Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

O que fazer em Teresópolis – Top 15 dicas incríveis

10 de Novembro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

O que fazer em Teresópolis – Top 15 dicas incríveis

Quando se fala em Rio de Janeiro, logo vem à mente aquele clima tropical, belas praias, muito sol e calor, não é mesmo? Porém, o estado também oferece destinos bastante interessantes para quem quer curtir um clima mais ameno, com temperaturas mais baixas e um ambiente mais tranquilo. Um desses destinos é Teresópolis, na região serrada do estado. 

Teresópolis é conhecido por ser um refúgio para aqueles que querem um ambiente diferente, sem muito agito e com clima de interior, onde é possível estar mais perto da natureza

Visite Teresópolis na região serrana do Rio de Janeiro - Foto: Prefeitura de Teresópolis

1. Onde está localizada Teresópolis?

A cidade de Teresópolis está localizada a cerca de 100 quilômetros de distância da capital do Rio de Janeiro, situada em uma região entre o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Portanto, a cidade fica em uma região bastante montanhosa, o que favorece atividades de ecoturismo. 

Para chegar em Teresópolis, os acessos podem ser feitos pelas BR-116, BR-495 e RJ-130. Se deseja viajar de ônibus, a Rodoviária de Teresópolis conta com o atendimento das empresas Teresópolis e Águia Branca, com linhas saindo de cidades do Rio de JaneiroSão Paulo.

Já para quem pretende viajar de avião, os aeroportos mais próximos são os da cidade do Rio de Janeiro

 2. O que fazer em Teresópolis? 

Existem vários motivos para você conhecer Teresópolis. A cidade é bastante charmosa e é um dos destinos preferidos de muitos viajantes que querem um lugar diferente no Rio de Janeiro. Confira 12 dicas do que fazer por lá: 

1. Mirante do Soberbo

O mirante é considerado o símbolo da cidade e quem visita a cidade pode se deslumbrar logo no início da viagem pois o mirante está localizado logo na entrada da cidade. É possível observar a linda paisagem que é formada por picos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos: Dedinho de Nossa Senhora, o Escalandravo e o Dedo de Deus. Para quem for apreciar essa paisagem, o local conta com barraquinhas de comida e uma área para estacionamento. 

O que fazer em Teresópolis – Top 15 dicas incríveis - Foto: Paulo Cardozo via Flickr

2. Parque Nacional da Serra dos Órgãos  

 O parque foi fundado em 1939, o parque é formado pela biodiversidade da Mata Atlântica da Serra do Mar que possui mais de 20 mil hectares que são protegidos pelos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Guapimirim.

Está localizado ao centro da cidade, possui entrada gratuita e o funcionamento ocorre todos os dias das 7h às 16h. O parque oferece trilhas com mais de 200 km em todos os graus de dificuldade, bosques, cachoeiras e uma bela vista para admirar a natureza. Confira as principais atrações por lá: 

Poço Dois Irmãos: 

O Poço Dois Irmãos é o mais belo do parque e muito disputado banho pois possui uma piscina natural com água transparente, além de ser rodeado por belas árvores e pedras. Para quem não gosta muito de uma trilha com muita dificuldade seu acesso se dá por uma de nível fácil e possui aproximadamente 150 metros e 15 minutos de duração. 

Poço do Castelo:

O Poço do Castelo possui uma deliciosa água doce, ótima para aproveitar um banho. Está localizado próximo a portaria da entrada do parque e para chegara até ele, é preciso pegar uma trilha com extensão de 100 metros. Como o percurso fica em uma subida, o Poço do Castelo possui uma vista incrível! 

Trilha Cartão Postal:

A Trilha do Cartão Postal para por alguns dos pontos mais famosos da cidade de Teresópolis, como por exemplo o pico Dedo de Deus. A ida e volta possui aproximadamente 2,5 km e dura em torno de 1h. Essa trilha é considerada de nível médio pois conta com subidas e degraus, além de desníveis de 300 metros. Mas toda essa trilha no final será recompensada pois você terá o privilégio de admirar uma paisagem incrível do morro de Santo Antônio, Dedo de Deus e Escalavrado. 

Trilha 360:

 a Trilha 360 foi inaugurada em 2016 e é a mais recente do parque e está localizada entre a Trilha Cartão Postal e a Trilha Mozart Catão. Seu percurso possui 2,6 km e pode chegar a 4 km caso conhecer os mirantes da região esteja no seu roteiro. Ao cruzar a montanha, dura em torno de 3h montanha e tem uma linda vista para a cidade do Rio de Janeiro. 

Trilha Mozart Catão:

Em 1998 no Aconcágua o alpinista Mozart Hastenreiter Catão da cidade de Teresópolis morreu com isso trilha recebeu esse nome para homenagear. A Trilha de Mozart Catão tem aproximadamente 1 km de extensão e tem uma incrível visão da cidade de Teresópolis. A trilha fica próxima da Trilha Cartão Postal e considerando a ida e volta pode ser feita em apenas 1h.

Trilha da Pedra do Sino:

A Trilha da Pedra do Sino é uma das mais difíceis e possui aproximadamente 11 km só de ida e a duração pode durar de cinco até seis horas. O percurso possui trechos de mata fechadas, cachoeiras e ao final da trilha, chegará a 2.275 de altura que é o ponto mais alto do parque. Depois de muita trilha você terá como recompensa uma linda vista que alcança desde o Vale do Paraíba e toda a Baía de Guanabara, até a cidade do Rio de Janeiro. 

Trilha Suspensa:

A Trilha Suspensa tem acesso a partir do final da estrada da Barragem, é uma das trilhas mais visitadas. Possui 1,3 km de extensão e o caminho pode te surpreender ao encontrar uma diversidade de animais silvestres.  A trilha é feita sobre uma ponte de madeira e tem uma altura que varia de 1 até 8 metros, apesar disso a trilha é considerada leve.

Travessia Petrópolis-Teresópolis:

Considerada por muitos viajantes como a trilha mais bonita do Brasil, a Travessia Petrópolis-Teresópolis é uma verdadeira aventura. A Travessia exige um equipamento adequado, a presença de um guia, e um preparo físico. Possui 30 km e sua duração é de 3 dias passando por belas paisagens, cachoeiras e mirantes.

3. Granja Comary

A Granja Comary possui uma área verde de mais de 150 mil m², com cinco campos de futebol e também um lago artificial que tem uma bela vista para os picos da Serra dos Órgãos. O local fica dentro de um condomínio de luxo e além de ter o nome de um dos bairros da cidade, a Granja Comary é a sede da Confederação Brasileira de Futebol.  As visitas são feitas apenas aos finais de semana e também aos feriados e possui entrada gratuita. Mas apenas é possível passear pelo lago e conhecer os campos de futebol pois o interior do centro de treinamento não é aberto para visitação. 

O condomínio onde está a Granja Comary está localizado na Avenida Hercílio Ferreira dos Santos e ao chegar estacione ao lado de fora pois não é permitido a circulação de carro dentro da granja. 

4. Feirinha do Alto 

A Feirinha do Alto é um dos pontos turísticos de Teresópolis que é imperdível não apenas para comprar, mas também para passear. O local onde ocorre a feira está concentrado mais de 600 barras com diversos produtos como itens de artesanato, móveis de madeira, roupas de inverno etc. As barracas ficam abertas aos finais de semana e feriados das 10h às 18h e está localizada na Praça Higino da Silveira. A feira também conta com um espaço para eventos e praça de alimentação. 

5. Centro Histórico de Teresópolis 

O Centro histórico da cidade é bem pequeno e possui várias lojas de produtores locais, prédios e monumentos que você precisa conhecer! Conheça os pontos turísticos por lá:

Palácio Teresa Cristina

Localizado na Avenida Feliciano Sodré e funciona como sede da prefeitura, o Palácio de Teresa Cristina é o prédio mais bonito do centro. Foi inaugurado em 1927 e sua bela arquitetura é de estilo colonial. O nome atual foi em homenagem à esposa de Dom Pedro II, em 1960. 

Palacete Granado 

Situado na Avenida Delfim Moreira, o Palacete Granado é a antiga morada de José Antonio Coxito Granado que foi o imigrante que formou o primeiro laboratório de análises da cidade. O casarão histórico possui uma arquitetura de estilo francês e pode ser visitada de terça a domingo das 9h às 18h. O local possui salas de exposição, biblioteca e também uma cantina. 

Casa da Memória Arthur Dalmasso 

O prédio foi construído em 1920 por José Lino de Oliveira que era prefeito na época, em agraciamento à sua esposa. Tombado em 2004, como patrimônio histórico pelo Inepac, o local opera como um museu e também acervo cultural da história da cidade de Teresópolis e conta com diversos quadros, fotografias, livros etc.  A Casa fica localizada na Praça Baltazar da Silveira e sua visitação funcionada de terça a domingo, das 10h às 17h.

Igreja Matriz de Santa Teresa d’Ávila 

a Igreja Matriz de Santa Teresa d’Ávila localizada em frente à Praça Baltazar da Silveira, foi inaugurada em 1944 e dedicado a imperatriz Teresa Cristina padroeira da cidade. Possui um estilo neogótico e é conhecida por seus vitrais internos de linhagem tcheca e por sua torre.

6. Sobrado Histórico José Francisco Lippi 

Localizado na estrada que liga Teresópolis a Nova Friburgo, o Sobrado Histórico José Francisco Lippi é um museu com uma incrível arquitetura do século XIX e possui um acervo com fotos, moedas antigas, móveis etc. As visitas podem ser feitas aos finais de semana e também aos feriados, das 13h30 às 17h.

7. Parque Estadual dos Três Picos 

O Parque Estadual dos Três Picos para chegar é preciso pegar a rodovia Teresópolis-Nova Friburgo pois a sede principal está localizada em Nova Friburgo, porém os principais pontos turísticos não estão muito distantes de Teresópolis. O parque funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, lá é possível encontrar trilhas, ecoturismo abrangendo as cidades de Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim, Silva Jardim e Cachoeiras de Macacu e muitas outras aventuras.

O que fazer em Teresópolis – Top 15 dicas incríveis - Foto: Reprodução/Hugo de Castro via Multiplix

8. Cachoeira dos Frades

Com água transparente e clima tranquilo a Cachoeira dos Frades é perfeita para um banho. Sua queda d’água possui aproximadamente 10 metros de altura e uma vista espetacular.  Para ter acesso a cachoeira é preciso pegar a rodovia que faz conexão entre Teresópolis e Nova Friburgo, após 20 km é só entrar na estrada de terra e seguir por volta de 20 min até a cachoeira.

O que fazer em Teresópolis – Top 15 dicas incríveis - Foto: Reprodução/Internet via Multiplix

9. Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis possui uma área total de aproximadamente 4 hectares e está localizado no limite do município com Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto e abrange os bairros de Caleme,  Salaco, Posse, Santa Rita, Campo Grande e Ponte Nova com visitação de terça a domingo, das 8h às 17h.

O parque é conhecido por sua cadeia de montanhas e possui espaços para todas as idades, desde um simples piquenique para curtir a tarde ou uma trilha avançada. Confira o roteiro que você precisa incluir na sua viagem:

Pedra da Tartaruga 

Na Pedra da Tartaruga é o local perfeito para que procura aventura, além de acampar é possível praticar rapel no topo da montanha. O acesso é feito por duas trilhas que cruzam o bairro de Granja Florestal que irá te proporcionar uma incrível vista da Mata Atlântica.

Pedra do Camelo 

A montanha possui 1400 metros de altura e lá do topo é possível ver o Parque Estadual dos Três Picos e os morros da Serra dos Órgãos. A Pedra do Camelo é indicada para apenas deslumbrar a natureza e o acesso se dá por uma trilha de nível leve, porém com bastante desnível e tem por voltar de 2 km, com duração de 1h30.

Pedra do Arrieiro 

A 1790 metros de altura, a Pedra do Arrieiro é a rocha mais alta do Parque Natural Municipal Montanhas e é conhecida como "Pedra da Avalanche". Da Pedra do Arrieiro é possível avistar toda a cidade e também as montanhas da Serra dos Órgãos. Sua trilha de acesso é moderado e tem duração em torno de 1h30 com trechos de mata fechada e subidas íngremes.

10. Parc Magique 

Localizado na Rua Marcos Antônio da Silva Lima, o Parc Magique possui brinquedos projetados especialmente para a criançada e sua estrutura faz parque do resort mais deslumbrante da cidade, o Le Canton. O parque possui praça de alimentação, uma decoração medieval incrível, lojinhas de souvenirs além de mais de quinze brinquedos, como barco viking, cama elástica e até roda gigante.

O parque funciona nas terças e quintas das 15h às 18h, aos sábados das 16h às 21h e aos domingos e feriados das 11h às 17h e a entrada é paga, mas para crianças de 0 a 4 anos e idosos a entrada é gratuita.

O que fazer em Teresópolis – Top 15 dicas incríveis - Foto: Le Canton

11. Vila St. Gallen

Para quem procura uma gastronomia diferenciada, a Vila St. Gallen é uma ótima opção com um estilo germânico. Além de ser lar da Cervejaria Teresópolis que é bem famosa, a vila possui pub, capela, pracinhas, lojas de souvenirs, tratoria italiana e muito mais.

Seu acesso se dá no bairro do Alto na Rua Augusto do Amaral Peixoto e a atração mais procurada é o Bier Tour feito nas instalações da cervejaria que mostra o processo de produção e também oferece degustação.

O que fazer em Teresópolis – Top 15 dicas incríveis - Foto: Diário do Rio 

12. Fazenda Gèneve 

A Fazenda Gèneve é referência em produção de queijos de cabra, além disso é considerado um dos pontos turísticos de Teresópolis e oferece uma incrível experiência gastronômica. Na fazenda possui o Restaurante Crèmerie que possui uma cozinha europeia, francesa e alemã. O local possui muito mais que apenas gastronomia e conta com lago, trilha, parquinho infantil e espaços para admirar e relaxar. 

O que fazer em Teresópolis – Top 15 dicas incríveis - Foto: RJ Castilho via Prazeres da Mesa

3. Onde se hospedar?

 Agora que você já sabe que não falta passeios para fazer em Teresópolis, que tal começar a agendar uma viagem para esse destino? 

E para fechar com chave de ouro nossas 15 dicas e tornar sua viagem mais especial, você precisa garantir a sua hospedagem com o maior e melhor portal de locações por temporada do Brasil, isso mesmo, o TemporadaLivre.

Então acesse agora mesmo o site www.temporadalivre.com ou baixe o App TemporadaLivre e garanta a sua hospedagem com conforto e segurança.

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

Veja também: 

As melhores praias do estado do Rio de Janeiro para conhecer no verão!

Passeios no Rio de Janeiro além do Cristo e do Bondinho!

5 Passeios imperdíveis para fazer em Petrópolis durante o inverno


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo