Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Turismo gastronômico no Brasil: melhores destinos

05 de Abril de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Turismo gastronômico no Brasil: melhores destinos

Uma das melhores coisas na viagem é conhecer novos lugares e comer comidas diferentes. A maioria dos turistas adoram experimentar a culinária local, pois essa é uma forma de ter um contato maior com a cultura e com as tradições daquele destino. Além disso, comer é bom demais, não é mesmo? Por isso, o TemporadaLivre separou uma lista com 10 destinos incríveis para você fazer turismo gastronômico no Brasil.

Então prepare um caderninho e anote aí 10 destinos incríveis para você comer bem.

10 destinos para fazer turismo gastronômico no Brasil. 

  1. Gramado - RS
  2. Armação dos Búzios - RJ
  3. Salvador - BA
  4. Ouro Preto - MG
  5. Belém - PA
  6. São Paulo - SP
  7. Recife - PE
  8. Manaus - AM
  9. Vale dos Vinhedos - RS
  10. Teresópolis - RJ

Gramado - RS

Começando por um dos destinos de inverno mais famosos do Brasil, a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.  E nada combina mais com o frio do que comida, não é mesmo? Gramado é conhecido por seu belo espetáculo de Natal, mas também por seus deliciosos chocolates. Ao visitar a cidade, você pode conhecer várias chocolaterias espalhadas por Gramado, além de visitar um parque temático destinado a essa delícia. 

Além disso, você ainda poderá desfrutar de várias outras delicias gaúchas, como doces e compotas, pães, e claro, o famoso churrasco gaúcho. 

Turismo gastronômico no Brasil: melhores destinos: Gramado - Chocolates

Armação dos Búzios - RJ

A cidade de Armação dos Búzios, no litoral fluminense é encantadora. Com cenários deslumbrantes, mar azul cristalino e um clima tranquilo, também é um ótimo destino para quem quer comer bem, principalmente durante o mês de julho. Todo o ano, durante o mês de julho ocorre o tradicional Festival Gastronômico de Búzios. Durante o evento, as ruas da cidade se enchem de mesas e você pode degustar pratos deliciosos preparados especialmente para o festival. 

São massas, risotos, carnes, frutos do mar e doces, preparados e servidos pelos restaurantes locais. É ou não é um ótimo motivo para conhecer Búzios no inverno?

Turismo gastronômico no Brasil: melhores destinos: Armação dos Búzios - Festival Gastronômico

Salvador - BA

Claro que Salvador não poderia ficar de fora dessa lista, não é mesmo? A capital baiana, além de ser conhecida por sua animação e alegria, também oferece quitutes deliciosos e bem diferentes. Começando pelos mais conhecidos como o acarajé e a moqueca, indo até os mais diferentes, como o vatapá e o abará. E tudo isso com muito tempero. 

O acarajé é um bolinho de feijão-fradinho e recheado com camarão, salada, cururu e vatapá (uma massa de leite de coco, pão francês, farinha de mandioca, amendoim, castanha de caju, gengibre e camarão). A moqueca baiana também faz bastante sucesso, principalmente por levar muito dendê e leite de coco. O bobó de camarão também é bem disputado, sendo servido com mandioca e pimenta biquinho. 

Os doces também não podem faltar, como a cocada, o doce de mamão verde, e a tapioca doce

Turismo gastronômico no Brasil: melhores destinos: Salvador - Acarajé

Ouro Preto - MG

Minas Gerais possui uma culinária deliciosa, com gostinho de comida de fazenda, e Ouro Preto oferece todas essas delicias, além de lugares históricos lindos para você conhecer. Por lá, o queijo e o café fazem bastante sucesso, por isso é bem comum encontrar vários locais que vendem queijos artesanais e cafés coloniais. 

Além disso, você ainda pode desfrutar de muito tutu mineiro, feijão tropeiro, pernil à pururuca, frango ao molho pardo e muito mais. Se prepare pois você vai comer muito bem em Ouro Preto

Turismo gastronômico no Brasil: melhores destinos: Ouro Preto - Queijos

Belém - PA

Belém também oferece uma vasta opção de comidas típicas e regionais, além de possuir lugares lindos para você visitar durante sua estadia por lá. A gastronomia do Pará é bem diferente, com temperos e ingredientes pouco utilizados em outras regiões do país, como o jambu e o tucupi. 

Um dos pratos mais famosos de Belém é o Tacacá, que consiste em uma espécie de caldo, com camarão, jambu, goma de tapioca, tucupi e chicória. O Pato no Tucupi também é bem famoso e atrai muito adeptos.

Mas o prato mais diferente é a Maniçoba, que leva um caldo de folhas de mandioca lavadas, moídas e cozidas durante quatro dias. Esse tempo de cozimento é fundamental para que todas as toxinas das folhas da mandioca sejam perdidas. Depois desse período, o caldo recebe carnes diversas como, toucinho, paio, charque e costela. Uma delícia. 

Turismo gastronômico no Brasil: melhores destinos: Belém - Tacacá -  Imagem: Tudo Receitas

São Paulo - SP

São Paulo é uma das maiores metrópoles de mundo e por isso não poderia estar de fora dessa lista. Por lá você encontra os melhores restaurantes do Brasil, com estrelas Michelan e chefs renomados. E o melhor, é possível encontrar qualquer tipo de culinária, desde as mais tradicionais até as mais contemporâneas, passando por quase todas as etnias. 

Além disso, você ainda pode degustar as delicias tipicamente paulistas, como o pão com mortadela do mercadão, o virado, o cuscuz à paulista e aqueles sanduíches típicos de São Paulo, como o sanduíche de pernil e o bauru. E depois disso, você ainda pode curtir muita cultura e diversão que São Paulo oferece. 

Turismo gastronômico no Brasil: melhores destinos : São Paulo - Sanduíche de Mortadela - Imagem: GShow

Recife - PE

Recife também é um dos destinos mais procurados pelos turistas do Brasil e sua culinária também atrai muitos adeptos e curiosos que querem experimentar a suas delícias. Por lá, o prato que mais faz sucesso é o bolo de rolo, um doce bem gostoso e bonito.

Em Belém você também poderá degustar o arrumadinho de charque, que consiste em charque, feijão verde, tomate, pimentão, tudo bem picadinho e temperado; o bobó de camarão, um prato mais conhecido e bem gostoso; o bolo Souza Leão, um doce a base de massa de mandioca, leite de coco, gema de ovo e queijo parmesão. 

Turismo gastronômico no Brasil: melhores destinos - Recife - Bolo Souza Leão - Imagem: Tudo Gostoso

Manaus - AM

A capital do Amazonas também oferece pratos típicos super deliciosos, sendo um ótimo destino para você fazer turismo gastronômico no Brasil. Por lá, o açaí é um dos ingredientes mais comuns, sendo utilizados em pratos salgados, o que é bem diferente do usado em outras regiões do país. Outras frutas típicas também fazem bastante sucesso como o cupuaçu, tucumã e o guaraná, que são usados em bebidas e sorvetes. 

Os peixes de água doce também são muito utilizados na culinária amazonense, como o tucunaré, costela de tambaqui, bolinho de pirarucu e muitos outros pratos deliciosos. 

Turismo gastronômico no Brasil: melhores destinos -  Manaus - Açaí - Imagem: LiveUp

Vale dos Vinhedos - RS

Gosta de vinho? Então o Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul é o destino certo para você. O vale está localizado na Serra Gaúcha e representa um importante herança histórica, gastronômica e cultural deixada pelos antigos imigrantes italianos que por ali firmaram raízes. Fazem parte do Vale dos Vinhedos as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

Por lá você poderá conhecer as várias vinícolas da região fazendo uma passeio pelas fazendas de uvas, degustando deliciosos vinhos, espumantes, além de doces, compotas e queijos. E tudo isso, claro, sobre um belo cenário das montanhas do Rio Grande do Sul. 

Turismo gastronômico no Brasil: melhores destinos - Vale dos Vinhedos - Vinhos

Teresópolis - RJ

Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro é um lugar acolhedor, com um clima bem agradável e paisagens lindas das montanhas. Não à toa a cidade é bastante procurada pelos casais apaixonados e por isso, conta com uma enorme variedade de restaurantes e bares bastante conhecidos e renomados. 

Teresópolis possui uma noite bem movimentada, principalmente por conta de sua variedade de restaurantes, que vão desde lanchonetes, com as mais tradicionais pizzas e lanches, até os mais sofisticados restaurantes com culinária francesa. Portanto, se quer comer bem, Teresópolis não pode faltar na sua lista de destinos. 

Turismo gastronômico no Brasil: melhores destinos - Teresópolis

Conheça a culinária brasileira

Visitante as várias regiões do Brasil você irá encontrar pratos deliciosos e bem diferentes, e que fazem parte da cultura daquela região, estando ligada as suas origens e tradições. Por isso, ao viajar por nosso país, aproveite para conhecer todos esses lugares e sua culinária. Com certeza você vai se surpreender com a variedade de cores e sabores da comida do nosso Brasil. 

E para você aproveitar ainda melhor a sua viagem, que tal se hospedar em uma casa ou apartamento de temporada? Com os imóveis de temporada você tem muito mais conforto, espaço e privacidade, tendo a experiência de lar durante as férias.

Acesse o portal TemporadaLivre e encontre excelentes imóveis em todos esses destinos e em muitos outros. 

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo