Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Tudo sobre o turismo em Minas Gerais

16 de Junho de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Tudo sobre o turismo em Minas Gerais

Quem conhece Minas Gerais se apaixona, pois o estado é incrível, cheio de cidades históricas e com anfitriões simpáticos e acolhedores.

Um passeio por Minas Gerais é tudo o que você precisa para se reconectar com a natureza, conhecer lugares incríveis e ainda fazer muitas amizades enquanto desfruta de um delicioso cafezinho com o tão famoso pão de queijo mineiro.

Pensando nas maravilhas deste destino, hoje vamos apresentar alguns pontos cenários que você não pode deixar de conhecer em sua viagem para Minas Gerais.

1. Serra do Caparaó

Vamos começar com um destino recheado de adrenalina, que tal um passeio pela Serra do Caparaó? O destino fica na divisa com o Espírito Santo e é o local preferidinho dos fãs de montanhismo.

Trata-se do Pico da Bandeira, o mais alto do Brasil, com  2892 metros de altitude, que fica no interior do Parque Nacional do Caparaó.

O melhor deste destino, é que além de agradar os aventureiros, ele também agrada aqueles que preferem curtir uma trilha pequena e  tomar um delicioso banho de cachoeira.

A Serra do Caparaó reserva cachoeiras incríveis e algumas opções de piscinas naturais, então ao escolher este destino, prepare-se para encarar muita diversão.

Aproveite para ler:  11 cidades turísticas em Minas Gerais para conhecer viajando de carro

2. Ouro Preto

Já falamos algumas vezes sobre este destino por aqui, até porque, não tem como falar sobre as atrações de Minas Gerais e deixar Ouro Preto de fora.

A cidade que já foi inclusive a capital do estado, é um patrimônio Tombado pela Unesco e reserva muitos encantos para o turista, tais como casarões antigos, montanhas e uma arquitetura em estilo colonial.

Você poderá escolher entre as várias opções de lazer na cidade, como conhecer as Minas de Ouro, admirar as incríveis igrejas com arquitetura antigas, conhecer a Praça Tiradentes ou os Museus de lá.

Leia ainda: O que fazer em Ouro Preto? Confira os pontos turísticos

Tudo sobre o turismo em Minas Gerais - foto: Raphael Fernandes no Unsplash

3. Serra da Piedade

A Serra da Piedade fica localizada em Caeté, ou seja, na microrregião de Belo Horizonte. Trata-se de um lugar perfeito para quem busca sossego e paz já que normalmente não há muito movimento por lá.

As pessoas aproveitam este passeio para apreciar o espetáculo da natureza, ver o sol se por sentado por lá é praticamente uma terapia. Então se estiver na região de Belo Horizonte, não deixe esse passeio para lá.

4. Circuito das Grutas

Primeiramente vamos falar sobre Peter Lund, trata-se de um naturalista Dinamarquês que desenvolveu diversas pesquisas nas Grutas da região de Minas Gerais. Por conta do pesquisador, hoje temos a Rota das Grutas de Peter Lund, que faz parte do Circuito das Grutas.

As cidades que fazem parte da Rota, em sua maioria são bem estruturadas e com suporte para atender aos turistas que resolvem se jogar nesta aventura. Fazem parte da Rota: Belo Horizonte, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas e Cordisburgo.

O passeio é recheado de muitas aventuras e descobertas, então se você gosta de uma boa adrenalina e história, sugiro que inclua a Rota das Grutas em seu itinerário de viagem.

5. Capitólio

Chegamos a um dos pontos mais procurados quando o assunto é ecoturismo. Capitólio que fica na região da Serra da Canastra é o lugar perfeito para os fãs de ecoturismo, então aproveite para conhecer um pouco mais sobre este destino.

Não faltam opções de lazer em Capitólio, você poderá aproveitar para conhecer a Cachoeira dos Cânions, fazer um passeio de barco no Lago de Furnas, curtir a vista do Mirante dos Cânions e fazer diversas trilhas.

Leia mais: Capitólio, o paraíso em Minas Gerais

Tudo sobre o turismo em Minas Gerais - Foto: aime Dantas no Unsplash

6. Pedra Redonda

Passear pela Pedra Redonda é praticamente uma obrigação para o turista que resolve visitar Monte Verde. Isso porque, é um dos pontos mais incríveis da cidade e uma experiência inesquecível.

O acesso é curto, são 900 metros de trilha, a trilha em si é leve, porém no final dela, há uma subida íngreme, então não deixe de ir com sapatos adequados e de levar um pouco de água para ir se hidratando.

Aproveite não somente o destino final, mas também todo o percurso, durante a trilha você passará por um mirante de madeira que é um ótimo lugar para tirar boas fotos e contemplar a natureza.

O destino final, ou seja, a Pedra Redonda é um presente da natureza para nós. Apesar de não ser um local tão alto, é possível apreciar uma vista incrível. Estamos falando da divisa dos estados de Minas Gerias e São Paulo, então você conseguirá ver os dois estados de lá.

7. Doze Profetas

Você já deve ter ouvido falar sobre os Doze Profetas esculpidos em pedra, na cidade de Congonhas. Essa beleza que mistura religião com arte, é de autoria de Antônio Francisco Lisboa, o tão famoso Aleijadinho.

As 12 estátuas formam o maior conjunto barroco de todo o mundo e por isso encanta os visitantes que conseguem apreciar esse encanto da arte brasileira.

Leia também: 4 cidades históricas em Minas Gerais para você conhecer

Tudo sobre o turismo em Minas Gerais - Foto:  arteclassicaeterna

8. Bicame de Pedras

Trata-se de um arqueoduto que foi construído por escravos no fim do século 18 e fica em Catas Altas, com o objetivo de conduzir as águas da Serra do Caraça até a parte mais baixa da região.

O local é uma das 21 maravilhas da estrada Real, que foi construída com uma muralha de pedras secas, sendo que tem 5,10 metros de altura.

Para aproveitar o passeio, você poderá subir por uma escadaria de pedras construída no paredão, que leva o turista até o topo, possibilitando uma vista do alto e quem sabe até fotos incríveis.

9. São João Del Rei

Trata-se de um destino semelhante a Ouro Preto quando o quesito é arquitetura. Por lá você também encontrará diversas construções antigas e charmosas que vão te deixar apaixonado pelo destino.

Além de apreciar as construções antigas, sugiro que tire um tempinho para caminhar pela cidade e também para fazer o passeio de Maria Fumaça. Você irá ficar encantado com toda a beleza que há por lá.

10. Ibitipoca

Este é o destino incrível para aqueles que gostam de aproveitar os encantos do Parque Estadual do Ibitipoca e também passeios mais urbanos, como sentar em um bazinho para comer enquanto conversa com os amigos.

O parque Estadual de Ibitipoca é um lugar maravilhoso para aproveitar o dia curtindo um circuito das águas e vários outros encantos da natureza.

Onde se hospedar

Agora que você conheceu vários destinos incríveis em Minas Gerais, aproveite para agendar sua próxima viagem para conhecer o estado de pertinho.

Acesse o site www.temporadalivre.com ou baixe o App TemporadaLivre e reserve sua hospedagem para conhecer todos os encantos mineiros.

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você!


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo