menu

Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

Tudo sobre Paraty, no Rio de Janeiro

08 de Fevereiro de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Tudo sobre Paraty, no Rio de Janeiro

Essa histórica e paradisíaca cidade fica localizado no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, a aproximadamente 260 km da capital. A cidade é cortada pela rodovia Rio-Santos BR-101, que é o principal meio de acesso vindo do Rio de Janeiro e do litoral norte de São Paulo.

A cidade, é muito escolhida por turistas, e quando você visita pela primeira vez descobre o porquê e acaba se tornando um dos muitos turistas que querem retornar. Porque apesar de ser uma cidade histórica, contempla um paraíso tropical, sendo cercada por ilhas, o que deixa qualquer viajante apaixonado.

O que você provavelmente já ouviu falar sobre Paraty, são sobre suas ruas de pedras e casas coloridas, o que faz com que o centro histórico de Paraty nos encante desde o primeiro momento. Mas ao andar pelo centro de Paraty, procure usar calçados mais confortáveis, pois assim, passear pelas ruas se torna prazeroso e um belíssimo cenário para suas fotos.  

Tudo sobre Paraty, no Rio de Janeiro | Foto: Pixabay

Além disso, você vai se deslumbrar com a beleza do casario colonial, dos barquinhos coloridos ancorados na margem do Rio Perequê-Açu ou no cais, das lojas e dos ateliês de arte, tudo isso no Centro Histórico. O Centro da cidade também é conhecido por ser palco do evento Flip que é bem visitado pelos amantes da literatura, e tão concorrido que é preciso reservar seus ingressos com pelo o menos 6 meses de antecedência.

Outro ponto interessante e que faz com que as pessoas se desconectem mais, para viver o que há de mais importante nas férias em Paraty é que o sinal de internet por lá costuma ser ruim, tanto o 3G como os sinal de redes wi-fi, isso dá-se a falta de cabeamento moderno e de relevo na cidade. Mas é uma ótima pedida para descansar profundamente, desligando-se das redes sociais e fazendo um detox do mundo virtual.

Apesar de contar com tempos chuvosos também durante o verão, Paraty nunca deixa de ser um destino desejado e a chuva não atrapalha os viajantes a aproveitarem o que de melhor, a cidade tem a oferecer.

EXPLORE O CENTRO HISTÓRICO

Mas por onde começar a explorar as belezas de Paraty? Recomendamos começar a explorar pelo Centro Histórico, que além de contar toda a trajetória histórica da cidade é também ponto de partida para passeios marítimos às praias mais distantes e ilhas da região.

Você pode começar conhecendo a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, aquela famosa igrejinha que você vai ver nas fotos de cartões postais e imãs de Paraty. Outra dica é, que de algumas distâncias como da Marina de Paraty, é possível ver de longe a Igreja Matriz iluminada, e o visual a noite, então? É de tirar o fôlego!

A Casa da Cultura deve ser o seu segundo destino, ao explorar o Centro Histórico. Depois, aproveite para conhecer os ateliês, como o Armazém Paraty, que vende artesanato indígena e o ateliê Marisa Bidone, aonde são feitas e lapidados joias e bijuterias.

E claro, não deixe de entrar nas lojinhas de souvenirs e comprar sua lembrancinha de Paraty.  Você provavelmente vai se encantar com as lojas de artesanatos da cidade e com a variedade de opções, além das lojas de cachaças artesanais.

Leia mais em: O que fazer em Paraty, no Rio de Janeiro?

Tudo sobre Paraty, no Rio de Janeiro | Foto: Pixabay

EXPLORE AS ILHAS

Partindo do Centro Histórico, você pode começar a se aventurar em explorar as Ilhas de Paraty; a maioria dos passeios as Ilhas ao redor é feito por passeios de escunas ou barcos, de moradores experientes e bem conhecidos na região. Por isso e para sua segurança, não deixe de investir nesses passeios e aproveite para usufruir com quem entende bem da Ilha.

Para começar, uma das mais famosas é a Ilha do Araújo, onde você vai se deparar com o cotidiano legítimo dos caiçaras e aonde é feito um peixe na folha de bananeira, que deixar qualquer um com água na boca e cheio de apetite.

A segunda recomendação, é para você conhecer a Ilha dos Cocos que é perfeita para um mergulho livres e possui água cristalinas, que deixa qualquer um de queixo caído.

Ainda é possível reservar de 1 a 2 dias, para conhecer Trindade aonde você pode encontrar uma galera mais alternativa e hoots e praias quase desertas como Cachadaço e Antiguinhos.

Mas Paraty não se resume a ser uma cidade histórica e rodeada de Ilhas, Paraty possui também cachoeiras incríveis rodeadas e trilhas que também possuem um cenário histórico por terem sido construídas por escravos, nos séculos 18 e 19. Você vai encontrar essas cachoeiras, do lado serrano da cidade e na estrada de Cunha, no retorno para Rio-Santos.

Entre as cachoeiras mais conhecidas estão: Cachoeira da Pedra Branca, Cachoeira do Tobogã e Poço do Tarzan.

Fique atento aos nossos próximos blogs, pois traremos conteúdos exclusivos contando mais sobre essas cachoeiras.  Leia também: 

Motivos para passar as férias em Paraty, no Rio de Janeiro

Saiba onde comer em Paraty - RJ!

Paraty e Ilha Grande recebem título de Patrimônio Mundial da Unesco

ONDE SE HOSPEDAR EM PARATY

Agora que você já conhece mais sobre Paraty e está pronto para começar a explorar a cidade, você deve estar se questionando quais são os melhores lugares para se hospedar por lá, não é mesmo?

Não se preocupe, o TemporadaLivre reservou os melhores imóveis para você aproveitar a sua estadia na cidade com muito conforto e segurança!

Os imóveis de temporada, além de serem uma opção mais em conta te trazem a opção de ter mais liberdade e poder aproveitar até mesmo a piscina num dia de sol, depois de explorar as lindas Ilhas ao redor de Paraty.

Acesse então o www.temporadalivre.com e confira as melhores opções de estadia para suas férias!


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

06/04/2021
Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

24/12/2019
Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06/12/2019
Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

11/11/2019
divisor de conteúdo