Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Dicas para visitar Itanhaém, em São Paulo

01 de Dezembro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Dicas para visitar Itanhaém, em São Paulo

Localizada em as cidades de Peruíbe e Mongaguá, na baixada santista, Itanhaém é a segunda cidade mais antiga do estado. O local preserva lindas praias, com cenários rochosos e mar azul. Também possui atrações diversificadas, atraindo turistas de diversas regiões do país e de diferentes estilos.

A cidade está localizada a cerca de 100 km de São Paulo é um ótimo destino para quem quer dar aquela fugidinha e curtir um final de semana na praia. O seu nome vem do tupi, que significa "pedra que canta", ou "pedra que chora". O que é muito característico, já que sua orla possui diversas pedras que emitem um maravilhoso som ao se encontrar com o mar.

Quer saber mais sobre a cidade e suas atrações? Continue conferindo as dicas do TemporadaLivre sobre o que fazer em Itanhém. 

O que fazer em Itanhaém? Dicas imperdíveis!

A grande atração de Itanhaém são suas praias, porém, a cidade oferece muitos outros atrativos, que vão desde passeios históricos até passeios religiosos. Confira:

Visite o Morro de Paranambuco

  • Conheça a Cama de Anchieta
  • Passe uma tarde pelo Centro Histórico de Itanhaém
  • Visite o Museu Conceição de Itanhaém
  • Contemple a Igreja Matriz de Sant’Anna
  • Conheça o Convento Nossa Senhora da Conceição

Visite o Morro de Paranambuco

O Morro de Paranambuco é parada obrigatória para quem visita a cidade. Do alto do morro é possível ter um visão privilegiada do mar e das praias, oferecendo ao visitante um cenário deslumbrante. O local possui um fácil acessando, podendo chegar até la de carro ou até mesmo a pé. 

De lá, também é possível avistar os painéis de Anchieta. Esse painéis contam a história de José de Anchieta e foram pintados nos reservatórios d'água. 

O Morro está localizado ao final da Rua Ipiranga. 

O que fazer em Itanhaém, em São Paulo? - Foto: Prefeitura Itanhaém

Conheça a Cama de Anchieta

A Cama de Anchieta é uma formação rochosa, com a superfície lisa, assemelhando-se a uma cama, onde dizem que José de Anchieta adorava passar as tardes, contemplando a vista e compondo seus poemas. 

Para ter acesso à pedra, foi construído uma grande passarela de madeira sustentável e ecológica. O caminho da passarela já presenteia o visitante com uma lista vista do mar e de suas rochas. 

Para chegar até lá, só seguir pela Rua da Enseada, pertinho do Morro de Paranambuco. 

O que fazer em Itanhaém, em São Paulo? - Foto: Prefeitura de Itanhaém

Passe uma tarde pelo Centro Histórico de Itanhaém

Como a cidade de Itanhém é histórica, o seu centro preserva diversas construções datadas de séculos passados. Em uma visita ao centro de histórico de Itanhaém,  você pode encontrar casarões do período colonial, a igreja matriz, o casarão do convento e muito mais. 

Na Pinacoteca Municipal você encontra um acervo que remetem a períodos históricos da cidade, assim como no Museu Conceição. 

O que fazer em Itanhaém, em São Paulo? - Foto: Prefeitura de Itanhaém

Visite o Museu Conceição de Itanhaém

O Museu reúne um acervo com várias memórias da cidade de Itanhaém. A construção também já abrigou a Casa da Câmara e a Cadeia Municipal.

Por lá, você pode encontrar exemplares de jornais de época, fotografias, e um importante arquivo sobre a construção da cidade e de seus pontos turísticos. O Museu Conceição de Itanhaém funciona das 9h as 17h, de terça-feira a sexta-feira. O valor da entrada é de R$ 2,00 por pessoa.

O que fazer em Itanhaém, em São Paulo? - Foto: Prefeitura Itanhaém

Contemple a Igreja Matriz de Sant’Anna

A construção da igreja matriz remonta o período em que a região de Itanhaém era cabeça da Capitania, por volta de 1642 e 1679. Portanto, a igreja chega a ter mais de 340 anos.  

A partir de 1920, vários esforços se reuniram para garantir a preservação, não só da igreja, como também de diversas outras construções históricas de Itanhém e de todo Brasil. Assim, a igreja recebeu algumas reformas com o intuito de preservar a sua história e beleza. 

A Igreja Matriz de Sant'Anna está localizada na Praça Carlos Botelho, no centro de Itanhém. 

O que fazer em Itanhaém, em São Paulo? - Foto: Ipatrimonio

Conheça o Convento Nossa Senhora da Conceição

O Convento Nossa Senhora da Conceição está localizada pertinho da Igreja Matriz, e fazem parte do mesmo conjunto arquitetônico. As construções também possuem datas semelhantes, sendo erguidas no mesmo período, que pode variar de 1642 a 1679.

Assim como a igreja, foi tombado como patrimônio histórico e é um ótimo lugar para conhecer, passear e tirar fotos. 

O que fazer em Itanhaém, em São Paulo? Foto: Prefeitura Itanhaém

Quais as melhores praias de Itanháem?

E como não poderia deixar de ser, as praias de Itanhaém ganham destaque, sendo muito procuradas durante o período de verão. Quer conhecer quais as melhores praias de Itanhaém? Então confira as dicas do TemporadaLivre

  • Praia do Sonho
  • Praia da Saudade
  • Praia dos Pescadores (Prainha)
  • Praia da Gaivota

Praia do Sonho

É na Praia do Sonho que está localizada a famosa pedra Cama de Anchieta. A sua orla é rodeada de rochas, que deixam o visual ainda mais charmoso. É uma das praias mais conhecidas da cidade, possuindo cerca de 800 metros de extensão, com areias claras e finas. Já o seu mar mar possui ondas fortes que se encontram com as pedras. 

O local também é utilizado para shows e eventos, e seus quiosques ficam lotados durante o período de alta temporada. 

O que fazer em Itanhaém, em São Paulo? - Foto: Danirubim.Wordpress.Com / Viagem Memorável

Praia da Saudade

Ótima para quem quer um lugar mais tranquilo e em contato com a natureza. Não possui muitas ondas, o que é ótimo para quem quer curtir um pouco o mar.

A praia fica no encontro do mar com o Rio Itanháem, sendo muito procurada para a prática da pesca. O seu acesso é feito por meio de trilha com entrada pela Rua Sebastião das Dores, na Prainha.

O que fazer em Itanhaém, em São Paulo? - Foto: BoqNews

Praia dos Pescadores (Prainha)

Também conhecida como Prainha, a Praia dos Pescadores é um ponto turístico muito importante, já que suas areias foram utilizadas como cenário para a primeira versão da novela Mulheres de Areia. Inclusive, no local, há um monumento esculpido pelo ator Serafim Gonzalez, que participou da novela.

O local possui ondas fortes, o que a torna muito atrativa para surfistas.

O que fazer em Itanhaém, em São Paulo? Imagem:  Douglas Martins Prado / Google Imagem

Praia da Gaivota

Um local tranquilo e longe do agito das praias mais urbanas da cidade, já que fica quase na divisa com a cidade de Peruíbe. Conta com vários quiosques e lanchonetes próximos, sendo um ótimo lugar para passar uma tarde tranquila com a família e os amigos. 

Só é preciso tomar um pouco de cuidado com as crianças no mar, pois possui ondas um pouco fortes. 

O que fazer em Itanhaém, em São Paulo? Imagem:  Douglas Martins Prado / Google Imagem

Onde se hospedar em Itanhaém?

Se você está planejando uma viagem para a Itanhaém, seja ela curta ou mais longa, a melhor forma de se hospedar é através dos imóveis de temporada. As casas ou apartamentos de temporada vem ganhando espaço, se tornando uma excelente alternativa, principalmente para famílias e grupos maiores de pessoas, pois você terá muito mais espaço e privacidade. 

Além disso, acaba tornando-se uma opção mais barata, pois é possível alugar um único imóvel e hospedar toda a galera, dividindo as despesas das diárias.

Em Itanhaém, as regiões do Bairro de Cibratel, Bopiranga e Balneário Gaivotas, são ótimos lugares para você se hospedar. Pois, além de estarem pertinho da praia, possuem uma boa infraestrutura.

Então, na próxima viagem para Itanhaém, alugue um imóvel de temporada. Com certeza você irá adorar a experiência. 

Imóveis para alugar por temporada em Itanhaém;

Leia também:

Porque Itanhaém-SP está se tornando a capital brasileira do Paramotor

3 cidades do litoral paulista com nota 'A' no Mapa do Turismo Brasileiro!

As praias com maior acessibilidade para cadeirantes no Brasil


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo