menu

Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

Morro Dois Irmãos: vista panorâmica do Rio de Janeiro!

25 de Março de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Morro Dois Irmãos: vista panorâmica do Rio de Janeiro!

Se você procura um destino com festas, preservação histórica e contato com a natureza, o Rio de Janeiro é o lugar ideal! A cidade consegue reunir tudo o que queremos encontrar em uma viagem, oferecendo opções de lazer para todos os gostos - do festeiro até o mais radical.

Os passeios que mais atraem os turistas são aqueles que mostram a beleza da paisagem, da mescla perfeita entre as montanhas, o litoral, a lagoa e a cidade. Os pontos mais visitados são o Corcovado - onde localiza-se uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor - e o bondinho do Pão-de-Açúcar

O TemporadaLivre traz, hoje, uma sugestão para quem tem espírito aventureiro. Um ponto turístico que envolve esforço e compensação, considerado um dos cartões-postais cariocas. Estamos falando da vista panorâmica do Morro Dois Irmãos, uma experiência inesquecível que permite visualizar o Rio de Janeiro em 360º.

O morro, localizado no Vidigal, na Zona Sul do Rio, tem 533 metros de altitude. A localização privilegiada possibilita uma vista que envolve os pontos mais famosos da cidade e tira o fôlego de qualquer um! O nome Dois Irmãos surgiu porque o morro abriga duas rochas, uma maior e outra menor. É no ponto mais alto do “irmão maior” que se consegue vislumbrar a cidade em 360º.

Morro Dois Irmãos: vista panorâmica do Rio de Janeiro! - Foto: Diego Baravelli

Como chegar ao Morro Dois Irmãos?

Para chegar ao topo do Morro, é preciso fazer uma trilha de 1,6 km de extensão, de dificuldade moderada. O acesso se dá no Morro do Vidigal, próximo a um campo de futebol.

É possível subir até o início da trilha à pé - em uma caminhada de, aproximadamente, 30 minutos -, com as vans ou com os mototáxis que cobram uma pequena taxa. Nesse momento, você pode aproveitar para conhecer o Vidigal fazendo um Favela Walking Tour - serviço de passeio guiado. 

A caminhada pela trilha dura, em média, uma hora. O trajeto envolve alguns trechos íngremes, então, vá com cuidado. Siga em ritmo mais leve, com pequenas pausas para admirar e fotografar os mirantes que surgem no caminho. Essa é a principal rota.

É possível, também, ir por trilhas de escaladas, mas é recomendado ter monitoramento e treinamento específico para a prática. A seguir, trouxemos algumas dicas e cuidados para você se aproveitar o passeio da melhor forma.

Trilha do Morro Dois Irmãos: dicas e cuidados necessários!

  • Vá com roupas e calçados adequados para caminhada, com materiais leves e resistentes, para seu conforto e proteção.
  • Não se esqueça do protetor solar. A trilha tem boa parte na sombra, mas há exposição aos raios solares em alguns momentos. Se possível, leve, também, óculos de sol.
  • Leve garrafas com água para se hidratar no caminho. Isso ajuda a repor as energias. Prefira garrafas térmicas, para manter a água fresca. Se levar garrafas de plástico, não se esqueça de recolhê-las e descartá-las de maneira correta - preserve a natureza!
  • Uma mochila leve te ajuda a carregar o essencial: água, protetor solar, celular ou câmera fotográfica e um lanchinho, caso vá passar mais tempo por lá. Uma blusa de frio leve e uma capa de chuva também são itens úteis. Se você for emendar o passeio em alguma praia, leve uma roupa de banho.
  • Apesar do grau leve da trilha, se você for sedentário, pode sentir mais dificuldade. Faça exercícios alguns dias antes para acostumar o corpo e pegue leve na velocidade durante a trilha - vá no seu tempo.

Recomendamos que você chegue cedo, para evitar os horários de sol mais forte. Uma ótima ideia é assistir ao nascer ou ao pôr-do-Sol - lembrando-se de levar lanternas, caso queira ficar até escurecer, para evitar acidentes.

Morro Dois Irmãos: vista panorâmica do Rio de Janeiro! - Foto: Mcalvet

Preciso de um guia turístico?

Para a trilha, muitos deslocam-se em grupos independentes e alguns vão com guias especializados. A presença do guia turístico não é obrigatória, mas é recomendada para quem não tem experiência com trilhas ou não conhece bem a região. O guia local pode te dar várias dicas que facilitam o passeio, mostrar cantinhos que só os moradores conhecem e te ajudar, caso surja alguma emergência.

Nós, do do TemporadaLivre, indicamos o grupo Trilha Dois Irmãos. Eles são especialistas na rota que inclui, como opcional, uma visita à comunidade do Vidigal, adicionando ricas informações a respeito da cultura local. Os guias possuem controle a respeito de dados de saúde dos turistas e indicam os equipamentos necessários para a caminhada. 

Onde se hospedar no Rio de Janeiro?

Venha conhecer essa maravilha no Rio de Janeiro! No site do TemporadaLivre você pode alugar casas, flats e apartamentos para curtir todas as atrações do Rio de Janeiro. Dessa forma, você programa toda a sua viagem antecipadamente de forma fácil, rápida e segura, sem maiores preocupações. 

Para ter ainda mais praticidade e conforto, confira nossas opções de aluguel de temporada no Leblon, bairro vizinho ao Vidigal. Assim, você fica pertinho do Morro Dois Irmãos, tendo mais flexibilidade de horários, além de ter fácil acesso às famosas praias da Zona Sul do Rio, como Ipanema e Copacabana.

Imóveis para alugar por temporada no Rio de Janeiro;

Leia também:


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

06/04/2021
Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

24/12/2019
Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06/12/2019
Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

11/11/2019
divisor de conteúdo