Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

5 roteiros para você conhecer em seu mochilão pelo Brasil

14 de Dezembro de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

5 roteiros para você conhecer em seu mochilão pelo Brasil

Quem nunca sonhou em pegar uma mochila e partir pelo Brasil, conhecendo novos lugares, tendo novas experiências e conhecendo outras pessoas e outras culturas? Se você tem um espírito livre e adora viajar, com certeza já teve essa ideia, não é mesmo? 

E para te a ajudar nesse planejamento, separamos 5 roteiros bem legais pelo Brasil para você fazer um mochilão. Você pode escolher um dessas rotas, juntar os amigos e sair por aí, ou até mesmo partir para essa aventura sozinho!

5 roteiros pelo Brasil para você fazer um mochilão!

O Brasil é um país gigante, cheio de destinos turísticos interessantes e que proporcionam ótimas viagens, principalmente se você gosta de se aventurar e conhecer lugares diferentes. Aqui, separamos apenas 5 dicas de roteiros, mas você pode escolher diversas regiões do Brasil para visitar. 

  1. Costa do Descobrimento
  2. Cidades históricas de Minas Gerais
  3. Litoral Norte de São Paulo
  4. Região dos Lagos no Rio de Janeiro
  5. Serras Gaúchas e Catarinenses

Vamos conhecer mais sobre esses roteiros interessantes?

Mochilão pelo Brasil: 5 roteiros pelo Brasil para você conhecer!

Costa do Descobrimento

Que tal passear por um dos lugares mais bonitos e que preservam boa parte da história do descobrimento do Brasil? Isso mesmo, você pode fazer um mochilão pelo litoral da Bahia, passando por cidades históricas com belas praias. 

A Costa do Descobrimento abrange uma região dos municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte e ganhou esse nome por ter sido o local onde as primeiras caravelas de Cabral aportou no Brasil. Portanto, você passará por lugares com marcações históricas, indicando o local de vários acontecimentos.

O cenário natural também é deslumbrante, com mar azul, areias claras e muitos coqueirais completando o visual. Você pode ir parando em cada cidade e lugarejo, conhecendo cada cantinho dessa parte do litoral baiano sem pressa.  

Mochilão pelo Brasil: Costa do Descobrimento

Cidades históricas de Minas Gerais

Continuando com a parte histórica do Brasil temos um roteiro bem interessante em Minas Gerais. Por lá você pode fazer a rota que compreende as cidades de Ouro Preto, São João del Rei, Tiradentes e São Thomé das Letras. Todas essas cidades contam com lugares super bonitos e interessantes para você conhecer. 

As cidades de Ouro Preto, Tiradentes e São João Del Rei são muito conhecidas por suas igrejas centenárias, muitas delas contendo obras barrocas, onde o principal representando brasileiro é o artista Aleijadinho. 

Já a cidade de São Thomé das Letras é mais conhecida pelo seu clima mistico e acolhedor. Por lá você pode conhecer várias cachoeiras, visitar a Gruta de São Tomé, passear pelas lojinhas charmosas do centro e ainda apreciar a beleza natural do Parque Municipal Antônio Rosa e da vista da Casa da Pirâmide

E o melhor de tudo isso é que você fará esse roteiro comendo deliciosos quitutes mineiros. Bom demais, não é?

Mochilão pelo Brasil - Cidades históricas de Minas Gerais - Imagem: Sistema Mineiro de Inovação

Litoral Norte de São Paulo

O Litoral Norte do estado de São Paulo também oferece um excelente roteiro para você fazer um mochilão. Fazem parte dessa região as cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Bertioga, ou seja, já dá pra perceber que muita praia linda e ótimos passeios te esperam!

Todas essas cidades oferecem uma ótima infraestrutura turística, portanto você encontrá vários serviços, comércios e excelentes opções de hospedagem

Você poderá curtir as praias mais urbanas ou ainda explorar algumas praias mais afastadas. Inclusive, na região de Ilhabela, conta com várias praias lindas e paradisíacas, além da possibilidade de conhecer outras pequenas ilhas ao redor. É o roteiro perfeito para quem gosta de sol e praia e quer curtir um dias contemplando um mar azul cristalino e ter um contato maior com a natureza, já que na região é possível fazer ótimas trilhas

Mochilão pelo Brasil - Litoral norte de São Paulo - Imagem: Camila1111/iStock/ Catraca Livre

Região dos Lagos no Rio de Janeiro

Conhecida por suas praias de mar azul intenso, a Região dos Lagos no Rio de Janeiro também é um ótimo roteiro para um mochilão. O nome se dá pelo fato de compreenderem as cidades ao entorno da Lagoa Araruama, na região leste do estado, fazendo parte as cidades de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios

Todos sabem que essas três cidades são super famosas, fazendo parte das regiões mais procuradas pelos turistas no Rio de Janeiro, portanto, se você quer um lugar com agito, praias lindas e cenários incríveis. Esse é o roteiro certo!

E você ainda pode conhecer algumas cidades ao redor que são tão interessantes e charmosas quanto, como São Pedro da Aldeia e sua linda Casa Flor, construída com sucatas; Araruama e suas praias de águas doces e salgadas; e a tranquilidade de Iguaba Grande

Mochilão pelo Brasil - Região dos Lagos - Imagem: Ezarate/wikipedia

Serras Gaúchas e Catarinenses

Não quer um roteiro com praias, preferindo um lugar mais montanhoso? Ah, então as Serras Gauchas e Catarinenses são o destino certo para o seu mochilão! O sul do Brasil também oferece destinos lindos e bem diferentes, com temperaturas bastante baixas, principalmente durante o inverno. 

Pela Serra Gaúcha você podem conhecer as belezas das cidades de Gramado e Canela, conhecidas por seus chocolates e também por suas construções com estilo europeu. As cidades de Bento Gonçalves e Nova Petrópolis também são lugares bem interessantes para você conhecer, com suas construções também que remetem o estilo europeu. E você ainda pode passar em Cambará do Sul e conhecer a região com os maiores cânions da América Latina.

Na Serra Catarinense chegou a vez de conhecer lindas cachoeiras, belos rios e riachos e ter um contato maior com a natureza. Por lá você pode conhecer a cidade de Lages, visitar o Parque Nacional de São Joaquim e sua natureza preservada, conhecer o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e muito mais. 

Com certeza será uma viagem bastante interessante e você conhecerá lugares bem legais do sul do nosso país.

Mochilão pelo Brasil -  Serra Gaúcha e Catarinense - Imagem: Sec Turismo RS

Conheça o Brasil

O Brasil é um país com diferentes destinos e diferentes cenários, cada região oferece opções de viagens bem interessantes e que se encaixam com diferentes estilos de turistas. Com certeza você encontrará um roteiro bem interessante para curtir um mochilão e se aventurar por aí.

Ah, e não esqueça de fazer a reserva de sua hospedagem. No TemporadaLivre há opções de casas e apartamentos de temporada, pousadas, flats e chácaras em quase todos os destinos do Brasil. Só acessar nosso site, escolher o destino e conferir diversas opções de aluguel de temporada

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo