitos anos, foi a praia mais visitada de São Paulo, muito por conta de sua proximidade com a capital, porém, a cidade foi perdendo espaço para outras praias com o passar do tempo. Entretanto, Santos permanece em destaque, oferece ainda diversas opções de passeios para seus visitantes.

Quer dicas de o que fazer em Santos? Então confira o post do TemporadaLivre.

Onde está localizada a cidade de Santos?

Saindo da capital do estado, com cerca de 1 hora você chegará em Santos. A cidade está localizada a cerca de 70 km de distancia de São Paulo e faz divisa com Guarujá e São Vicente.  O acesso é feito, principalmente, pelas rodovias SP-160 e BR-050. Os aeroportos mais próximos são os de São Paulo, com voos de todas as regiões do país. 

A cidade possui uma grande estrutura comercial, sendo logisticamente muito importante para o estado de São Paulo, já que abriga um porto de cargas, sendo inclusive, o maior complexo portuário de América Latina

O que fazer em Santos, no litoral paulista? - Imagem: OiMenu

O que fazer em Santos?

Embora a cidade de Santos seja bastante conhecida, sendo referenciada inclusive, em letras de músicas do rei Roberto Carlos, ela não vem sendo uma das grandes atrações para quem busca o litoral paulista. Porém, não são só as praias que tornam Santos um destino super interessante para você passar uma temporada. A cidade ainda oferece diversos outros passeios bem bacanas para você aproveitar uns dias e fugir da rotina. Confira:

Museu Pelé

Gosta de Futebol? Que tal conhecer um museu dedicado ao maior craque de todos os tempos: Pelé? Durante toda a sua carreia, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, atuou no Santos Futebol Clube. Por isso, a cidade não poderia deixar de homenagear o jogador.

Com isso, foi desenvolvido o Museu Pelé, onde é retratado a história do atleta através de fotografias, documentos, vídeos, camisas, bolas e vários outros objetos que emocionam, não só os torcedores do Santos, como todos aqueles que adoram futebol. Portanto, é um passeio super recomendado. 

O Museu do Pelé está localizado no Largo Marquês de Monte Alegre, com horário de funcionamento das 10h às 18h, de terça-feira a domingo. 

O que fazer em Santos, no litoral paulista? - Imagem: AmaBrasil

Museu do Café

E se você é daqueles apaixonados por café, não pode deixar de conhecer outro museu super interessante na cidade: o Museu do Café. Esse museu conta com um importante acervo de documentos, imagens e até mobiliários que retratam os registros dos primeiros cultivos de café até a sua consolidação como um dos principais produtos brasileiro, principalmente representando o período mais próspero do café, no final do século XIX e começo do século XX. 

E depois de caminhar pelo museu, você pode degustar um delicioso café na cafeteria do museu, que além do tradicional cafezinho, ainda serve diversas outras bebidas à base do grão. E ainda, o local vende vários tipos de grãos de café, incluindo os mais caros e exóticos, como o Jacu Bird. 

O museu está localizado na rua XV de Novembro, 95 e seu funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 10h às 17h.

O que fazer em Santos, no litoral paulista? - Imagem: Prefeitura de Santos

Aquário Municipal

O maior e mais antigo aquário do Brasil está localizado na cidade de Santos. O local foi inaugurado em julho de 1945, se tornando uma grande atração. Atualmente, o Aquário Municipal de Santos conta com uma estrutura de 32 tanques, abrigando mais de 200 espécies de animais de água doce e salgada. O passeio é bastante interessante, principalmente para famílias e crianças. 

Para visitar o museu, só ir até a Avenida Bartolomeu de Gusmão, na Ponta da Praia. Seu horário de funcionamento é de de terça a sexta, das 9h às 18h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 20h.

O que fazer em Santos, no litoral paulista? - Imagem: Divulgação/PMS

Restaurantes e barzinhos

A cidade de Santos também conta com uma infinidade de restaurantes e barzinhos para você curtir à noite e até mesmo, um happy hour. Um dos locais mais tradicionais, é o Ao Chopp do Gonzaga. A churrascaria está em funcionamento desde 1962 e é um dos mais procurados por quem quer comer bem em Santos. Outro local bastante tradicional é o Bar Heinz, que conta com mais de 50 anos de história e possui um dos melhores happy hours da cidade.

Mas para quem quer degustar uma deliciosa comida, mas ainda aproveitar a bela paisagem das praias de Santos, o Quiosque Burgmam é o mais indicado. O local fica aberto 24 horas por dia e é bastante disputado para aquele finzinho de tarde à beira da praia. 

Se quer um ambiente descontraído, sem frescura, o ideal é o Bar do Toninho. O bar já possui mais de 30 anos de história e oferece um bolinho de bacalhau super famoso em Santos. 

Além desses, a cidade de Santos oferece diversos outros locais super agradáveis para você conhecer. Basta dar uma passeio e você encontra o restaurante ou a lanchonete ideal para você. 

O que fazer em Santos, no litoral paulista? - Imagem: Ao Chopp do Gonzaga/site

Bonde Turístico

E que tal dar um passeio de bonde, tal qual nos anos 40? Em Santos isso é possível. A cidade oferece um passeio em um tradicional bonde elétrico que te leva para um passeio nos principais pontos do Centro Histórico. A experiência oferecida pelo Bonde Turístico de Santos é completa, já que os condutores vestem uniformes típicos da época e o bonde é um veículo original.

O passeio do Bonde começa no Largo Marquês de Monte Alegre, 2 , no Centro Histórico e funciona de terça a sexta, das 11 h às 17h; aos sábado, das 10h30 às 17h; e aos domingos e feriados, das 11h às 17h.

O que fazer em Santos, no litoral paulista? - Imagem: Marcus Guimarães

Mirante Monte Serrat

O Monte Serrat é o ponto mais alto da cidade de Santos e por isso é um lugar que você não pode deixar de conhecer. São 157 metros de altura até o seu topo, onde encontra-se um antigo cassino e um santuário para a padroeira de Santos, Nossa Senhora do Monte Serrat.

A subida é feita por um bondinho e a vista lá de cima é encantadora, dando uma visão ampla da cidade e um pouco da Baía. 

O Monte Serrat fica na Praça Correia de Mello, 33 e seu horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 8h às 20h.

O que fazer em Santos, no litoral paulista? -  Imagem: Monte Serrat/site

Parque Municipal Roberto Mário Santini

E se está viajando em família e quer um lugar para passear, andar de bicicleta, fazer exercícios e aproveitar um tempo juntos, o Parque Municipal Roberto Mário Santini é o lugar ideal. O local, conhecido como Emissário Submarino é um espaço de lazer que oferece diversas opções de atividades, contando com playground,ciclovia, pista de skate, mesas para jogos, e até mesmo uma escola de surf e o Museu do Surfe.

O parque está localizado na Avenida Presidente Wilson, com funcionamento 24 horas e entrada franca.

O que fazer em Santos, no litoral paulista? - Imagem: Áreas Verdes das Cidades

Jardim Botânico Chico Mendes

Chico Mendes foi um dos mais famosos ambientalistas do Brasil, e por isso, dá nome ao Jardim Botânico de Santos. O espaço é uma área de preservação, contando com mais de 300 espécies de vegetais de diferentes biomas, como Floresta Amazônica e Mata Atlântica. 

O lugar é bastante bonito e oferece espaços para exercícios, como pequenas pistas de caminhadas, além de playground, espaço para piqueniques, lagos e deck. 

O parque está aberto todos os dias das 8h as 18h e está localizado na Rua João Fracarolli.

O que fazer em Santos, no litoral paulista? - Imagem: Prefeitura Municipal de Santos

Praias

E claro que não podemos deixar de falar das praias de Santos, não é mesmo? Apesar de tantos passeios bacanas para fazer, as praias também são um atrativo e um local bastante buscado pelos turistas. 

A cidade de Santos conta com cerca de 7km de orla e suas águas são bastante tranquilas e propícias para banho. As praias mais conhecidas e mais visitadas pelos turistas são Praia do Embaré, Praia do Gonzaga, Praia do José Menino, Praia de Aparecida, e Praia do Boqueirão.

Conheça Santos, no litoral de São Paulo

Gostou das dicas? Talvez você ainda não tinha conhecimento de que Santos possui tanta coisa legal para você conhecer, não é? Então aproveite e escolha a cidade como seu próximo destino de férias. Com certeza você vai adorar!

E não esqueça de reservar o seu imóvel de temporada. No TemporadaLivre você encontra diversas opções de casas e apartamentos de temporada em Santos para você, sua família e seus amigos. 

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo