Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Welcome book para aluguel de temporada - O que é, qual a importância e mais

31 de Março de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Welcome book para aluguel de temporada - O que é, qual a importância e mais

O welcome book é um item fundamental, mas que muitos proprietários deixam de fornecer na sua casa de temporada. Essa é uma forma bem eficaz de cativar seus hóspedes, criar laços positivos e, provavelmente, fidelizar o hóspede a longo prazo

Um livro de boas-vindas não precisa de um grande investimento, essa é uma ação simples que mudará a percepção do seu hóspede em relação a seu imóvel e, com certeza, o hóspede terá memórias positivas sobre sua estadia.

Ficou interessado? Então confira o conteúdo que preparamos, com informações relevantes sobre o que é o welcome book, qual a importância e quais as informações essenciais para colocar no seu livro de boas-vindas e muito mais.

O que é o welcome book? 

O nome em inglês welcome book já diz tudo, trata-se de um livro de boas-vindas para o hóspede que vai passar alguns dias no seu imóvel de temporada.

Talvez você não conheça por esse nome, mas se você já se hospedou em um hotel, resort ou pousada vai se lembrar que no ato do check-in é repassado ao hóspede ou até mesmo no quarto é encontrado um cartão com as principais informações, proibições e orientações para que você tenha uma boa estadia.

Esse é o primeiro contato do hóspede com o imóvel, sendo importante para deixa-lo ciente de todos as suas obrigações e alertas desde sua chegada, isso evita que tanto o hóspede quanto o proprietário, tenham surpresas na estadia.

Porque é importante ter um welcome book no aluguel de temporada? 

Geralmente, o welcome book é o primeiro contato do hóspede que nunca esteve no imóvel ou na quela região. E por isso, é muito importante que a primeira impressão dele seja a melhor possível e que o hóspede veja, o quanto você se importa com os pequenos detalhes

Dessa forma, você estará se preocupando com experiência do seu hóspede, fazendo com quem ele se sinta confortável e bem acolhido na sua casa de temporada.

Itens como o welcome book podem trazer mais valor para o seu imóvel, sendo um diferencial que vai trazer destaque em relação aos concorrentes. Além do welcome book ter um grande envolvimento com a experiência do cliente, ele serve para informar, alertar e precaver sobre determinadas situações. 

Você pode conferir mais sobre como recepcionar seus hóspedes e uma boa primeira impressão no primeiro contato com o imóvel clicando aqui. 

Welcome book para aluguel de temporada - O que é, qual a importância e mais - Foto de cottonbro studio

7 coisas essenciais para colocar no seu welcome book

É muito simples criar um welcome book, mas se você não sabe quais informações colocar ou por onde começar, nesse tópico vamos te contar as informações primordiais que você nesse incluir no seu livro de boas-vindas.

1. Mensagem de boas-vindas

O primeiro passo é começar dando as boas-vindas para o seu hóspede e desejando uma ótima estadia para ele. De preferência, seja original na sua mensagem e fuja de textos prontos, esse será um diferencial. 

2. Informações de localização

Se é a primeira vez que o hóspede está no imóvel ou na região, é fundamental que seu welcome book conte com um mapa ou algumas informações sobre rotas. Sabemos que hoje o GPS nos ajuda em tudo, entretanto, nunca se sabe quando vai haver algum imprevisto, não é mesmo? 

Além disso, você pode adicionar pontos próximos do imóvel, como restaurantes, lanchonetes, pontos turísticos e muito mais. Vale a pena também indicar alguns lugares tradicionais da região para seu hóspede conhecer. 

3. Informações sobre o check-in e check-out

O  welcome book serve como um check-in e check-out, pois é onde você vai apresentar as regras do imóvel desde a chegada até a saída, além de cuidados com o imóvel, como vai funcionar a entrega da chave ao final da estadia etc.

Como irá se tratar de um livro universal para todos os hóspedes que passarem por seu imóvel, é fundamental utilizar termos de fácil compreensão e evite muitas represálias

4. Instruções de uso de equipamentos, luz e água

É muito comum que proprietários de imóveis por temporada deixem a eletricidade e a água desligadas quando não estão em uso.

Se for o seu caso, deixe uma instrução de como o hóspede pode estar ligando de maneira correta, onde fica os disjuntores e registro de água.

Vale a pena também deixar instruções de uso para alguns equipamentos específicos, como lavadora de louças, máquina de lavar, televisão e entre outros.

5. Informações de emergência

Esse é um tópico muito importante ao elaborar o seu welcome book, portanto, não se esqueça de colocar todos os telefones de emergência possíveis, inclusive o seu para caso o hóspede necessite de alguma coisa.

6. Regras importantes

Não se esqueça de acrescentar todas as regras do imóvel, e caso o imóvel esteja localizado em um condomínio, vale a pena citar as regras gerais que todo condomínio possui.

Vale a pena reservar um tempo para analisar quais as proibições serão necessárias para melhorar a estadia e manter a conservação do imóvel. Mas atenção, muito cuidado como você vai escrever essas regras para que não haja margem para dupla interpretação. Você pode pedir ajuda para um advogado para elaborar essas regras de maneira eficaz e segura. 

7. Sugestões de lazer 

Por último, mas não menos importante, forneça sugestões de passeios, pontos turísticos e restaurantes da região. Essas dicas vão, com certeza, tornar a estadia do seu hóspede muito mais agradável.

O welcome book é necessário em todas as casas de temporada?

A resposta é não, mas calma que a gente vai te explicar. Se você como proprietário faz questão de entregar as chaves pessoalmente e apresentar todos os detalhes do seu imóvel para o hóspede, o welcome book não se faz necessário nesse caso. Isso também vale para caso haja uma recepção 24h ou um profissional da área que fique a disposição para tirar as dúvidas dos hóspedes. Fora esses casos, o welcome book pode ser fundamental para seu imóvel! 

Welcome book para aluguel de temporada - O que é, qual a importância e mais - Foto de Andrew Neel

Onde anunciar?

Para alcançar sucesso diante do mercado de aluguéis por temporada, é preciso anunciar em uma plataforma de confiança e qualidade. Por isso, o melhor lugar para anunciar o seu imóvel é no TemporadaLivre. Aqui você conta com diversos planos exclusivos, muitos benefícios e ainda conta com o marketing do TemporadaLivre para conquistar ainda mais hóspedes.

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Outra novidade do TemporadaLivre é que agora nós mostramos as localidades próximas do viajante e com isso, seu imóvel pode ter ainda mais acessos também por aqueles que estão mais perto dele. 

Veja também: 

Cartão de boas-vindas para o hóspede: aprenda como fazer

- Como lidar com as avaliações negativas

Aprenda como dobrar toalha de banho igual hotel


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo