Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

O que devo fazer se o hóspede danificar meu imóvel?

16 de Junho de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

O que devo fazer se o hóspede danificar meu imóvel?

Quando preparamos nosso imóvel para a locação por temporada temos todos os detalhes, investimos dinheiro em móveis, pinturas e decoração, tudo para proporcionar uma estadia agradável e confortável para os hóspedes.

Apesar de zelarmos por nosso imóvel e exigir para que os hóspedes tenham o mesmo cuidado, tudo pode acontecer. Saber que seu imóvel foi danificado por um de seus hóspedes é algo frustrante, mas deve-se manter a calma e tomar as medidas cabíveis para a situação. 

O TemporadaLivre preparou esse blog com dicas sobre o que você deve fazer caso o seu imóvel seja danificado por um hóspede e, principalmente, como evitar esse tipo de problema. Confira! 

O que eu posso fazer para evitar que meu imóvel seja danificado por um hóspede?

Antes de tudo, vamos começar de contando algumas medidas preventivas para que você evite esse tipo de situação, evitando problemas com seus hóspedes.

Se mesmo seguindo essas medidas e, infelizmente, essa situação ocorrer, não se preocupe, pois vamos te falar o que você pode fazer nesse caso!

1. Objetos de valor

Se o seu imóvel possui objetos pessoais ou de valor, sejam eles utilizados para decoração ou para os hóspedes fazerem o uso durante sua estadia, nossa recomendação é que você os tire do imóvel.

Recolher todos esses objetos de valor sentimental ou também aqueles que tiveram um alto custo monetário, evitará danos ou que eles sejam quebrados de alguma forma.

Alguns exemplos desses itens são porta-retratos, antiguidades, heranças de família e por aí vai. Caso itens assim sejam danificados, temos certeza que mesmo que o hóspede pague os custos, será muito frustrante. 

O que devo fazer se o hóspede danificar meu imóvel? - Foto de Max Rahubovskiy

2. Inventário da casa

Criar um inventário da sua casa é algo essencial, pois assim você consegue ter anotado tudo o que tem no seu imóvel. Por isso, anote tudo o que está presente durante a estadia e quando falamos em "tudo", é tudo mesmo.

Anote desde itens de decoração, utensílios de cozinhas, tapetes, roupas de camas até itens de banheiro. Vale a pena anotar também as condições em que a pintura, pisos e áreas externas se encontram.

Não deixe de acrescenta no seu inventário as datas desses registros e, claro, mantenha esse inventário sempre atualizado. Além disso, tire algumas fotos para complementar ainda mais seu inventário. 

3. Vistoria do imóvel 

Nunca deixe de fazer uma vistoria no imóvel entre as estadias. No final de toda estadia, verifique se o imóvel está nas mesmas condições que o hóspede encontrou e utilize o auxílio do inventario para ter certeza de que nada está faltando. Além disso, teste os eletrodomésticos da casa e verifique se os mesmos ainda estão funcionando. 

Clique aqui e confira 3 razões para fazer vistoria no seu imóvel. 

4. Regras

Se você quer que seus hóspedes cuidem da sua casa da maneira que você espera e que eles não ultrapassem alguns limites, é necessário que você imponha algumas regras e deixe isso bem claro para o hóspede.

Com regras claras e definidas sobre o que não é permitido ou o que deve ser feito, você enviará com antecedência para o hóspede e também deixará uma versão impressa a disposição no imóvel.

O que devo fazer se o hóspede danificar meu imóvel? - Foto de Alexander Suhorucov

5. Contrato de locação

Mesmo que você anuncie seu imóvel em algum portal de anúncios de aluguel de temporada que oferecem seguranças para o anunciante, que você não precise providenciar um contrato de locação com seu hóspede. Isso é algo muito importante e necessário para que você esteja seguro caso algum problema aconteça. 

Clique aqui e saiba mais sobre como fazer um contrato de locação. 

6. Caução

A caução é uma garantia financeira que o hóspede deve fornecer ao proprietário ao alugar o imóvel. É uma quantia em dinheiro que é depositada em uma conta bancária ou em cheque nominal ao proprietário.

O valor da caução pode variar de acordo com o imóvel e as condições do contrato de locação. Essa é uma forma de se proteger contra danos causados ​​ao imóvel.

A finalidade da caução é garantir que o locatário cumpra todas as obrigações do contrato de locação. Se o locatário danificar o imóvel ou deixar de pagar a reserva, o proprietário pode reter parte ou toda a caução para cobrir os custos.

Se após a vistoria do imóvel tudo estiver em ordem, se o hóspede cumpriu com as regras e efetuou os pagamentos certinho, então a caução é devolvido para o hóspede. Mas lembre-se, é importante deixar explícito no seu anúncio que uma das condições do imóvel é efetuar o pagamento da caução. 

Clique aqui e saiba tudo sobre a caução e quanto cobrar.

O que fazer quando ocorrer essa situação?

Se mesmo seguindo essas medidas que te passamos ocorrer algum problema, é importante que você avalie bem o ocorrido e analise se é necessário tirar satisfação com o hóspede, pois muitas das vezes pode ser algo que nem vale a pena todo o atrito e dor de cabeça. 

Passar por alguns problemas no aluguel de temporada fazem parte do ramo. Por isso, é importante que você seja tolerante em relação a algumas ocasiões, afinal, esses são os riscos de alugar sua casa. 

Se for necessário cobrar o hóspede nessa situação, tenha paciência e profissionalismo na hora de falar com o hóspede. É preciso ser racional para conduzir esse tipo de situação da melhor forma possível. Jamais fale com seu hóspede com um tom de acusação, sempre pergunte sobre o ocorrido e deixe espaço para que o hóspede possa explicar seu ponto de vista. 

O que devo fazer se o hóspede danificar meu imóvel? - Foto de Ketut Subiyanto

Onde anunciar o seu imóvel? 

Para alcançar sucesso diante do mercado de aluguéis por temporada, é preciso anunciar em uma plataforma de confiança e qualidade. Por isso, o melhor lugar para anunciar o seu imóvel é no TemporadaLivre. Aqui você conta com diversos planos exclusivos, muitos benefícios e ainda conta com o marketing do TemporadaLivre para conquistar ainda mais hóspedes.

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Outra novidade do TemporadaLivre é que agora nós mostramos as localidades próximas do viajante e com isso, seu imóvel pode ter ainda mais acessos também por aqueles que estão mais perto dele. 

Veja também: 

Saiba como proteger seus hóspedes de acidentes domésticos na sua casa de temporada

- Como lidar com as avaliações negativas

O hóspede cancelou a reserva? Saiba como lidar com essa situação no aluguel de temporada


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo