Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Paraty e Ilha Grande recebem título de Patrimônio Mundial da Unesco

23 de Abril de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Paraty e Ilha Grande recebem título de Patrimônio Mundial da Unesco

No dia 05 de julho de 2019, duas cidade brasileiras foram contempladas com o título de Patrimônio Mundial da Unesco. São as belíssimas Paraty e Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro.

O título, mais que merecido, já estava sendo aguardado desde 2009, quando as cidades submeteram o pedido para a Unesco. Porém, na época, as cidades não conseguiram receber o certificado.

Este ano, após, algumas alterações no pedido e com a inserção da palavra "Biodiversidade", Paraty e Ilha Grande tornaram-se definitivamente Patrimônio Mundial da Unesco.

Paraty e Ilha Grande recebem título de Patrimônio Mundial da Unesco - Foto: Anápuáka Muniz Tupinamba Anápuáka /Pixabay 

O título de Patrimônio Mundial da Unesco

O título de Patrimônio Mundial da Unesco foi concedida às cidades devido o seu valor histórico, que inclui sua beleza natural, construções históricas, manifestações culturais e preservações arqueológicas.

Todas essas características importantes foram resumidas pelos historiadores como Biodiversidade e Cultura, reunindo a importância histórica que Paraty e Ilha Grande possuem, não só para o Brasil, mas assim como para toda a humanidade. 

O que torna o título ainda mais interessante, é o fato das cidades, diferentemente das demais que já receberam tal certificação, ainda encontram-se habitadas. Ou seja, cidades como Machu Pichu, no Peru e a antiga cidade Maia, no México, são sítios arqueológicos que mantem-se inabitadas há muitos anos. 

Esse título garante para as cidades mais investimentos ligados a preservação e manutenção da sua história. E isso, consequentemente, gera mais turismo, trazendo mais renda para Ilha Grande e para Paraty.

Aproveite para ler: Conheça as Cachoeiras de Paraty, no Rio de Janeiro

Paraty e Ilha Grande recebem título de Patrimônio Mundial da Unesco - Foto: Frame Youtube / VBC Imagens Aéreas

As belezas de Paraty e Ilha Grande 

Paraty e Ilha Grande estão localizada na região sul do estado do Rio de Janeiro, sendo que Paraty está pertinho da divida com o estado de São Paulo. 

Paraty possui mais de 350 anos de história, com isso, a cidade ainda preserva construções importantes do período colonial do Brasil. São casarões, igrejas e monumentos que ajudam a recontar os primeiros anos do nosso país.

Além disso, a cidade está situada nos arredores da Mata Atlântica, e por isso também possui diversas reservas ecológicas, garantindo a preservação da fauna e da flora da região. 

Culturalmente, Paraty também possui grandes riquezas. Na cidade ocorrem diversos festivais, como o Festival de Música Sacra, o FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty e o Festival Divino Espirito Santo

Leia também: Tudo sobre Paraty, no Rio de Janeiro

Paraty e Ilha Grande recebem título de Patrimônio Mundial da Unesco - Foto: Clara TCHOUBE / Pixabay 

Ilha Grande, como o próprio nome diz, é um ilha situada no sul do estado e que faz parte do município de Angra dos Reis. O lugar também preserva importante parte da fauna e flora da região, que podem ser conhecidos através de trilhas centenárias.

Além disso, Ilha Grande também promove encontros e festivais como o Festival de Música e Ecologia de Ilha Grande, super importantes para a cultura local. 

Leia também: Conheça o paraíso de águas cristalinas em Ilha Grande: a Praia do Aventureiro

Paraty e Ilha Grande recebem título de Patrimônio Mundial da Unesco - Foto: Valdiney Pimenta / wikipedia

Conheça Paraty e Ilha Grande

Tanto Paraty, quanto Ilha Grande, são destinos incríveis para você conhecer e passar uma temporada. Com tantas belezas incríveis, belas praias, paisagens naturais, construções históricas e eventos importantes, as cidades são roteiros obrigatórios para quem gosta de se divertir e conhecer lugares encantadores.

Por isso, não deixe de prestigiar essas duas cidades e conhecer lugares que agora são oficialmente reconhecidas para Patrimônio da Humanidade. 

E para planejar sua viagem e deixar tudo organizado, não esqueça de reservar seu imóvel de temporada. Afinal, depois de passear e conhecer as belezas de Paraty e Ilha Grande, nada melhor do que descansar em uma casa um apartamento super confortável e aconchegante.

Então, acesse o site www.temporadalivre.com  ou baixe o APP Temporadalivre e veja os imóveis de temporada incríveis esperando por você. 

Imóveis para alugar por temporada em Paraty e Ilha Grande;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo