Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

Alugar por temporada: Conheça seus direitos

16 de Novembro de 2018 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Alugar por temporada é uma forma de hospedagem com muitas vantagens, tanto para o locador quanto para o locatário. Para o locador, é uma excelente forma de lucrar com um imóvel que possui e não tem moradores fixos. Já para o locatário, a vantagem está não só no preço, que sai mais barato que se hospedar em um hotel, como também no conforto e na privacidade que o imóvel oferece. É como se estivesse em casa, mas em outra casa (e cidade), entende? Mas, assim como várias outras modalidades por aí, o aluguel de temporada oferece direitos específicos aos locatários. E você, como viajante, deve ter conhecimento de todos eles, afinal, é importante estar bem informado em relação há alguns detalhes que não podem passar despercebidos. Confira a seguir quais são seus direitos quando o assunto é o alugar por temporada.

Direitos do locatário ao alugar por temporada:

 

Prazo de locação

O prazo da locação por temporada não pode ultrapassar 90 dias e o pagamento de aluguéis e encargos podem ou não ser solicitados antecipadamente e de uma só vez, mas o Procon-SP não aconselha que o consumidor pague o valor integral de forma antecipada. Além disso, é importante que o locatário solicite um recibo de todas as quantias pagas.

Localização do imóvel

Ao alugar por temporada, verifique a localização do imóvel, assim como as condições de acesso ao local, pontos de referência e infraestrutura da região. Hoje, com algumas pesquisas é possível saber tudo que tem por perto, além disso, através do Google Maps, há como ver a casa/apartamento e  os arredores do imóvel.

Alugar por temporada
Alugar por temporada - Casa de temporada

Contrato para alugar por temporada

Geralmente, os locadores já possuem um modelo de contrato para quem alugar por temporada e enviam o mesmo assim que a negociação é realizada, mas, caso ele não envie, solicite um. Nesse contrato deve obter data de entrada e saída, nome e endereço do proprietário e do imóvel, preço e forma de pagamento, local de retirada das chaves, tipo e número de cômodos, garagem e etc. Por ser um imóvel mobiliado, deve constar a relação de móveis e utensílios, descrição e estado de conservação. Além disso, é necessário que o contrato obtenha um valor estipulado para uma eventual multa caso um móvel/objeto seja quebrado.

Alugar por temporada
Alugar por temporada - Contrato

Forma de pagamento 

Evite pagar integralmente a locação de forma antecipada e exija o envio da confirmação de pagamento. Guarde os recibos, extratos bancários e outros documentos que comprovem a transação.

Alugar por temporada
Alugar por temporada - Pagamento

Locação pela internet

Ao contratar pela internet, salve, tire print ou imprima as telas. Há sites muito confiáveis, como o TemporadaLivre, mas não custa nada “guardar” tudo aquilo que foi combinado e/ou realizado em relação ao aluguel por temporada do imóvel. No caso do contrato, é possível pedir que o locador assine e escaneie, para que você possa imprimir, assinar e escanear de volta para o mesmo - lembre-se de imprimir e guardar uma cópia.

Alugar por temporada
Alugar por temporada - Aluguel de temporada pela internet

Aluguel de temporada

Agora, que você já sabe os seus direitos em relação a locação de temporada, ficou tudo mais fácil, né? Portanto, quando for alugar por temporada, alugue através do portal TemporadaLivre, que tem inúmeras opções de casas e apartamentos para aluguel de temporada em todo Brasil. Além disso, nosso site não faz intermediação e não recebe comissões, ou seja, você negocia diretamente com o proprietário/imobiliária. Tudo isso, para falicitar o processo que é alugar um imóvel e, como isso, deixar a sua viagem muito mais tranquila. Sendo assim, confira já os nossos imóveis e escolha um para sua próxima viagem.

Veja também:

 

Imóveis para alugar por temporada no TemporadaLivre.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Como alugar meu imóvel por temporada?

29/01/2019

Feriados prolongados de 2019

28/01/2019

Qual é a melhor época para ir para Orlando, Flórida!

25/01/2019

4 motivos para conhecer Porto de Galinhas - PE

24/01/2019