Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Conheça as principais cidades históricas no Brasil.

18 de Novembro de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Conheça as principais cidades históricas no Brasil.

O Brasil é um país de diversos encantos. Tanto as paisagens naturais, conhecidas no mundo todo, quanto as imponentes construções, como o Cristo Redentor, são pontos turísticos que atraem milhares de visitantes todos os anos, sendo os lugares mais requisitados por quem quer conhecer um pouco mais do Brasil.

Porém, muitas cidades guardam em suas centenárias construções, um importantíssimo acervo sobre a história do Brasil. Recontando, através de casarões, praças e prédios antigos, um pouco sobre diferentes períodos históricos do nosso país. 

Inclusive, algumas cidades acabaram recebendo o título de patrimônio histórico por entidades importantes como Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Unesco, devido a sua importância e a necessidade de conservação dessa história. 

Quer saber que cidades são essas? Então, acompanhe nosso post. 

Cidades consideradas patrimônio histórico no Brasil.

Ouro Preto - MG

Ouro Preto é uma das cidades mais conhecidas em Minas Gerais, e provavelmente a mais conhecida quando se trata de cidades históricas. Desde 1980, a cidade foi declarada como Patrimônio Mundial, e preserva diversas construções que remontam o período colonial do Brasil. 

Fundada no fim do século XVII, Ouro Preto foi cenário da Corrida do Ouro. Movimento que ocorreu durante quase 60 anos, no século XVIII. Hoje, a cidade é conhecida por suas importantes obras e construções barrocas, muitas delas obras do famoso artista Aleijadinho. 

As principais cidades históricas no Brasil.  - Ouro Preto-MG - @AdelanoLazáro

Paraty e Ilha Grande - RJ

Recentemente tombadas como Patrimônio Mundial pela Unesco, as cidades vizinhas de Paraty e Ilha Grande, possuem um importante valor histórico, que inclui suas belezas naturais, construções históricas, manifestações culturais e preservações arqueológicas. 

São belíssimos e antigos casarões, igrejas e monumentos centenários que preservam os primeiros anos da história do nosso país, já que Paraty possui mais de 350 anos. Além disso, as cidades estão localizadas próxima da Mata Atlântica, e por isso também possui diversas reservas ecológicas, garantindo a preservação da fauna e da flora da região. 

As principais cidades históricas no Brasil.  - Paraty - @Mauricio Oliveira

Centro Histórico de Salvador - BA

Salvador é a capital da Alegria e também a primeira capital do Brasil, por isso, preservas antigas construções que são consideradas patrimônios históricos. 

Em 1985, o seu belíssimo centro histórico foi considerado Patrimônio Mundial pela Iphan, devido seu importante valor documental, com casarões antigos, igrejas renascentistas e diversas outras construções antigas e importantes. O centro histórico de Salvador abrange áreas como Praça da Sé e Pelourinho, Terreiro de Jesus, Largo do São Francisco e Santo Antônio Além do Carmo.

As principais cidades históricas no Brasil.  - Salvador - Foto: adamygianinni /pixabay

Centro Histórico de Olinda - PE

Pernambuco é um estado muito animado. O Carnaval de Olinda, com seus famosos bonecões, é uma atração que arrasta multidões. Porém o colorido da cidade também é advindo dos seus antigos e belos casarões antigos, muitos deles tombados patrimônios históricos. 

Em 1982, a Iphan a concedeu ao seu Centro Histórico o título de Patrimônio Mundial devido seu valor histórico. Por lá é possível visitar igrejas barrocas, capelas, jardins e construções datadas do século XVII. 

As principais cidades históricas no Brasil - Olinda - Foto: Pedro Roberto G de A. Guerra / Pixabay 

Centro Histórico de Diamantina - MG

Outra cidade mineira muito importante e conhecida pela sua preservação histórica é a bela Diamantina, situada a cerca de 280 km de Belo Horizonte. 

Em 1999 a cidade estrou para o grupo das Cidades Históricas, ganhando o registro de Patrimônio Mundial, principalmente por suas igrejas barrocas e seu acervo de casas e construções que ajudam a recontar os anos do Ciclo do Ouro no Brasil. 

Construída no pé de montanhas, Diamantina também possui um cenário cinematográfico e encantador. 

As principais cidades históricas no Brasil. - Diamantina - @ZéRocha

Centro Histórico de São Luiz - MA

Desde 1997 a capital maranhense, São Luiz, está registrada como Patrimônio Histórico. A cidade abriga diversas construções de arquitetura holandesa e francesa, devido a sua colonização desses países, antes dos portugueses. Muitas dessas construções são datadas do século XVII, preservando a história do estado e do país. 

As principais cidades históricas no Brasil. - São Luiz - @Maurício Moreira

Conheça as cidades históricas no Brasil.

Com construções e cenários lindos, as cidades históricas brasileiras são excelentes destinos de férias, principalmente para quem gosta de ter um contato com a história do nosso país. 

Portanto, quando for planejar a próxima viagem, que tal eleger uma (ou mais) dessas cidades incríveis? Além das construções históricas, as cidades também oferecem outras atrações para você aproveitar. 

E aqui no TemporadaLivre você encontra as melhores opções de casas e apartamentos de temporada em cada uma dessas lindas cidades! É só acessar nosso site e conferir as opções. 

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo