menu

Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

Qual a melhor fórmula para calcular o valor do aluguel de temporada?

10 de Novembro de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Qual a melhor fórmula para calcular o valor do aluguel de temporada?

O aluguel de temporada está cada dia mais comum em nosso país, já que as pessoas começaram a descobrir nesse meio, uma ótima fonte de renda, com ganhos consideráveis, além é claro, de facilitar também a vida do viajante. 

Mas diferente do aluguel convencional, que normalmente é cobrado mensalmente, no aluguel por temporada costuma-se cobrar por dia. E com isso surge a dúvida sobre como precificar a estadia. 

Então hoje nós vamos trazer algumas dicas que vão te ajudar na hora de calcular o valor da locação por temporada. 

1. Analise as despesas fixas 

A primeira coisa que você deve ter em mente antes de dar preço para a locação do seu imóvel, é justamente quais são as despesas fixas desse imóvel, pois você terá que tirar essas despesas da sua locação. 

Então calcule o valor que gasta com água, energia, iptu, condomínio, segurança, enfim todos os valores que não tem por onde fugir, você terá de pagar para manter o imóvel. Desse jeito, se torna mais fácil saber qual o valor mínimo você tem que cobrar, para conseguir livrar os gastos fixos. 

Aproveite para ler: 4 dicas de como fazer a declaração de imposto de renda do seu imóvel de temporada

2. Analise as despesas variáveis 

Além das despesas fixas, um imóvel de locação por temporada também conta com diversas despesas variáveis, então é muito importante que você pense nelas na hora de calcular o valor da locação por temporada. 

Para identificar as despesas variáveis, você pode levar em consideração a taxa de limpeza, produtos que você costuma comprar para manter o imóvel em boas condições e também outros gastos que são necessários para a manutenção do imóvel.

Leia também: Reforme na baixa, fature na alta: o reality Netflix sobre aluguel de temporada!

Qual a melhor fórmula para calcular o valor do aluguel de temporada? - Foto:  Karolina Grabowska no Pexels

3. Analise a taxa de ocupação 

Outro fator muito importante, é entender como seu negócio funciona, para isso, é importante que você faça a análise da taxa de ocupação do imóvel, para saber quanto tempo por mês e quantos meses por ano ele fica alugado. 

Algumas regiões costumam receber turistas apenas em determinadas épocas do ano, fazendo com que o imóvel fique fechado em outras épocas, então é importante entender essa logística para que durante a alta temporada, você consiga ter um lucro suficiente para manter as despesas na baixa temporada. 

Leia também: 6 Dicas para comprar uma casa de férias em outro estado

4. Compense o valor na alta e baixa temporada

Após analisar a taxa de ocupação do seu imóvel, você conseguirá ter uma ideia de qual é a baixa e qual é a alta temporada da sua região e com isso, se torna mais fácil compensar os valores. 

Ou seja, durante a alta temporada você poderá cobrar um valor mais alto pelo aluguel, enquanto na baixa temporada, esse valor deverá ser menor. Dessa forma, a alta e a baixa temporada acabam se compensando, e você terá um bom lucro durante todo o ano. 

Outra dica, é que você pode aproveitar a alta temporada para guardar dinheiro e dividir o valor de acordo com os meses do ano, dessa forma, você terá sempre uma quantia semelhante, não passando por apertos em épocas de baixa temporada. 

Leia mais: 4 Maneiras de rentabilizar seu imóvel de temporada durante a pandemia

Qual a melhor fórmula para calcular o valor do aluguel de temporada? - Foto: Mediamodifier por Pixabay 

 

5. Analise o mercado

Por fim, é importante que você faça uma análise de mercado para entender quanto as pessoas estão cobrando pela locação de imóveis na sua região. Você não precisa e nem deve definir o seu valor contando apenas com a média de mercado, afinal mencionamos vários itens que devem ser analisados. 

Mas é importante que você entenda como está o mercado na sua região, para em conjunto com os outros fatores, você consiga definir o seu aluguel de forma justa e também de forma lucrativa. 

Leia ainda: 5 razões para ter uma casa de férias

6. Onde anunciar 

Depois de precificar o aluguel, você vai precisar de um bom portal de locação por temporada para que as pessoas vejam o seu anúncio e nós podemos te ajudar com isso. 

Basta acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre para anunciar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. Então não perca tempo, cadastre sua casa de temporada agora mesmo e comece a receber as vantagens. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Outra novidade do TemporadaLivre é que agora nós mostramos as localidades próximas do viajante e com isso, seu imóvel pode ter ainda mais acessos também por aqueles que estão mais perto dele. 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

06/04/2021
Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

24/12/2019
Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06/12/2019
Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

11/11/2019
divisor de conteúdo