Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Regras para aluguel de temporada – Como funciona?

25 de Outubro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Regras para aluguel de temporada – Como funciona?

aluguel de temporada é a utilização de um imóvel por um prazo máximo que é definido por lei. A procura por casas por temporada é muito comum, principalmente quando o verão se aproxima e a procura por casas de praia tem um aumento muito grande. 

Existem algumas práticas permitidas como por exemplo, o ato do locador do imóvel de temporada exigir que o locatário realize o pagamento de uma certa quantia antecipada ou até mesmo o valor inteiro da locação.

Entretanto, essas práticas devem ser muito bem esclarecidas entre o locador e locatário antes mesmo de fechar a locação, para evitar certos transtornos tanto para o locador, quanto para locatário. Fique por dentro das regras para aluguel de temporada e muito mais: 

Quais são as regras para aluguel de temporada? 

1. No aluguel de temporada, a locação não pode ultrapassar o prazo de 90 dias;

2. O imóvel pode possuir mobília ou não, pois não é algo obrigatório e nem um fator que interfere nas características de um aluguel por temporada;

3. Se ao do prazo locado ou de 90 dias, o locatário não entregar o imóvel e não houver oposição sobre o ocorrido por parte do locador, será entendido que os dois estão de acordo com o prosseguimento da locação. O contrato também perderá a aptidão como locação de temporada e será igualado a uma locação residencial por um prazo indeterminado, bloqueando qualquer exigência de pagamento antecipado dos aluguéis;

4. Caso o locador não estiver de acordo com a continuidade da locação após o prazo determinado, ele poderá avaliar uma ação de despejo com no máximo 30 dias após excedido o contrato, para o locatário desocupar o imóvel;

5. A Lei do Inquilinato prevê alguns modos, como a fiança e caução, que são aceitas como garantia;

6. É permitido que o locador cobre antecipadamente o valor integral ou parcial do período contratado.

Regras para aluguel de temporada – Como funciona? - Foto: Kindel Media

Qual é a regulamentação para aluguel por temporada?

É regulamentado pela Lei do Inquilinato – lei nº 8.245/91, que concede alguns artigos que tratam a categoria de locação por temporada. 

Regras para aluguel de temporada – Como funciona? - Foto: EKATERINA BOLOVTSOVA

Dúvidas sobre o aluguel de temporada

1. Aluguel de temporada é lucrativo?

Acredito que essa pergunta é feita sempre antes de dar início em qualquer negócio, afinal todos queremos embarcar em negócios lucrativos para crescer nossas rendas não é mesmo?

Então se a sua preocupação com o aluguel de temporada é saber se realmente vale a pena, pode entrar no negócio sem medo. O aluguel de temporada vem crescendo muito e de forma acelerada. 

As pessoas estão dando preferência na hora de viajar, por imóveis de locação por temporada para que tenham mais liberdade e também intimidade, pois assim ficam apenas entre amigos ou família. 

Com isso, as locações por temporada estão sempre em alta, fazendo com que os anunciantes fiquem sempre com a agenda e o bolso cheios. 

Aproveite para ler: Marketing para sua locação por temporada

4 dúvidas sobre o aluguel de temporada - Foto: Nattanan Kanchanaprat por Pixabay 

2. Ter ou não um administrador de imóveis?

Algumas pessoas preferem contratar um administrador de imóveis para cuidar dos seus imóveis de locação por temporada, enquanto outras preferem fazer por si só esse serviço. 

Essa escolha é muito pessoal e depende de caso para caso. Se você é uma pessoa muito ocupada e dificilmente tem tempo para correr atrás de todos os ajustes da locação, sugiro contratar um administrador. 

É preciso ter em mente que quem vai cuidar do imóvel, precisa de um certo tempo a dispor, já que terá que responder comentários e esclarecer dúvidas dos hospedes. Precisará estar à disposição para resolver qualquer problema que possa vir a surgir no imóvel. 

O responsável também vai precisar cuidar de questões mais burocráticas como contratos e de realizar orçamentos para melhoria e manutenção do bem. Sabendo disso, caso você tenha esse tempo e dedicação para dispor, você mesmo poderá administrar a locação por temporada. Mas se achar que não é possível, a melhor opção é contratar alguém, para que juntos possam oferecer a melhor experiência ao hospede. 

Leia mais: 5 dicas para se tornar um administrador de imóveis de sucesso

4 dúvidas sobre o aluguel de temporada  - Foto: aymane jdidi por Pixabay 

3. Com que frequência devo higienizar o imóvel?

Essa é mais uma das atribuições do administrador de imóveis, manter tudo limpinho e organizado. Não que o administrador precise fazer o serviço, mas é necessário que ele garanta que tudo seja feito. 

Sabemos que a cada troca de hospedes, é necessário que ele passe por uma higienização, para que o próximo hospede receba tudo limpinho e adequado ao uso.  Principalmente durante a pandemia, os cuidados com a limpeza e higienização são um dos mais importantes para garantir o sucesso da sua locação, então não deixe de observar se está tudo realmente em ordem. 

Outro detalhe que muitos acabam esquecendo, é que com uma certa frequência é necessário realizar uma faxina mais pesada, lavando as cortinas, higienizando os sofás e colchões, enfim, uma limpeza daquelas que todos nós gostamos que seja feita em nossas casas. 

Na hora de cuidar do seu imóvel, é sempre importante se colocar no lugar do hospede que irá passar uns dias por lá e imaginar se a casa está ou não nas condições em que você gostaria de receber. Se estiver, então está tudo bem! 

Mas caso perceba que há necessidade de manutenção ou uma limpeza mais pesada, não deixe de fazer, pois é exatamente nesses detalhes que você irá conquistar cada vez mais hospedes. 

Aproveite para ler: Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

4 dúvidas sobre o aluguel de temporada - Foto: 6581245 por Pixabay 

4. Onde anunciar? 

Para conquistar cada vez mais hospedes, você precisa anunciar em um lugar que tenha visibilidade, pois não adianta nada ter tudo impecável em seu imóvel, se não tiverem hospedes interessados em passar uns dias por lá. Então escolha sempre o melhor e maior portal de locações por temporada do Brasil, o TemporadaLivre

Além do nosso site, ainda temos o aplicativo para você anunciante e também para o hospede, temos nossas redes sociais e nosso blog. Com tudo isso, conseguimos uma grande visibilidade diariamente, ou seja, por aqui o sucesso da sua locação por temporada é garantido. 

Você já sabe onde deve anunciar seu imóvel, agora para aprender como anunciar, basta acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e cadastrar seu imóvel. 

Leia ainda: Como anunciar seu imóvel de temporada no TemporadaLivre

4 dúvidas sobre o aluguel de temporada  - Foto:  Gerd Altmann por Pixabay 

Sabemos que seu sucesso será grande conosco, então boa sorte!!! 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Outra novidade do TemporadaLivre é que agora nós mostramos as localidades próximas do viajante e com isso, seu imóvel pode ter ainda mais acessos também por aqueles que estão mais perto dele. 

 

Veja também: 

- Por que investir no anúncio de imóveis por temporada?

Como otimizar o seu anúncio na baixa temporada

Como deixar o seu imóvel por temporada mais atraente


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo