Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

São Luís do Maranhão: 8 Melhores destinos para conhecer!

27 de Novembro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

São Luís do Maranhão: 8 Melhores destinos para conhecer!

A capital do Maranhão é uma cidade encantadora. Fundada pelos franceses, ainda no século XVII, São Luís possui uma cultura múltipla, com construções históricas e paisagens naturais incríveis.

Inclusive, o centro histórico da cidade foi declarado patrimônio cultural da humanidade, em 1997 pela UNESCO, ou seja, São Luís do Maranhão é um dos lugares que você não pode deixar de conhecer.

Portanto, se você está planejando a sua viagem e quer uma dica de destino, veja o nosso artigo e descubra os motivos para conhecer São Luís, no Maranhão.

Melhores destinos para conhecer em São Luís do Maranhão

Quem visita São Luís pela primeira vez fica encantado com a diversidade de lugares para conhecer e de atividades para fazer. Para quem gosta de música, a cidade é conhecida como a Capital Brasileira do Reggae. 

Já para quem gosta de praia, a cidade também é conhecida como a Ilha do Amor e Ilha Bela. Mas se você adora conhecer lugares históricos, fique sabendo que São Luís também é conhecida como Cidade dos Azulejos e Atenas Brasileira

Sem mais delongas, confira nossa lista de melhores destinos para conhecer em São Luís do Maranhão: 

1. Praia do Guia

A Praia da Guia é uma delas. O lugar é bastante frequentado por pescadores e o clima calmo tornam a Praia da Guia um destino certo para quem deseja tranquilidade e sossego.

2. Praia da Ponta d'areia

A Praia da Ponta d'Areia é muito frequentada por jovens. Sua orla possui diversos barzinhos e que ficam bastante movimentadas, principalmente ao entardecer, quando muitas pessoas aproveitam para curtir o pôr-do-do -sol, que é um dos mais bonitos da região. 

3. Praia de São Marcos

A Praia de São Marcos está localizada um dos cartões-postais da cidade: a estátua dos pescadores. O lugar é ótimo para quem quer sossego e contemplar uma bela vista.

4. Praia do Olho D'água

A Praia do Olho D'água possui um clima mais rústico, com várias falésias, dunas e morros. Quando os ventos aumentam, lá pelos meses de julho a dezembro, a Praia do Olho D'agua é bastante procurada por aqueles que gostam de praticar o kitesurf. 

5. Praia de Calhau

Já a Praia de Calhau é a mais bem localizada, e possui um ótimo calçadão para caminhadas e quiosques que servem petiscos e oferecem música ao vivo.  Além disso, a praia também possui águas tranquilas, ideais para banhos. 

São Luís do Maranhão: 8 Melhores destinos para conhecer! - Foto: Francisco Aragão via Flickr

6. Centro histórico de São Luís

Com mais de 400 anos, São Luís possui diversas construções históricas que remontam diversos períodos do Brasil. Diversos casarões centenários foram restaurados e transformados em centros culturais. Alguns desses casarões são revestidos de azulejos, pois, foi a solução encontrada na época para a preservação dos imóveis, já que o clima com muita chuva degastava as paredes e, durante o período quente, os revestimentos serviam como isolante térmico. Assim, São Luís ficou conhecida como a Cidade dos Azulejos. 

São Luís do Maranhão: 8 Melhores destinos para conhecer! - Foto: Francisco Aragão via Flickr

6. Museu Histórico e Artístico do Maranhão

Alguns lugares do centro histórico são considerados parada obrigatória para os visitantes do local, como o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, que se localiza em um casarão muito bem preservado e possui um ótimo acervo de mobílias e documentos históricos.

São Luís do Maranhão: 8 Melhores destinos para conhecer! - Foto: Douglas Junior/MTur via Flickr

7. Teatro Arthur Azevedo

O Teatro Arthur Azevedo foi inaugurado em 1817, sendo um dos mais antigos do Brasil. O teatro é deslumbrante e você pode ver tudo através de uma visita guiada, totalmente gratuita. 

São Luís do Maranhão: 8 Melhores destinos para conhecer! - Foto: Otávio Rodriguez via Flickr

8. Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho

O Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, que preserva um acervo sobre a cultura popular maranhense como: Bumba-Meu-Boi e Tambor-de-Mina. 

A cultura maranhense

A cultura do Maranhão, em especial em São Luís, é extremamente rica. Devido a grande quantidade de poetas e escritores advindos da cidade, o lugar ficou conhecido como Atenas Brasileira. Dentre os escritores mais famosos estão Aluísio de Azevedo e Graça Aranha.

Além disso, o reggae também possui um cenário bastante forte em São Luís. Muitos são os bares e estabelecimentos que dão espaço para o estilo. Inclusive, em São Luís existe o primeiro museu sobre o reggae fora da Jamaica: é o Museu do Reggae do Maranhão. Não à toa, a cidade ficou conhecida como a Capital Brasileira do Reggae e como a Jamaica Brasileira.

Mas o grande destaque está nas festas típicas, principalmente no Bumba-Meu-Boi. A festa tem início no final do mês de maio, quando os ensaios para a festa começam. Já em junho e julho, iniciam-se os arraias e as apresentações dos bois. Ou seja, a cultura do Bumba-Meu-Boi é realizada durante as festividades juninas e é uma grande atração das festas de São João, no Maranhão. 

Motivos para conhecer São Luís, no Maranhão - Foto: Aurea Costa/Secult São Luís via Agência Senado

Quando visitar São Luís do Maranhão?

Geralmente, o período de chuvas constantes em São Luís é entre janeiro a junho. Portanto, o melhor período para conhecer a cidade é entre julho a dezembro, que é um período mais seco. 

Para quem quer aproveitar bem o incríveis Lençóis Maranhenses, o melhor período é entre junho e agosto. Esse período é o melhor se você quer passear sem chuva e encontrar as lagoas cheias. 

Já para quem quer imergir na cultura e tradições da cidade, as festas de São João e Bumba-Meu-Boi acontecem nos meses de junho e julho. 

Onde se hospedar? 

Agora que você já conhece um pouquinho da capital maranhense, que tal aproveitar e já planejar a sua viagem. Com certeza, motivos para conhecer São Luís não faltam. A melhor opção é reservar um imóvel de aluguel de temporada em São Luís.

Essa é uma opção de hospedagem para quem quer curtir a viagem com mais conforto, segurança e privacidade, pois você pode reservar um imóvel completo para você, sua família e seus amigos. 

Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo