Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

Motivos para conhecer São Luís, no Maranhão

27 de Maio de 2019 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

A capital do Maranhão é uma cidade encantadora. Fundada pelos franceses, ainda no século XVII, São Luís possui uma cultura múltipla, com construções históricas e paisagens naturais incríveis. Inclusive, o centro histórico da cidade foi declarado patrimônio cultural da humanidade, em 1997 pela UNESCO. Ou seja, com certeza, São Luís, no Maranhão é um dos lugares que você não pode deixar de conhecer. Portanto, se você está planejando a sua viagem e quer uma dica de destino, veja o nosso artigo e descubra os motivos para conhecer São Luís, no Maranhão.

Motivos para conhecer São Luís - MA

Quem visita São Luís pela primeira vez fica encantado com a diversidade de lugares para conhecer e de atividades para fazer. Para quem gosta de música, a cidade é conhecida como a Capital Brasileira do Reggae; para quem gosta de praia, a cidade também é conhecida como a Ilha do Amor e Ilha Bela. Mas se você adora conhecer lugares históricos, fique sabendo que São Luís também é conhecida como Cidade dos Azulejos e Atenas Brasileira. Quer saber o porquê? Continue acompanhando o nosso artigo e veja os motivos para conhecer São Luís

Motivos para conhecer São Luís, no Maranhão

As praias de São Luís

Infelizmente, algumas das praias de São Luís estão impróprias para o banho devido a falta de conscientização, onde alguns acabam jogando esgoto e lixo no mar. Porém, algumas delas mantém-se preservada e encantam os visitantes. A Praia da Guia é uma delas. O lugar é bastante frequentado por pescadores e o clima calmo tornam a Praia da Guia  um destino certo para quem deseja tranquilidade e sossego. A Pontal D'Areia é muito frequentada por jovens. Sua orla possui diversas barzinhos e que ficam bastante movimentadas, principalmente ao entardecer, quando muitas pessoas aproveitam para curtir o por-do -sol, que é um dos mais bonitos da região. 

Na Praia de São Marcos está localizada um dos cartões-postais da cidade: a estátua dos pescadores. O lugar é ótimo para quem quer sossego e contemplar uma bela vista. Já a praia do Olho D'água possui um clima mais rústico, com várias falésias, dunas e morros. Quando os ventos aumentam, lá pelos meses de Julho a Dezembro, a praia do Olho D'agua é bastante procurada por aqueles que gostam de praticar o kitesurf. 

Já a praia de Calhau é a mais bem localizada, e possui um ótimo calçadão para caminhadas e quiosques que servem petiscos e oferecem música ao vivo.  Além disso, a praia também possui águas tranquilas, ideais para banhos. 

Motivos para conhecer São Luís, no Maranhão

O centro histórico

Com mais de 400 anos, São Luís possui diversas construções históricas que remontam diversos períodos do Brasil. Diversos casarões centenários foram restaurados e transformados em centros culturais. Alguns desses casarões são revestidos de azulejos, pois, foi a solução encontrada na época para a preservação dos imóveis, já que o clima com muita chuva degastava as paredes e, durante o período quente, os revestimentos serviam como isolante térmico. Assim, São Luís ficou conhecida como a Cidade dos Azulejos. 

Alguns lugares do centro histórico são paradas obrigatórias para os vistantes do local, como o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, que localiza-se em um casarão muito bem preservado e possui um ótimo acervo de mobílias e documentos históricos; o Teatro Arthur Azevedo, que preserva detalhes da sociedade da época de sua construção; e o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, que preserva um acervo sobre a cultura popular maranhense como: Bumba-Meu-Boi e Tambor-de-Mina. 

Motivos para conhecer São Luís, no Maranhão

A cultura maranhense

A cultura do Maranhão, em especial em São Luís, é extremamente rica. Devido a grande quantidade de poetas e escritores advindos da cidade, o lugar ficou conhecido como Atenas Brasileira. Dentre os escritores mais famosos estão Aluísio de Azevedo e Graça Aranha.

Além disso, o reggae também possui um cenário bastante forte em São Luís. Muitos são os bares e estabelecimentos que dão espaço para o  estilo. Inclusive, em São Luís existe o primeiro museu sobre o reggae fora da Jamaica: é o Museu  do Reggae do Maranhão. Não atoa, a cidade ficou conhecida como a Capital Brasileira do Reggae e como a Jamaica Brasileira.

Mas o grande destaque está nas festas típicas, principalmente no Bumba-Meu-Boi. A festa tem inicio no final do mês de Maio, quando os ensaios para a festa começam. Já em Junho e Julho, iniciam-se os arraias e as apresentações dos bois. Ou seja, a cultura do Bumba-Meu-Boi é realizada durante as festividades juninas e é uma grande atração das festas de São João, no Maranhão. 

Motivos para conhecer São Luís, no Maranhão

Viaje para São Luís, no Maranhão.

Agora que você já conhece um pouquinho da capital maranhense, que tal aproveitar e já planejar a sua viagem. Com certeza, motivos para conhecer São Luís não faltam. 

E não se esqueça de reservar um imóvel de aluguel de temporada em São Luís. Essa é uma opção de hospedagem para quem quer curtir a viagem com mais conforto, segurança e privacidade, pois você pode reservar um imóvel completo para você, sua família e seus amigos. 

Quer saber mais sobre as casas e apartamentos de temporada em São Luís? Então acesse o nosso site e confira as opções. 

Imóveis para alugar por temporada em São Luís, no Maranhão.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Como alugar meu imóvel por temporada?

29/01/2019

Feriados prolongados de 2019

28/01/2019

Qual é a melhor época para ir para Orlando, Flórida!

25/01/2019

4 motivos para conhecer Porto de Galinhas - PE

24/01/2019