menu

Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

Conheça os segredos do centro histórico de Ouro Preto

27 de Agosto de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Conheça os segredos do centro histórico de Ouro Preto

As ruas de paralelepípedo, as histórias que os nativos contam e toda a beleza natural aos arredores são grandes destaques da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. A cidade toda carrega traços do estilo colonial, com casarões, igrejas e museus, tudo muito atrativo para os turistas. 

Uma curiosidade sobre Ouro Preto, é que ela abriga o maior conjunto de arquitetura Barroca do Brasil, sendo que há inclusive obras do Aleijadinho e várias Igrejas atrativas, como a São Francisco de Assis e a Nossa Senhora do Pilar. 

Passear pelas ruas de Ouro Preto é como dar uma volta pela história do Brasil, já que a cidade foi muito importante nos tempos da colonização, sendo que inclusive, já foi a capital do estado de Minas Gerais. Então se você é um amante de história, esse passeio será inesquecível para você.

Os encantos de Ouro Preto 

Apesar de não ser uma cidade muito grande Ouro Preto é muito atrativa para turistas, com diversas opções de lazer. É o destino de viagem perfeito para quem quer sossego e tranquilidade enquanto aproveita pontos turísticos de qualidade. Então aproveite pois vamos falar um pouquinho sobre as atrações da cidade. 

1. Praça Tiradentes 

A praça Tiradentes fica no alto do Morro de Santa Quitéria e é um destino  imperdível para aqueles que gostam de reviver a história. A praça foi chamada de Praça da Independência por boa parte do século XIX e teve a mudança de nome para Praça Tiradentes  em 21 de abril de 1894, data em que aconteceu a inauguração da a estátua que foi feita como forma de homenagem ao Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como o TIRADENTES. 

O monumento fica no centro da praça, sendo que aos seus arredores se encontra o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas e também o Museu da Inconfidência. Trata-se de um dos pontos turísticos imperdíveis de Ouro Preto, então não deixe de passear por essa Praça que possui uma trajetória história extremamente importante. 

Aproveite para ler: O que fazer em Ouro Preto? Confira os pontos turísticos

Conheça os segredos do centro histórico de Ouro Preto -  Foto: turismodeminas

2. Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas ​

​​​​​​Com um acervo de mais de 20 mil amostras de minerais, o lugar é incrível. Seu acervo foi crescendo aos poucos, através de doação e hoje está entre um dos maiores de todo o mundo, então você já pode imaginar como essa experiência será enriquecedora não é mesmo? 

Você encontrará uma cervo divido em sete setores distintos, sendo eles  Mineralogia, Metalurgia, Desenho, História Natural, Eletrotécnica, Topografia e Astronomia. Ao todo são mais de 5000 peças registradas no setor de história natural. 

Leia também: Tudo sobre o turismo em Minas Gerais

3. Museu da Inconfidência

O Museu da Inconfidência foi criado em 1938,  na era Vargas. O local conta com um acervo que conta a história de toda a evolução social mineira, tendo inclusive foco em contar a história dos conflitos que ocorreram em decorrência da coroa portuguesa. 

O lugar é muito enriquecedor, com traços de tudo o que se passou no Brasil e principalmente em Minas Gerais, na época da inconfidência, então realmente é um passeio importante para ser realizado. 

Leia ainda: Cidades interessantes para o ecoturismo em Minas Gerais

Conheça os segredos do centro histórico de Ouro Preto - Foto: Claiton Conto on Unsplash

4. Igreja Nossa Senhora do Carmo 

Sua construção teve início em 1766 e finalizou em 1772. O projeto inicial foi realizado por Manuel Francisco Lisboa e posteriormente modificado por seu filho, nosso tão conhecido Aleijadinho, trata-se de uma construção em estilo rococó. 

O grande destaque está nas paredes, onde há azulejos trazidos de Portugal, com imagens alusivas à Ordem do Carmo e esse é o único exemplar que você encontrará em todo o estado mineiro, então tenho certeza que ficará encantado com tanta beleza. 

Aproveite para ler: 4 cidades históricas em Minas Gerais para você conhecer

5. Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar

Imagine só a beleza de uma igreja que é toda trabalhada em Ouro? Pois bem, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar é trabalhada em ouro e ainda possui diversas obras de arte em seu interior. Essa visitação é cheia de muita beleza e um ar de luxo. 

Sem contar que é uma experiência única, afinal você não encontrará muitas fotos do interior da igreja, já que é proibido a retirada de fotos por lá. Para visitação, é cobrada uma pequena taxa, que com certeza vale a pena, diante da beleza do local. 

Leia também: 11 cidades turísticas em Minas Gerais para conhecer viajando de carro

Conheça os segredos do centro histórico de Ouro Preto - Foto: Raphael Fernandes on Unsplash

Onde se hospedar

Nós trouxemos algumas opções de passeios incríveis do Centro Histórico de Ouro Preto, então tenho certeza que você está curioso para conhecer cada detalhe desse destino que tem muito da história do Brasil e de Minas Gerais para nos contar. 

Então acesse agora mesmo o site www.temporadalivre.com ou baixe o App TemporadaLivre e garanta a sua reserva com conforto e segurança. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

06/04/2021
Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

24/12/2019
Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06/12/2019
Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

11/11/2019
divisor de conteúdo