menu

Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

Tudo sobre a Serra Catarinense

14 de Junho de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Tudo sobre a Serra Catarinense

Quando pensamos em Santa Catarina, logo vem à cabeça a imagem de belas praias, sol e muito calor, não é mesmo?

Mas não é apenas no verão que Santa Catarina é um ótimo destino de viagem. Quem deseja visitar o estado durante o inverno se surpreende com os encantos da Serra Catarinense. O destino é perfeito para dias frios, sendo que há inclusiva, aquele delicioso clima de romance nessa viagem.

Pensando nisso, hoje vamos falar um pouco sobre as cidades que fazem parte dela, os passeios que podem ser feitos por lá e até mesmo sobre a gastronomia da região.

Apesar da Serra Catarinense em si não ser tão conhecida, muita gente conhece a tão famosa Serra do Rio do Rastro, que faz parte da Serra Catarinense. Você também encontrará nessa tour cachoeiras, cânions, florestas, muitas flores e também a Serra do Corvo Branco.

Durante o inverno, as cachoeiras encantam os turistas, isso porque, o frio é tão intenso, que é comum a formação de gelo nas águas das cachoeiras, o que deixa o cenário ainda mais lindo.

A região é considerada a mais fria do país, sendo que durante o inverno, os noticiários de clima sempre lançam um suspense quanto a possibilidade de neve.

Leia ainda: 5 Dicas para curtir melhor a viagem no inverno

Cidades que fazem parte da Serra Catarinense

Primeiramente é importante que saiba que as cidades ficam todas próximas umas das outras, então é possível conhecer várias cidades de lá, em uma única cidade.

Caso você  decida ir de avião até lá, sugiro que alugue um carro para conseguir conhecer os principais pontos turísticos e também algumas cidades da região. Alugar um carro ou ir de carro para lá, é essencial para conhecer diversos lugares incríveis.

A Serra é composta por 19 cidades, sendo elas: Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Curitibanos, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São José do Cerrito, São Joaquim, Urubici e Urupema.

Com certeza você irá encontrar algo de diferente em casa cidade, então a escolha de qual destino colocar na tour é muito pessoal, mas para ajudar, vou falar um pouquinho de alguns pontos que considero imperdíveis por lá.

1. Serra do Rio do Rastro

Claro que  a Serra do Rio do Rastro tem que ser a primeira da lista, já que é um dos pontos turísticos mais famosos da região e que realmente é um ponto que você não pode deixar de conhecer.

A estrada que corta a Serra esta entre as mais espetaculares do mundo, sendo que é uma experiência indescritível fazer o percurso.

Outro detalhe, é que você passará por um mirante de 1450 metros de altitude, então prepare a câmera para registrar ótimas fotos.

 Na estrada você não terá problemas com a infraestrutura, encontrará banheiros, restaurantes, lojinhas e a iluminação é boa. Mas trata-se de uma estrada perigosa, então tome bastante cuidado durante o percurso e escolha fazer o passeio durante o dia, até para poder apreciar melhor a vista.

Aproveite para ler: Serra do Rio do Rastro: conheça esse paraíso em Santa Catarina

Tudo sobre a Serra Catarinense  - Foto: Fernando Brasil no Unsplash

2. Cânions em Bom Jardim da Serra

Como falamos, a região é marcada por diversos Cânions, então sugiro que aproveite o passeio para conhecer alguns deles, como por exemplo, o Cânion do Funil, que fica localizado próximo a Serra do Rio do Rastro e tem 1590 metros de altitude.

O acesso para o Cânion do Funil não pode ser feito de carro, então prepare-se para fazer uma caminhada ou quem sabe, para fazer um passeio a cavalo, já que as trilhas possibilitam esta opção.

Outro Cânion que vale o passeio, é o das Laranjeiras, este fica localizado a 12 quilômetros do centro de Bom Jardim da Serra. Para este passeio é necessário contratar um guia.

3. Lages

Não poderíamos deixar de fora, a capital do turismo Rural. Lages é uma das mais conhecidas cidades da Serra e o que não falta por lá é diversão, sendo que a maioria dos afazeres envolvem o turismo rural.

Além dos passeios rurais, você também poderá aproveitar a visita, para conhecer o  Centro Cultural Vidal Ramos. O Museu conta com visitas guiadas e além e apreciar belas artes, você também poderá tomar um café bem gostoso lá.

4. A cidade mais fria do Brasil

Para os amantes do frio, o passeio por São Joaquim é obrigatório já que esta cidade é considerada a mais fria de todo o Brasil.

A cidade também é conhecida por sua incrível produção de maçã e pelas ótimas vinícolas que são encontradas por lá. Então prepare-se para comer e beber muito bem enquanto estiver visitando este destino.

Aproveite o passeio para conhecer a Vinícola Villa Francioni, é possível fazer uma tour guiada de 1 hora e 30 minutos, com muita história e claro, degustação de vinhos.

Agora se você é fã mesmo de uma boa aventura, não deixe de incluir o Parque Snow Valley em seu itinerário de viagem. Lá você poderá praticar arvorismo, tirolesa, fazer trilhas, entre outras várias opções de lazer regados a adrenalina.

Tudo sobre a Serra Catarinense  - Foto:  Henrique Eugénio no Unsplash

5. Urubici

Já falamos algumas vezes sobre este destino aqui em nosso blog e trata-se de uma cidade incrível, tenho certeza que você irá ficar encantado com as belezas naturais que encontrará por lá.

A única dificuldade que você enfrentará na cidade, é para escolher o que fazer, já que o que não faltam são opções de lazer, sendo que  a maioria deles são voltados ao ecoturismo.

Mas um passeio que você não pode deixar de fazer, é até o Morro da Igreja e a Pedra Furada. Este é o ponto mais conhecido da cidade e fica localizado a 30 quilômetros do centro.

Para chegar até a Pedra Furada, é preciso ter um bom condicionamento físico, já que trata-se de uma trilha que dura 8 horas. Mas destino é compensador de todo o esforço.

Caso não tenha tanta disposição para fazer  a trilha da Pedra Furada, aproveite para conhecer a Serra do Corvo Branco, uma das mais lindas estradas do país, onde foi aproveitada a natureza para se construir uma estrada espetacular.

Você também encontrará várias cascatas incríveis em Urubici, como a Cascata do Véu de Noiva e a Cascata do Avencal, aproveite para tirar belas fotos e apreciar estes espetáculos da natureza.

Leia ainda: O que ver e fazer em Urubici (SC)

Tudo sobre a Serra Catarinense  - Foto:   gabikdoamaral por Pixabay 

6. Morro das Torres

O Morro das Torres fica localizado na cidade de Urupema, que disputa o título de cidade mais fria do país com São Joaquim.

Trata-se do morro mais alto do estado de Santa Catarina com 1750 metros de altitude, permitindo uma vista de um raio de 60 quilômetros.

Por lá, você também poderá conhecer a cachoeira que com frequência vira gelo durante o inverno rigoroso da cidade.

Quando viajar para a Serra Catarinense

Agora que falamos sobre os pontos que você não pode deixar de conhecer por lá, sugiro que aproveite o inverno para conhecer a Serra, já que o frio é clima mais marcante da região.

Apesar do frio ser o grande destaque da região, se você não é tão fã da estação, sugiro que escolha fazer a viagem durante o verão. De qualquer forma, você conseguirá encontrar muita diversão e beleza por lá.

Leia ainda: O que fazer em Santa Catarina no inverno?

Gastronomia

Tenho certeza que depois de fazer toda essa tour, você já está pensando na fome que vai bater durante o passeio, então saiba que a gastronomia de lá é incrível.

Não há um único prato típico, mas sim vários pratos que marcam as tradições da região, como por exemplo o pinhão, quirera com costela de porco, frescal, truta, churrasco, feijão tropeiro com torresmo e a batata doce.

Além de ótimas comidas, você também encontrará diversas vinícolas premiadas nacionalmente e internacionalmente, então apreciar um bom vinho é um das vantagens da Serra Catarinense.

Tudo sobre a Serra Catarinense  - Foto:  Rachel Claire no Pexels

Onde se hospedar

Falamos sobre alguns pontos que tornam a Serra Catarinense um destino perfeito para sua viagem de inverno e a melhor parte, é que você pode aproveitar para se hospedar com conforto e segurança com o TemporadaLIve.

Acesse o site www.temporadalivre.com ou baixe o App TemporadaLivre e reserve sua hospedagem para fazer essa tour de inverno.

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você!


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

06/04/2021
Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

24/12/2019
Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06/12/2019
Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

11/11/2019
divisor de conteúdo