Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

O que ver e fazer no feriadão de Tiradentes em Bertioga - SP

11 de Junho de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

O que ver e fazer no feriadão de Tiradentes em Bertioga - SP

O feriadão de Tiradentes está chegando e isso significa o quê? Isso mesmo! Viajar! E tem coisa melhor para fazer em um feriado prolongado? Sem dúvida, não! Ainda mais nesse, que será em uma quinta-feira (21/04), ou seja, serão nada mais, nada menos, que 4 dias inteirinhos para fazer aquela viagem que você e sua família tanto esperavam.

Afinal, todos nós somos filhos de Deus e merecemos uma “folguinha” em meio à vida corrida do dia-a-dia para que possamos descansar um pouquinho e recarregar as energias, não é mesmo? Porque, senão, ninguém “aguenta”, né? (risos) Ah, mas espere aí, vocês ainda não decidiram para qual destino irão partir neste feriadão prolongado?

Olha, se eu fosse vocês, não pensava duas vezes e pegava a estrada rumo a Bertioga, pois a cidade oferece atividades variadas, indicadas, principalmente, para quem viaja com a família. As opções são ótimas e, com certeza, agradarão a todos: banho de mar, tour pela aldeia indígena, visita a construções históricas, passeios de escuna e trilha na Garganta Gigante.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=02N87sXa4uo[/embed]

Praias, praias e mais praias

Não dá pra viajar a Bertioga e não dar aquela passadinha nas praias, não é mesmo? Afinal, quando se fala em praias bonitas do litoral paulista, logo nos vem à cabeça: Bertioga. Destino mais que perfeito para aqueles que não dispensam uma praia em um belo dia de sol.

Para você ter uma ideia do quanto a cidade é rica em praias, saiba que a mesma possui nada menos que 33 quilômetros de praias. Algumas, como Itaguaré, reúnem surfistas vindos de todos os cantos do país; enquanto São Lourenço e Guaratuba, que possui excelentes infraestruturas, atraem, principalmente, famílias com crianças.

Aproveite para ler: 5 praias de Bertioga para conhecer na próxima viagem

9250037685_7c2fb6efe9_b

Forte de São João e Parque dos Tupiniquins

Outro lugarzinho pra lá de gostoso para você e sua família visitar, é o Forte de São João. A Fortaleza foi concluída pelos portugueses em 1547 e é considerada uma das mais antigas do Brasil. Para a sorte de quem a visita, a Fortaleza está super conservada, exibe paredes originais e abriga uma exposição permanente de armas e de ocas indígenas.

E sabe o que é melhor? No entorno do Forte de São João está o Parque dos Tupiniquins, com grande área verde, artefatos históricos e estátuas. Sendo assim, há a possibilidade de fazer dois passeios dentro de um só lugar. Desta forma, além de você e sua família conhecerem um pouco mais sobre a história do forte e o que ele abriga/representa, vocês terão, ainda, uma bela caminhada em meio ao verde para fazer aliando, então, a história com a natureza em um lugar só.

Leia ainda: Melhores praias de Bertioga, litoral norte de São Paulo

Forte-Sao-Joao-Renata-de-Brito

Passeio de escuna em meio a praias e ilhas

Um passeio de escuna é ou não é sempre bem-vindo? Sem dúvida, sim! Portanto, chame a família e preparem-se para embarcar nessa. As embarcações partem do Píer de Bertioga e circulam por diversas praias e ilhas da região, com paradas para banhos. Entre os passeios mais bacanas está o que leva à praia de Iporanga. Geralmente, as embarcações partem da balsa nos finais de semana e costeiam o litoral até Iporanga, onde há pausa para um banho refrescante em alto mar. No caminho, é possível observar as belas praias da região da Serra do Guararu, sendo assim, não deixe sua câmera/celular na mala, leve-a junto com você e registre lindas fotos.

Aproveite para ler: 3 cidades do litoral paulista com nota 'A' no Mapa do Turismo Brasileiro

IMG_7425

Visita à aldeia dos índios guaranis

E que tal visitar a aldeia dos índios guaranis e conhecer um pouquinho mais sobre essa cultura que é a cara do Brasil? Parece uma excelente ideia, não? Mas, antes de ir até lá, é necessário que saiba algumas informações, pois, assim, não haverá perigo de ficar “perdido” na imensidade de coisas que tem aldeia, que, por sua vez, ocupa uma área de quase mil hectares na praia da Boracéia, na divisa entre Bertioga e São Sebastião.

O espaço é bem amplo e abriga cerca de 500 índios que cultivam palmito e plantas ornamentais, produzem artesanato e apresentam aos visitantes suas músicas e culinária típica. As visitas na aldeia são organizadas. E lá, além de ver os artesanatos e as plantas ornamentais, é possível comprá-las.

Ah, e para a sua sorte, no mês de abril - mês do feriadão prolongado de Tiradentes-, acontece o Festival Nacional da Cultura Indígena, com debates, apresentações de danças, exposições, atividades esportivas, venda de artesanato e workshop de pintura corporal. O evento acontece sempre próximo ao Dia do índio (19 de abril), no Parque dos Tupiniquins, do lado de fora do Forte de São João.

img5351dfff7b26e

Trilha para a famosa Garganta do Gigante

Esse passeio é para aqueles que, de fato, possuem espíritos aventureiros e não dispensam um contato com a natureza, pois a trilha da Garganta do Gigante é uma aventura e tanto. O mais curioso desse lugar é que dizem que a silhueta da Serra de Bertioga o desenho de um gigante olhando para o céu.

Mas, para chegar à sua famosa “garganta”, onde há três piscinas naturais e uma cascata, é necessário ter um bom preparo físico e claro, muita disposição. São cerca de duas horas de canoagem e em média três horas de trilha pela mata, com alguns trechos de lama. A aventura é daquelas para não colocar defeito, pois começa antes das 8 da manhã e dura 10 horas, sendo assim, participe apenas se estiver preparado.

mega_cachu_332011_2461

Aluguel de temporada Bertioga -SP

Viu só? Não tem a menor possibilidade de este feriadão prologado ser sem graça. Pois o que não falta em Bertioga são atividades e atrações. Inclusive, creio que quatro dias, serão poucos para apreciar a imensidade de opções turísticas (ou não) que a cidade oferece. Sendo assim, saiba que lá, não haverá tempo para ficar parado..ou seja, a viagem irá render (e muito) em diversos sentidos. Mas, antes de pegar a estrada, sugiro que dê uma olhadinha no portal TemporadaLivre para conferir as opções de casas e apartamentos para aluguel de temporada em Bertioga, afinal, você e sua família precisam de um lugar aconchegante para se hospedarem, né?


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo