Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Tudo sobre Garopaba, em Santa Catarina

29 de Janeiro de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Tudo sobre Garopaba, em Santa Catarina

Você já conhece ou ouviu falar de Garopaba, que fica em Santa Catarina? Então você não perde por conferir essa matéria completa sobre essa linda cidade, que fica ao sul de Florianópolis, à aproximadamente 80 km.

Então vamos começar por uma curiosidade? O nome de Garopaba, possui origem no tupi-guarani, e quer dizer ‘enseada de barcos’.

Nos anos 70, a cidade foi considerada um dos destinos mais procuradas pelos jovens hippies e por aqueles que buscavam um estilo de vida mais simples e tranquilo, como a vida de pescador e estar em contato direto com a natureza. E isso foi um dos precursores do desenvolvimento da infraestrutura da cidade, que hoje possui uma excelente infraestrutura para receber turistas com conforto e ainda oferece muitas opções de gastronomia para todos os paladares.

Além disso, em sua estrutura você encontra pronto-socorro, e uma característica bem peculiar da cidade é a de proibir a construção de edifícios muito altos, o que faz da cidade toda bastante arejada e iluminada.

Outra curiosidade sobre Garopaba é o estilo de vida alternativo, pois por exemplo, durante os meses de junho e outubro, Garopaba se torna o maior centro de yoga das Américas. Então se você é amarradão na vida na natureza, curte uma vida saudável e conhecer os limites do seu corpo, uma visita a Garopaba pode te trazer essa experiência.

Tudo sobre Garopaba, em Santa Catarina | Foto: Pixabay

A cidade é também conhecida pela visitação das baleias Franca pois elas buscam a água quente dos mares, para trazer seus filhotes. O espetáculo é conhecido até mesmo internacionalmente e acontece principalmente entre os meses de julho e novembro, e por isso, foi criado por lá até mesmo uma área de proteção animal.

Ah, mas Garopaba não se resume apenas em lindas praias, ela abriga também um conjunto de Dunas, chamadas de "Areias do Macacu", ou também conhecidas como  "Dunas do Roncador", que além de um visual de tirar o fôlego conta com a prática de sandboard.

Algo super interessante também, é o misto entre água doce e água salgada que se forma na Barra do Rio Siriú, e ainda é cercado pela Mata Atlântica e por belíssimos morros.

Vamos conhecer melhor sobre as praias, então? As praias de Garopaba são muito frequentadas principalmente por catarinenses e por turistas exigentes, que buscam por tranquilidade. Outra forte característica é que as ondas são fortes, o que atraí muitos surfistas e amantes do mar que saem de todos os cantos do Brasil rumo a este paraíso natural.

O que marca muito também  a cidade num todo, é a existência de muitos barcos de pescadores que acabam criando um ambiente convidativo ao relaxamento, ao descanso, e a usufruir das coisas simples da vida. E claro, muitas fotos que vão deixar seus seguidores babando!

Conheça as praias de Garopaba

Praia do Centro

Para começar a aproveitar sua ida a Garopaba em grande estilo, nada melhor que fazer a primeira “parada” na Praia do Centro, uma praia linda e que “recebe” os turistas da melhor maneira possível. Quem chega aqui, não tem vontade de sair. E para entender isso não precisa muito, basta observar o cenário, que  é deslumbrante. Para onde quer que olhe você encontra belezas naturais capazes de te deixar “boquiaberto”. Não é exagero, não, viu..é realidade. Em dias quentes a praia fica repleta de turistas e moradores, pois todos querem aproveitar ao máximo a presença do sol.

Praia da Ferrugem

Praia da Ferrugem é um lugarzinho que não pode deixar de ser visitado. Ao chegar lá, com certeza você se deparará com centenas de guarda-sóis coloridos enfeitando as areias, e, em seguida, com vários surfistas aproveitando as fantásticas ondas da praia. Mas, em meio aos guarda-sóis e as águas geladas da Praia da Ferrugem, é super provável que você “trombe” em um turista da argentina, pois nossos queridos hermanos estão sempre por aqui e adoram uma praia brasileira. E isso significa que, o que rola na praia é uma mistura bem gostosa e bastante interessante para aqueles que procuram fazer novas amizades.

Praia do Ouvidor

A Praia do Ouvidor possui cerca de 2km de extensão e é uma praia ideal para famílias. O principal motivo é tranquilidade que a praia possui, sendo então, um ótimo ponto de encontro para diversas famílias que vão a praia não só para curtir o mar como também piqueniques, caminhadas e etc.

Mas, a parte mais curiosa e talvez mais “família” da praia é que, os veículos ficam ali mesmo na areia, com todas as coisas que são necessárias para passar o dia todo, pois as famílias não vão a praia para ficar apenas 2 horinhas, e sim o dia inteiro. Portanto, não se assuste ao se deparar com vários veículos estacionados na areia, é bem comum.

Praia do Rosa

E para finalizar essa viagem da melhor maneira possível, a nossa última e mais esperada parada é a Praia do Rosa, também conhecida como Búzios do Sul, como é popularmente chamada.

A praia, que é uma das mais lindas de Garopaba,  é também o verdadeiro ponto de encontro dos surfistas, pois suas ondas são dar medo, mas não para eles, claro. Além disso, o lugar é de uma natureza selvagem, onde o verde das matas se contrasta com o azul do mar  e oferece um visual de tirar o fôlego de qualquer um. Sendo então, uma praia dona de lindas paisagens e de encantos indescritíveis. Por isso que, quem ainda não a conhece, precisa urgentemente conhecer e ver/sentir tudo que a Praia do Rosa tem para oferecer.

Praia Gamboa

Gamboa é uma das praias de Garopaba com menos movimento, fica a 15km do centro da cidade, sendo cercada pela Mata Atlântica e quase deserta, e acaba atraindo todos os anos muitos amantes da tranquilidade, da proximidade com a natureza e da distância da vida corrida e movimentada da cidade. Por lá, você pode também explorar morros e trilhas, que vão te levar à uma vista imperdível da praia.

Outras praias que não podem faltar no seu roteiro, e que estão muito perto de Garopaba são a Praia da Preguiça e a Praia do Silveira, ao sul da cidade.

Logo perto de Gamboa localiza-se também a Praia do Siriú, que possui um Parque Nacional da Serra do Taboleiro entre a praia e o Morro dos Cavalos, que possui algumas dunas e também é destino certo para quem gosta de esportes na areia

Como chegar em Garopaba

DE ÔNIBUS

Se estiver um pouquinho distante do sul do país, o ônibus pode ser uma boa opção. Pois enquanto viaja pode descansar e reservar as energias para serem gastas nas belas praias de Garopaba. Além de ser um ótimo transporte para aqueles que vão viajar em grupos, seja de famílias ou amigos. As empresas Catarinense e Itapemirim partem de várias capitais do país rumo a Florianópolis. E após chegar ao Terminal Rita Maria será necessário outro transporte até Garopaba e duas empresas fazem essa linha, a Paulo Lopez e a Paulotour.

DE AVIÃO

O avião é indicado para quem está um pouquinho mais longe, como no sudeste e em outras partes do país. Portanto, se estiver em São Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo, saiba que as principais companhias aéreas fazem voos diretos para o aeroporto de Florianópolis, que está distante cerca de 100 km de Garopaba. Neste caso também será necessário outro transporte, assim como já citado anteriormente, as empresas Paulo Lopez e a Paulotur fazem a linha Florianópolis x Garopaba.

DE CARRO

Porém, para quem está no sul ou próximo dele o carro pode ser uma ótima opção. E o acesso a Garopaba é feito pela BR-101, sentido sul, seguindo até o trevo de Araçatuba, num trajeto de 65 km. Quando chegar ao trevo, vire á esquerda, até Garopaba que está há um pouco mais de 15 km.

Viu só como é simples e prático chegar até Garopaba? Agora é só arrumar as malas e partir rumo as deliciosas praias!

Ah, e mais uma coisa: Não se esqueça dos óculos de sol, protetor solar e das roupas de banho, pois tenho certeza que você não irá querer sair da praia nem um minuto sequer!

Onde se hospedar em Garopaba

Eaí, já está fazendo suas malas? Tenho certeza que sim mas antes, não se esqueça de conferir os melhores locais para se hospedar.

Garopaba reserva muitos imóveis de temporada, com muito conforto e segurança para que você possa aproveitar suas férias com tranquilidade. E por isso, o TemporadaLivre separou os melhores imóveis em Garopaba para você escolher, vem conferir!

Leia também: As melhores praias de Garopaba, no litoral catarinense!

Ah, queria te lembrar que o TemporadaLivre é o portal mais queridinho do Brasil e você pode ficar tranquilo fazendo sua reserva pelo nosso portal.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo