menu

Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

Caução de Aluguel: Como funciona? Quando cobrar?

26 de Janeiro de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Caução de Aluguel: Como funciona? Quando cobrar?

Se você tem uma casa de locação, provavelmente você já deve ter ouvido falar em caução. Mas se ainda não sabe o que significa o termo, não se preocupe, pois agora nós iremos lhe explicar. 

Aproveite para entender o que é a caução, quando cobrar e quanto cobrar, afinal de contas á uma lei que rege a locação por temporada e a própria lei estabelece algumas regras para o uso da garantia através da caução. 

1. O que é a caução?

Caução é uma modalidade de garantia de locação e serve como um meio de proteção ao locatário, para garantir que ele irá receber o aluguel e a casa em perfeito estado, tal como entregou ao locatário. 

diversas modalidades de garantias de locação previstas na lei e a caução está entre elas. Ainda que na locação por temporada a previsão legal permite que seja cobrado um valor a título de caução. 

O que não é permitido por lei, em nenhuma das hipóteses de locação, sendo por temporada ou fixa, é a cobrança de uma de uma garantia para a locação, cabendo aos envolvidos escolherem apenas uma das modalidades. 

Aproveite para ler: Locador e locatário: o que define cada um? Qual é a legislação?

2. Como funciona a caução? 

Como falamos, a caução trata-se de um valor acordado entre as partes, que é dado como forma de garantir, para que caso haja algum problema com o pagamento, o locador não fique em total prejuízo. 

Esse valor normalmente é depositado em conta, dado através de cheque ou em dinheiro e não deve ser utilizado até o fim da locação. Ao fim da locação, após todos os pagamentos e vistorias, o valor é devolvido ao locatário. 

Leia ainda: Crédito Imobiliário: o que é e como conseguir?

Caução de Aluguel: Como funciona? Quando cobrar? - Foto: Pixabay

3. Quanto cobrar de caução?

A lei não estabelece um valor máximo para a caução, mas estabelece um limite em porcentagem em que pode ser cobrado. É o próprio locador quem irá estabelecer o valor da caução, mas este valor não pode ser superior a 30% do valor total da locação. 

Muitos acabam somando o valor de tudo o que há no interior do imóvel, e cobrando uma média de 10% desse valor. Acontece que em alguns casos, os 10% do valor dos bens, se torna superior aos 30% do valor do aluguel, então neste caso, a base se torna os 30% permitidos em lei. 

Leia também: Como montar um seguro de imóveis de temporada?

4. Onde anunciar

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre a lei do inquilinato e suas garantias locatícias, que tal começar a anunciar seu imóvel de temporada no maior e melhor portal de locações por temporada do Brasil?

Acesse agora mesmo o site www.temporadalivre.com ou baixe o App TemporadaLivre anuncie seu imóvel com a gente, pois assim, você terá cada vez mais hóspedes interessados em alugar a sua casa de temporada. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Outra novidade do TemporadaLivre é que agora nós mostramos as localidades próximas do viajante e com isso, seu imóvel pode ter ainda mais acessos também por aqueles que estão mais perto dele. 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

06/04/2021
Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

24/12/2019
Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06/12/2019
Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

11/11/2019
divisor de conteúdo