Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Tudo sobre Paraty, no Rio de Janeiro

08 de Fevereiro de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Tudo sobre Paraty, no Rio de Janeiro

Essa histórica e paradisíaca cidade fica localizado no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, a aproximadamente 260 km da capital. A cidade é cortada pela rodovia Rio-Santos BR-101, que é o principal meio de acesso vindo do Rio de Janeiro e do litoral norte de São Paulo.

A cidade, é muito escolhida por turistas, e quando você visita pela primeira vez descobre o porquê e acaba se tornando um dos muitos turistas que querem retornar. Porque apesar de ser uma cidade histórica, contempla um paraíso tropical, sendo cercada por ilhas, o que deixa qualquer viajante apaixonado.

O que você provavelmente já ouviu falar sobre Paraty, são sobre suas ruas de pedras e casas coloridas, o que faz com que o centro histórico de Paraty nos encante desde o primeiro momento. Mas ao andar pelo centro de Paraty, procure usar calçados mais confortáveis, pois assim, passear pelas ruas se torna prazeroso e um belíssimo cenário para suas fotos.  

Tudo sobre Paraty, no Rio de Janeiro | Foto: Pixabay

Além disso, você vai se deslumbrar com a beleza do casario colonial, dos barquinhos coloridos ancorados na margem do Rio Perequê-Açu ou no cais, das lojas e dos ateliês de arte, tudo isso no Centro Histórico. O Centro da cidade também é conhecido por ser palco do evento Flip que é bem visitado pelos amantes da literatura, e tão concorrido que é preciso reservar seus ingressos com pelo o menos 6 meses de antecedência.

Outro ponto interessante e que faz com que as pessoas se desconectem mais, para viver o que há de mais importante nas férias em Paraty é que o sinal de internet por lá costuma ser ruim, tanto o 3G como os sinal de redes wi-fi, isso dá-se a falta de cabeamento moderno e de relevo na cidade. Mas é uma ótima pedida para descansar profundamente, desligando-se das redes sociais e fazendo um detox do mundo virtual.

Apesar de contar com tempos chuvosos também durante o verão, Paraty nunca deixa de ser um destino desejado e a chuva não atrapalha os viajantes a aproveitarem o que de melhor, a cidade tem a oferecer.

EXPLORE O CENTRO HISTÓRICO

Mas por onde começar a explorar as belezas de Paraty? Recomendamos começar a explorar pelo Centro Histórico, que além de contar toda a trajetória histórica da cidade é também ponto de partida para passeios marítimos às praias mais distantes e ilhas da região.

Você pode começar conhecendo a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, aquela famosa igrejinha que você vai ver nas fotos de cartões postais e imãs de Paraty. Outra dica é, que de algumas distâncias como da Marina de Paraty, é possível ver de longe a Igreja Matriz iluminada, e o visual a noite, então? É de tirar o fôlego!

A Casa da Cultura deve ser o seu segundo destino, ao explorar o Centro Histórico. Depois, aproveite para conhecer os ateliês, como o Armazém Paraty, que vende artesanato indígena e o ateliê Marisa Bidone, aonde são feitas e lapidados joias e bijuterias.

E claro, não deixe de entrar nas lojinhas de souvenirs e comprar sua lembrancinha de Paraty.  Você provavelmente vai se encantar com as lojas de artesanatos da cidade e com a variedade de opções, além das lojas de cachaças artesanais.

Leia mais em: O que fazer em Paraty, no Rio de Janeiro?

Tudo sobre Paraty, no Rio de Janeiro | Foto: Pixabay

EXPLORE AS ILHAS

Partindo do Centro Histórico, você pode começar a se aventurar em explorar as Ilhas de Paraty; a maioria dos passeios as Ilhas ao redor é feito por passeios de escunas ou barcos, de moradores experientes e bem conhecidos na região. Por isso e para sua segurança, não deixe de investir nesses passeios e aproveite para usufruir com quem entende bem da Ilha.

Para começar, uma das mais famosas é a Ilha do Araújo, onde você vai se deparar com o cotidiano legítimo dos caiçaras e aonde é feito um peixe na folha de bananeira, que deixar qualquer um com água na boca e cheio de apetite.

A segunda recomendação, é para você conhecer a Ilha dos Cocos que é perfeita para um mergulho livres e possui água cristalinas, que deixa qualquer um de queixo caído.

Ainda é possível reservar de 1 a 2 dias, para conhecer Trindade aonde você pode encontrar uma galera mais alternativa e hoots e praias quase desertas como Cachadaço e Antiguinhos.

Mas Paraty não se resume a ser uma cidade histórica e rodeada de Ilhas, Paraty possui também cachoeiras incríveis rodeadas e trilhas que também possuem um cenário histórico por terem sido construídas por escravos, nos séculos 18 e 19. Você vai encontrar essas cachoeiras, do lado serrano da cidade e na estrada de Cunha, no retorno para Rio-Santos.

Entre as cachoeiras mais conhecidas estão: Cachoeira da Pedra Branca, Cachoeira do Tobogã e Poço do Tarzan.

Fique atento aos nossos próximos blogs, pois traremos conteúdos exclusivos contando mais sobre essas cachoeiras.  Leia também: 

Motivos para passar as férias em Paraty, no Rio de Janeiro

Saiba onde comer em Paraty - RJ!

Paraty e Ilha Grande recebem título de Patrimônio Mundial da Unesco

ONDE SE HOSPEDAR EM PARATY

Agora que você já conhece mais sobre Paraty e está pronto para começar a explorar a cidade, você deve estar se questionando quais são os melhores lugares para se hospedar por lá, não é mesmo?

Não se preocupe, o TemporadaLivre reservou os melhores imóveis para você aproveitar a sua estadia na cidade com muito conforto e segurança!

Os imóveis de temporada, além de serem uma opção mais em conta te trazem a opção de ter mais liberdade e poder aproveitar até mesmo a piscina num dia de sol, depois de explorar as lindas Ilhas ao redor de Paraty.

Acesse então o www.temporadalivre.com e confira as melhores opções de estadia para suas férias!


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo