Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

O que fazer em Mangaratiba, no Rio de Janeiro?

13 de Janeiro de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

O que fazer em Mangaratiba, no Rio de Janeiro?

Verão é sinônimo de férias e praia para muitos brasileiros. Se você é o tipo de pessoa que gosta de viajar e conhecer novos lugares a cada temporada, está no lugar certo. A propósito, em alguma de suas aventuras, você já passou pelas praias de Mangaratiba?

No post de hoje, vamos tentar te mostrar pelo menos um pouquinho do que é esse paraíso, localizado no Rio de Janeiro. Continue a leitura e saiba o que fazer em Mangaratiba, além de ser uma cidade litorânea, há muitos pontos turísticos para visitar por lá. Confira!

O que fazer em Mangaratiba, no Rio de janeiro? - Praia Grande - Foto: Prefeitura Mangaratiba

O que fazer em Mangaratiba: conheça as belezas da cidade!

Para começar, Mangaratiba faz parte da microrregião de Itaguaí e se localiza a apenas 85 quilômetros da capital do Rio, com acesso facilitado pela rodovia Rio Santos, BR 101. 

Antes de falarmos sobre as belezas naturais do município, não podemos deixar de destacar seu cenário histórico e cultural que é de grande importância para a região e abarca construções históricas do Brasil Colonial, museus e religiosidade. Conheça alguns exemplos: 

- Fundação Mário Peixoto (FMP): em homenagem ao cineasta Mário Peixoto, que dirigiu a obra “Limite”, gravada na própria cidade de Mangaratiba em 1930, a fundação é um lugar que armazena artigos culturais da cidade. 

Fundado em 2011, o museu se tornou um dos maiores bens do município por contar com salas que representam figuras importantíssimas para sua história. A fundação fica no Solar do Barão do Sahy. 

- Parque Arqueológico das Ruínas do Saco de Mangaratiba: com um passado escravocrata, a cidade teve papel fundamental no Brasil Imperial. O local guarda a história de um povoado que concentrava um do maiores portos do país no século XIX, bem como armazéns de café e as ruínas de um teatro. 

Além desse, há outros pontos como o Parque Arqueológico e Ambiental da Ruínas da Praia do Sayh; Galeria da Cachoeira dos Escravos; o sítio do Engenho de Salvador Correia de Sá, espaço histórico por ser a primeira construção nas terras de Mangaratiba. 

- Igrejas: a cidade também é conhecida por seu forte lado religioso. Nossa Senhora da Guia é a padroeira que, em 1764, ganhou uma capela em sua homenagem. Além disso, no mês de setembro, acontecem muitas festas pela região como agradecimento a Santa, atraindo fiéis de diversos lugares. 

O que fazer em Mangaratiba, no Rio de janeiro?  - Ruínas - Foto: Prefeitura Mangaratiba

As praias de Mangaratiba e suas belezas naturais 

Mangaratiba é rodeada por água. De um lado a outro, somam-se 30 praias que se dividem em 5 distritos, mais 32 ilhas incríveis. Tem atração para todos os gostos! 

Se você gosta de lugares mais tranquilos, nossas sugestões são: 

  • Praia Brava: apesar do nome, a praia não tem nada de brava, muito pelo contrário. Sua água é calma e a faixa de areia recebe coloração amarelada que, junto das montanhas ao redor, cria uma imagem exuberante. 
  • Praia da Paciência, conhecida como Praia Secreta: o próprio nome já indica o que essa praia oferece: paciência! Por lá, você tem garantido um visual de águas claras que se misturam com o verde da vegetação. É realmente encantador!
  • Praia Grande: a Grande é uma das principais quando se fala no litoral Mangaratibense. Com águas calmas e areia fina, ela é a pedida certa para um dia de muito relaxamento e tranquilidade próximo ao mar. 
  • Praia de Saí e Saizinho: grande e quase deserta, suas areias brancas guardam as ruínas de um porto de minério antigo. É o ambiente perfeito para curtir um dia de muita calmaria, paz e recarregar as energias. 

Essas são algumas das opções para os turistas que buscam lugares para relaxar. Mas nós sabemos que muitas pessoas preferem localidades agitadas, especialmente na alta temporada de verão. Se esse é o seu caso, dá uma olhada no que te espera em Mangaratiba:

  • Praia Mangaratiba: não tão usada para banho, essa praia é ideal para quem curte fazer passeios. Se quiser conhecer as regiões da cidade, é para lá que você deve ir e embarcar, literalmente, em muitas aventuras em alto mar. 
  • Praia Muriqui: essa aqui é para quem gosta de locais agitados e urbanizados. Sua infraestrutura contempla diversos bares e restaurantes para beber e comer muito bem. Além do mais, a praia tem uma extensão com capacidade para receber muita gente. Por isso, prepare-se para bastante movimentação.
O que fazer em Mangaratiba, no Rio de janeiro?  - Praia da Conceição de Jacareí - Foto: Prefeitura de Mangaratiba

Saiba onde se hospedar em Mangaratiba, no Rio!

Apostamos que esse pedaço de paraíso já entrou para sua lista de próximos destinos de viagem! Para te ajudar, temos uma ótima sugestão de hospedagem: os imóveis de aluguel por temporada.  

Acessando o site do TemporadaLivre você encontra diversas opções de casas de temporada em Mangaratiba, com quantidade de cômodos variados, para escolher a que mais atende às suas necessidades. Aproveite para conferir e comece a se programar desde agora. 

Imóveis para alugar por temporada em Mangaratiba - RJ;

Confira também:


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo