Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Cidades em Minas Gerais para você conhecer

13 de Outubro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Cidades em Minas Gerais para você conhecer

Minas Gerais é um estado que carrega em suas construções e ruas de pedras grande parte da histórica do Brasil, principalmente do período colonial. Muitas cidades ainda preservam casarões e igrejas com estilos arquitetônicos típicos da época, sem falar no estilo de vida mais tranquilo.

Portanto, se você quer viajar para uma cidade com construções históricas, visitar pontos turísticos interessantes, descansar, comer comidas típicas deliciosas e ainda saber mais sobre a história do Brasil, o estado de Minas Gerais é o destino certo para você! 

Conheça as 10 melhores cidades em Minas Gerais

O estado de Minas Gerais possui diversas cidades históricas. Muitas delas tornaram-se destinos turísticos daqueles que desejam passar as férias em um lugar tranquilo, com clima de interior e que ainda preserva construções e paisagens dos séculos anteriores. 

1. Ouro Preto

A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, é uma das cidades mais visitadas no estado, pois possui diversos pontos turísticos que atraem a atenção de diversas pessoas.

Ouro Preto possui construções importantes que preservam o estilo barroco, típico do período colonial. Muitas dessas construções, em sua maioria, as igrejas históricas, mantém acervos de pinturas e esculturas muito importantes para a história do país.

Grande parte dessas obras são do famoso escultor Aleijadinho. As igrejas que se destacam são Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, que abriga um Museu de Arte Sacra; a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, com sua arquitetura barroca e Igreja de São Francisco de Assis, considerada uma das obras mais importantes de Aleijadinho. 

A paisagem da cidade também é magnífica, pois suas ladeiras e mirantes permitem uma visão panorâmica de diversos ângulos. O Pico do Itacolomi, vizinho da cidade, ainda presenteia Ouro Preto com um cenário cinematográfica, com a linda montanha ao fundo.

Além disso a cidade ainda preserva uma forte tradição cultural. No período do Carnaval a cidade se agita e recebe muitos turistas interessados em curtir os bailes oferecidos, principalmente, pelas repúblicas estudantis. 

Cidades em Minas Gerais para você conhecer - Foto:  Alessandro Deco por Pixabay 

2. Tiradentes

Tiradentes está localizada a cerca de 200 km da capital Belo Horizonte. O lugar é perfeito para quem deseja passar dias tranquilos, em um lugar super acolhedor e com várias construções antigas e habitantes simpáticos. Ao visitar o Centro Histórico, é possível conhecer igrejas, museus, lojas e praças, e ainda é possível fazer um delicioso passeio de charrete.

Como a cidade é pequena, é possível conhecer quase tudo em pouco tempo. Os lugares que mais chamam a atenção são a Igreja Matriz de Santo Antonio, o Museu Casa Padre Toledo, e o Museu da Liturgia, além da Ponte das Forras e o Chafariz de São José.

A cidade atrai a atenção dos turistas por suas construções históricas, mas também por suas atividades de ecoturismo. Como Tiradentes é cercada pela Serra de São José, a cidade oferece atividades para quem adora estar em contato com a natureza. Por lá é possível realizar trilhas, conhecer cachoeiras, visitar grutas e até fazer cavalgada.

Cidades em Minas Gerais para você conhecer - Foto:  Eunice de Faria por Pixabay 

3. São João Del Rei

Do ladinho de Tiradentes está a tão encantadora São João del Rei e você pode conhecer a cidade pegando uma Maria-Fumaça que liga as duas cidades. Você pode avistar os belos casarões do século XVII passeando pelas Rua Getúlio Vargas e pela Rua Marechal Deodoro. As igrejas, como outras cidades históricas de Minas Gerais, também são um destaque em São João Del Rei. Entre as mais procuradas estão a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja de Nossa Senhora das Mercês.

A estação Ferroviária também merece uma visita. Por lá, além de passear de Maria-Fumaça você pode visitar o Museu Ferroviário, com vagões e locomotivas antigas e com acervo que conta a história desse transporte tão importante para o desenvolvimento do Brasil. 

Cidades em Minas Gerais para você conhecer - Foto: Fábio Máximo por Pixabay 

4. Serro 

A cidade de Serro, em Minas Gerais fica a aproximadamente 220 km de Belo Horizonte e é considerada a Terra do Queijo.  A cidade possui várias construções antigas e um importante patrimônio histórico, sendo a primeira cidade a ser tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Além dessas construções, a cidade também possui outra grande (e delicioso) patrimônio: os queijos. Os queijos produzidos em Serro foram considerados, em 2002, Patrimônio Imaterial de Minas Gerais, e em 2008 como Patrimônio Imaterial do Brasil

Você ainda pode realizar diversas atividades ao ar livre, como passeio nas cachoeiras do Carijó, do Moinho e do Tempo Perdido, que apesar do nome não é tempo perdido conhece-la. 

A igrejas, como não poderia deixar de ser, também merecem uma visita, como por exemplo a bela Nossa Senhora do Carmo, que possui estilo rococó e com detalhes banhados a ouro, e a Igreja Nossa Senhora do Rosário, que exibe seu sino original do século XVII

Cidades em Minas Gerais para você conhecer - Foto: Turismo de Minas

5. Gonçalves

A cidade de Gonçalves está localizada ao sul de Minas Gerais, ao meio da Serra da Mantiqueira. A cidade é exuberante e ideal para os amantes da natureza, que vão se encantar com tantas paisagens e cachoeiras lindas que Gonçalves oferece. A melhor época para visitar essa cidade, sem dúvidas é no inverno. 

Cidades em Minas Gerais para você conhecer - Foto: Circuito Serras Verdes do Sul de Minas

6. Belo Horizonte

Com certeza, você já ouviu falar em Belo Horizonte, pois o destino além de ser a capital de Minas Gerais é também um dos principais destinos turísticos por lá. Na cidade você encontra muitas atrações culturais, gastronómicas e muitos mais. 

Vale a pena incluir a cidade de Belo Horizonte em sua lista de lugares para conhecer. Se quiser ficar por dentro de todos os atrativos que Belo Horizonte guarda, confira: O que fazer em Belo Horizonte

Cidades em Minas Gerais para você conhecer - Foto: Wikipédia

7. Capitólio

Capitólio ganha os corações dos aventureiros que amam a natureza. Afinal, a cidade reserva diversas cachoeiras incríveis, que são banhadas pelo deslumbrante Lago de Furnas. 

A cidade possui várias atrações para a família toda. Por isso, confira o roteiro de 3 dias, para aproveitar ao máximo as belezas dessa cidade. 

Cidades em Minas Gerais para você conhecer - Foto: Melhores Destinos

8. Congonhas

Congonhas é o paraíso em forma de cidade para os amantes das artes. A cidade preservas obras incríveis e muito importantes de Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho.

São diversos destinos incríveis por lá, como o Museu de Congonhas, Igreja do Bom Jesus de Congonhas e o incrível Santuário do Bom Jesus dos Matosinhos. Congonhas com certeza, é a próxima pedida para suas viagens. 

Cidades em Minas Gerais para você conhecer - Foto: Viagens e Destinos

9. Diamantina

Diamantina é uma das cidades históricas mais preservadas do estado de Minas Gerais. A história da cidade Diamantina vai muito além da famosa história da extração dos diamantes durante o século XVIII. 

A cidade encanta com seus casarões e igrejas com arquiteturas incríveis e antigas. Além disso, a cidade é o ponto de partida da famosa Estrada Real. 

Outra curiosidade é que por lá, acontecer o incrível espetáculo local, a Vesperata. Essa atração reúne diversos instrumentistas, organizados nas varandas de construções históricos e são comandados por um maestro. Esse show encanta a todos que assistem, realmente é um espetáculo e tanto.

Cidades em Minas Gerais para você conhecer - Foto: Mineiros na Estrada

10. Mariana

Por último, mas não menos importante, a belíssima cidade de Mariana. A cidade preserva boa parte da história colonial brasileira, principalmente ao período do Ciclo do Ouro. Essa cidade é histórica e possui incríveis igrejas, casarões antigos, museus e muitos mais. Que visita à cidade, com certeza se sente em uma volta no tempo! 

A atração mais procurada em Mariana é a Igreja de São Francisco, por lá você vê de pertinho a nave e sacristia pintadas pelo Mestre Ataíde e deslumbrantes púlpitos esculpidos em pedra sabão por Aleijadinho.

Cidades em Minas Gerais para você conhecer - Foto: Viagens e Caminhos

Onde se hospedar?

Além de passear por todas essas lindas cidades, conhecer construções históricas e ainda saber um pouco mais sobre a história do Brasil. Aproveite e planeje sua viagem para Minas Gerais nas próximas férias!

Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

Tudo sobre o turismo em Minas Gerais

11 cidades turísticas em Minas Gerais para conhecer viajando de carro

Cidades interessantes para o ecoturismo em Minas Gerais!

 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo