Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

4 cidades históricas em Minas Gerais para você conhecer!

25 de Junho de 2019 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Minas Gerais é um estado que carrega em suas construções e ruas de pedras grande parte da histórica do Brasil, principalmente do período colonial. Muitas cidades ainda preservam casarões e igrejas com estilos arquitetônicos típicos da época, sem falar no estilo de vida mais tranquilo. Portanto, se você quer viajar para uma cidade com construções históricas, visitar pontos turísticos interessantes, descansar, comer comidas típicas deliciosas e ainda saber mais sobre a história do Brasil, veja a lista que separamos com 4 cidades históricas em Minas Gerais para você conhecer.

4 cidades históricas em Minas Gerais para você conhecer!

4 cidades históricas em Minas Gerais para você conhecer!

O estado de Minas Gerais possui diversas cidades históricas. Muitas delas tornaram-se destinos turísticos daqueles que desejam passar as férias em um lugar tranquilo, com clima de interior e que ainda preserva construções e paisagens dos séculos anteriores. O TemporadaLivre separou 4 dessas cidades para você colocar na sua lista de viagem.

  • Ouro Preto
  • Tiradentes
  • São João Del Rei
  • Serro 

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas?

Ouro Preto

A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, é uma das cidades mais visitadas no estado, pois possui diversos pontos turísticos que atraem a atenção de diversas pessoas. Ouro Preto possui construções importantes que preservam o estilo barroco, típico do período colonial. Muitas dessas construções, em sua maioria, as igrejas históricas,  mantém acervos de pinturas e esculturas muito importantes para a história do país. Grande parte dessas obras são do famoso escultor Aleijadinho. As igrejas que se destacam são Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar,  que abriga um Museu de Arte Sacra; a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, com sua arquitetura barroca e Igreja de São Francisco de Assis, considerada uma das obras mais importantes de Aleijadinho. 

A paisagem da cidade também é magnífica, pois suas ladeiras e mirantes permitem uma visão panorâmica de diversos ângulos. O Pico do Itacolomi, vizinho da cidade, ainda presenteia Ouro Preto com um cenário cinematográfica, com a linda montanha ao fundo.

Além disso a cidade ainda preserva uma forte tradição cultural. No período do Carnaval a cidade se agita e recebe muitos turísticas interessados em curtir os bailes oferecidos, principalmente, pelas repúblicas estudantis. 

4 cidades históricas em Minas Gerais para você conhecer! - Foto: Monique Renne

Tiradentes

Tiradentes está localizada a cerca de 200 km da capital Belo Horizonte. O lugar é perfeito para quem deseja passar dias tranquilos, em um lugar super acolhedor e com várias construções antigas e habitantes simpáticos. Ao visitar o Centro Histórico, é possível conhecer igrejas, museus, lojas e praças, e ainda é possível fazer um delicioso passeio de charrete.

Como a cidade é pequena, é possível conhecer quase tudo em pouco tempo. Os lugares que mais chamam a atenção são a Igreja Matriz de Santo Antonio, o Museu Casa Padre Toledo, e o Museu da Liturgia, além da Ponte das Forras e o Chafariz de São José.

A cidade atrai a atenção dos turistas por suas construções históricas, mas também por suas atividades de ecoturismo. Como Tiradentes é cercada pela Serra de São José, a cidade oferece atividades para quem adora estar em contato com a natureza. Por lá é possível realizar trilhas, conhecer cachoeiras, visitar grutas e até fazer cavalgada.

4 cidades históricas em Minas Gerais para você conhecer!

São João Del Rei

Do ladinho de Tiradentes está a tão encantadora São João del Rei e você pode conhecer a cidade pegando uma Maria-Fumaça que liga as duas cidades. Você pode avistar os belos casarões do século XVII passeando pelas Rua Getúlio Vargas e pela Rua Marechal Deodoro. As igrejas, como outras cidades históricas de Minas Gerais, também são um destaque em São João Del Rei. Entre as mais procuradas estão a  Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja de Nossa Senhora das Mercês.

A estação Ferroviária também merece uma visita. Por lá, além de passear de Maria-Fumaça você pode visitar o Museu Ferroviário, com vagões e locomotivas antigas e com acervo que conta a história desse transporte tão importante para o desenvolvimento do Brasil. 

4 cidades históricas em Minas Gerais para você conhecer!

Serro 

A cidade de Serro, em Minas Gerais fica a aproximadamente 220 km de Belo Horizonte e é considerada a Terra do Queijo.  A cidade possui várias construções antigas e um importante patrimônio histórico, sendo a primeira cidade a ser tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Além dessas construções, a cidade também possui outra grande (e delicioso) patrimônio: os queijos. Os queijos produzidos em Serro foram considerados, em 2002, Patrimônio Imaterial de Minas Gerais, e em 2008 como Patrimônio Imaterial do Brasil

Você ainda pode realizar diversas atividades ao ar livre, como passeio nas cachoeiras do Carijó, do Moinho e do Tempo Perdido, que apesar do nome não é tempo perdido conhece-la. 

A igrejas, como não poderia deixar de ser, também merecem uma visita, como por exemplo a bela Nossa Senhora do Carmo, que possui estilo rococó e com detalhes banhados a ouro, e a Igreja Nossa Senhora do Rosário, que exibe seu sino original do século XVIII. 

4 cidades históricas em Minas Gerais para você conhecer!

Conheça Minas Gerais

Além de passear por todas essas lindas cidades, conhecer construções históricas e ainda saber um pouco mais sobre a história do Brasil, você ainda poderá saborear todas as delicias mineiras: doces caseiros, tutu, torresmo, queijos e muitos outros quitutes especiais. Então aproveite e planeje sua viagem para Minas Gerais nas próximas férias.

Não esqueça também de reservar seu imóvel de temporada, afinal, você irá querer passar essa temporada com muito mais conforto e privacidade, descansando e curtindo aquele estilo único de Minas Gerais. E essa experiência você só consegue com um imóvel de temporada.

Agora que você já conhece algumas das cidades históricas mais importantes do estado, é só arrumar as malas e pé na estrada! 

Imóveis para alugar por temporada em Minas Gerais;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Como alugar meu imóvel por temporada?

29/01/2019

Feriados prolongados de 2019

28/01/2019

Qual é a melhor época para ir para Orlando, Flórida!

25/01/2019

4 motivos para conhecer Porto de Galinhas - PE

24/01/2019