menu

Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

Descubra tudo sobre o paraíso de Carolina, no Maranhão!

02 de Setembro de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Descubra tudo sobre o paraíso de Carolina, no Maranhão!

Você já ouviu falar sobre a cidade de Carolina, no Maranhão? Pois saiba que o lugar é um dos mais bonitos do estado - senão do país -, com suas belíssimas cachoeiras e cenários realmente paradisíacos. 

A cidade está localizada na divisa do estado do Maranhão com Tocantins, e em seu território encontra-se o Parque Nacional da Chapada das Mesas. Carolina possui um grande potencial para atividades de ecoturismo e sem dúvida, é um destino que você deve inserir em sua lista de roteiros para a próxima viagem. 

Quer saber mais sobre esse paraíso no Maranhão? Então confira nosso artigo sobre a cidade de Carolina

A cidade de Carolina, no Maranhão

Carolina é uma cidade pequena, com cerca de 23 mil habitantes, mas nos últimos tempos vem chamando bastante a atenção dos turistas, principalmente daqueles que gostam de atividades ao ar livre e de conhecer lugares diferentes, com cenários naturais incríveis.

A cidade fica um pouco longe de São Luis, a capital do estado, a cerca de 850 quilômetros de distância, por isso, Carolina ainda é um lugar ainda um pouco desconhecido por parte de muitos viajantes, já que não fica na rota de cidades turísticas. O acesso também é um pouco complicado, pois não há grande aeroportos próximos, sendo portanto, um lugar para se visitar de carro. 

Além disso, ir de carro para a cidade é uma ótima opção para que você possa se locomover com mais facilidade, pois grande parte de suas atrações ficam afastadas do centro e é necessário um veículo para chegar até elas. 

Descubra tudo sobre o paraíso de Carolina, no Maranhão! - Chapada das Mesas - Imagem: Otávio Nogueira/Flickr/Central de Notícias

Lugares para conhecer em Carolina, no Maranhão

Carolina oferece diversos lugares para você visitar e conhecer, porém, separamos algumas dicas de passeios que você não pode deixar de lado quando visitar a cidade. Confira!

  • Suas cachoeiras
  • Poço Azul
  • Parque Nacional das Mesas
  • Morro do Chapéu

Suas cachoeiras

Claro que suas lindas cachoeiras não poderiam deixar de estar nessa lista. A grande atração da cidade são suas belas quedas d'águas, que presenteiam os turistas com cenários naturais deslumbrantes. Não á toa, a cidade é conhecida como Paraíso das Águas em Maranhão. 

Existem diversas cachoeiras na cidade e nas regiões próximas, dentre elas estão:

Cachoeira de São Romão: A cachoeira conta a queda d'água mais volumosa da cidade e possui uma altura de 35 metros. Seu visual é inesquecível, porém seu acesso é um pouco difícil, sendo acessado preferencialmente por veículos 4x4, mas toda a beleza da cachoeira vale a pena a visita. Inclusive, ela integra nossa lista das 10 cachoeiras mais deslumbrantes do Brasil. 

Cachoeira Santa Bárbara: Essa cachoeira também é belíssima, sendo uma das mais altas da região, com 70 metros de altura. Apesar de não ficar exatamente em Carolina, mas sim na cidade de Riachão, é possível visitar a cachoeira com poucos minutos de viagem. 

Cachoeira da Prata: É um lugar perfeito para se refrescar. A cachoeira é a união de diversas quedas d'águas, que durante períodos de alta vasão, transformam-se em uma só queda. 

Cachoeira de Itapecuru ou Cachoeiras Gêmeas: Também não fica em Carolina, mas sim no vilarejo de São João das Cachoeiras, bem pertinho da cidade. O lugar é lindo e oferece, além das cachoeiras, uma boa infraestrutura para você aproveitar o dia por lá. 

Cachoeira do Dodô: A cachoeira do Dodô, embora pequena, é super bonita e vale a pena a visita. Está localizada dentro do Parque Nacional da Chapada das Mesas. 

Descubra tudo sobre o paraíso de Carolina, no Maranhão! - Cachoeira São Romão - Imagem: deltafrut / wikipedia

Poço Azul 

Apesar de não ficar exatamente em Carolina, mas sim em Riachão, o Poço Azul é um dos cartões-postais da região e, com certeza, é um lugar que não pode ficar de fora de sua lista de atividades na cidade. O poço, como o próprio nome diz, é uma piscina natural de águas cristalinas e intensamente azuis, e o melhor, suas águas são morninhas.

O poço está localizado no Complexo Eco Turístico Poço Azul e também oferece diversas cachoeiras, além de uma boa infraestrutura para você passar um dia bem agradável ao lado da família ou dos amigos. 

Descubra tudo sobre o paraíso de Carolina, no Maranhão! - Poço Azul - Imagem: CatracaLivre

Parque Nacional da Chapada das Mesas

Além de um lugar lindo para você conhecer, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é também uma área de preservação ambiental, protegendo parte da fauna e flora do cerrado. Por lá, você pode realizar diversas trilhas e conhecer verdadeiras obras da natureza, como: 

Morro da Pedra Furada: Como o nome diz, é um rochedo com uma fenda, parecendo um furo em meio ao morro. Também é um lindo lugar para tirar fotos e contemplar a paisagem. 

Santuário da Pedra Caída: O santuário da Pedra Caída está localizado dentro do parque, mas é um complexo próprio, com diversas cachoeiras, opções de atividades como tirolesa, rapel e muito mais. 

Descubra tudo sobre o paraíso de Carolina, no Maranhão! - Cachoeira da Pedra Caída - Imagem: deltafrut / wikipedia

Morro do Chapéu

Imagine uma grande montanha com o seu topo quase nivelado. Esse é o Morro do Chapéu, um dos lugares mais famosos de Carolina. Só é permitido realizar as trilhas do morro com o acompanhamento de guia para evitar qualquer depredação do local, já que o Morro do Chapéu está localizado em uma área de preservação ambiental

A trilha possui uma dificuldade alta, pois alguns trechos são bem ingrimes e toda a trilha é exposta ao sol, por isso, lembre-se de estar com o fôlego em dia e de levar água. O trajeto possui cerca de 500 metros, mas toda a vista vale a pena. 

Descubra tudo sobre o paraíso de Carolina, no Maranhão! - Imagem: Fernando Cunha

Conheça Carolina e a região do Maranhão!

Gostou da região de Carolina? Tenho certeza que sim! Portanto, se quer um lugar bem diferente, interessante e com paisagens naturais deslumbrantes para conhecer, coloque Carolina em sua lista de próximos destinos de viagem. Com certeza você irá se encantar e irá querer voltar várias vezes!

Imagem capa: Secretária Turismo Maranhão

Imóveis para alugar por temporada no Maranhão;

 

Quer saber mais sobre o estado do Maranhão? Então acesse nossos outros posts:

Conheça as belezas paradisíacas dos Lençóis Maranhenses!

Conheça a bela Barreirinhas, no Maranhão!

Motivos para conhecer São Luís, no Maranhão

 

 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

24/12/2019
Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06/12/2019
Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

11/11/2019
Como alugar meu imóvel por temporada?

Como alugar meu imóvel por temporada?

29/01/2019
divisor de conteúdo