Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Carolina: um paraíso escondido no Maranhão

12 de Junho de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Carolina: um paraíso escondido no Maranhão

Você já ouviu falar sobre a cidade de Carolina, no Maranhão? Pois saiba que o lugar é um dos mais bonitos do estado - senão do país -, com suas belíssimas cachoeiras e cenários realmente paradisíacos. 

A cidade está localizada na divisa do estado do Maranhão com Tocantins, e em seu território encontra-se o Parque Nacional da Chapada das Mesas. Carolina possui um grande potencial para atividades de ecoturismo e sem dúvida, é um destino que você deve inserir em sua lista de roteiros para a próxima viagem. 

Quer saber mais sobre esse paraíso no Maranhão? Então confira nosso artigo sobre a cidade de Carolina

A cidade de Carolina, no Maranhão

Carolina é uma cidade pequena, com cerca de 23 mil habitantes, mas nos últimos tempos vem chamando bastante a atenção dos turistas, principalmente daqueles que gostam de atividades ao ar livre e de conhecer lugares diferentes, com cenários naturais incríveis.

A cidade fica um pouco longe de São Luis, a capital do estado, a cerca de 850 quilômetros de distância, por isso, Carolina ainda é um lugar ainda um pouco desconhecido por parte de muitos viajantes, já que não fica na rota de cidades turísticas. O acesso também é um pouco complicado, pois não há grande aeroportos próximos, sendo portanto, um lugar para se visitar de carro. 

Além disso, ir de carro para a cidade é uma ótima opção para que você possa se locomover com mais facilidade, pois grande parte de suas atrações ficam afastadas do centro e é necessário um veículo para chegar até elas. 

Descubra tudo sobre o paraíso de Carolina, no Maranhão! - Chapada das Mesas - Imagem: Otávio Nogueira/Flickr/Central de Notícias

Lugares para conhecer em Carolina, no Maranhão

Carolina oferece diversos lugares para você visitar e conhecer, porém, separamos algumas dicas de passeios que você não pode deixar de lado quando visitar a cidade. Confira!

  • Suas cachoeiras
  • Poço Azul
  • Parque Nacional das Mesas
  • Morro do Chapéu

Suas cachoeiras

Claro que suas lindas cachoeiras não poderiam deixar de estar nessa lista. A grande atração da cidade são suas belas quedas d'águas, que presenteiam os turistas com cenários naturais deslumbrantes. Não á toa, a cidade é conhecida como Paraíso das Águas em Maranhão. 

Existem diversas cachoeiras na cidade e nas regiões próximas, dentre elas estão:

Cachoeira de São Romão: A cachoeira conta a queda d'água mais volumosa da cidade e possui uma altura de 35 metros. Seu visual é inesquecível, porém seu acesso é um pouco difícil, sendo acessado preferencialmente por veículos 4x4, mas toda a beleza da cachoeira vale a pena a visita. Inclusive, ela integra nossa lista das 10 cachoeiras mais deslumbrantes do Brasil. 

Cachoeira Santa Bárbara: Essa cachoeira também é belíssima, sendo uma das mais altas da região, com 70 metros de altura. Apesar de não ficar exatamente em Carolina, mas sim na cidade de Riachão, é possível visitar a cachoeira com poucos minutos de viagem. 

Cachoeira da Prata: É um lugar perfeito para se refrescar. A cachoeira é a união de diversas quedas d'águas, que durante períodos de alta vasão, transformam-se em uma só queda. 

Cachoeira de Itapecuru ou Cachoeiras Gêmeas: Também não fica em Carolina, mas sim no vilarejo de São João das Cachoeiras, bem pertinho da cidade. O lugar é lindo e oferece, além das cachoeiras, uma boa infraestrutura para você aproveitar o dia por lá. 

Cachoeira do Dodô: A cachoeira do Dodô, embora pequena, é super bonita e vale a pena a visita. Está localizada dentro do Parque Nacional da Chapada das Mesas. 

Descubra tudo sobre o paraíso de Carolina, no Maranhão! - Cachoeira São Romão - Imagem: deltafrut / wikipedia

Poço Azul 

Apesar de não ficar exatamente em Carolina, mas sim em Riachão, o Poço Azul é um dos cartões-postais da região e, com certeza, é um lugar que não pode ficar de fora de sua lista de atividades na cidade. O poço, como o próprio nome diz, é uma piscina natural de águas cristalinas e intensamente azuis, e o melhor, suas águas são morninhas.

O poço está localizado no Complexo Eco Turístico Poço Azul e também oferece diversas cachoeiras, além de uma boa infraestrutura para você passar um dia bem agradável ao lado da família ou dos amigos. 

Descubra tudo sobre o paraíso de Carolina, no Maranhão! - Poço Azul - Imagem: CatracaLivre

Parque Nacional da Chapada das Mesas

Além de um lugar lindo para você conhecer, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é também uma área de preservação ambiental, protegendo parte da fauna e flora do cerrado. Por lá, você pode realizar diversas trilhas e conhecer verdadeiras obras da natureza, como: 

Morro da Pedra Furada: Como o nome diz, é um rochedo com uma fenda, parecendo um furo em meio ao morro. Também é um lindo lugar para tirar fotos e contemplar a paisagem. 

Santuário da Pedra Caída: O santuário da Pedra Caída está localizado dentro do parque, mas é um complexo próprio, com diversas cachoeiras, opções de atividades como tirolesa, rapel e muito mais. 

Descubra tudo sobre o paraíso de Carolina, no Maranhão! - Cachoeira da Pedra Caída - Imagem: deltafrut / wikipedia

Morro do Chapéu

Imagine uma grande montanha com o seu topo quase nivelado. Esse é o Morro do Chapéu, um dos lugares mais famosos de Carolina. Só é permitido realizar as trilhas do morro com o acompanhamento de guia para evitar qualquer depredação do local, já que o Morro do Chapéu está localizado em uma área de preservação ambiental

A trilha possui uma dificuldade alta, pois alguns trechos são bem ingrimes e toda a trilha é exposta ao sol, por isso, lembre-se de estar com o fôlego em dia e de levar água. O trajeto possui cerca de 500 metros, mas toda a vista vale a pena. 

Descubra tudo sobre o paraíso de Carolina, no Maranhão! - Imagem: Fernando Cunha

Conheça Carolina e a região do Maranhão!

Gostou da região de Carolina? Tenho certeza que sim! Portanto, se quer um lugar bem diferente, interessante e com paisagens naturais deslumbrantes para conhecer, coloque Carolina em sua lista de próximos destinos de viagem. Com certeza você irá se encantar e irá querer voltar várias vezes!

Imagem capa: Secretária Turismo Maranhão

Imóveis para alugar por temporada no Maranhão;

 

Quer saber mais sobre o estado do Maranhão? Então acesse nossos outros posts:

Conheça as belezas paradisíacas dos Lençóis Maranhenses!

Conheça a bela Barreirinhas, no Maranhão!

Motivos para conhecer São Luís, no Maranhão

 

 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo