Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Melhores destinos de viagem no Paraná p/ as férias

15 de Novembro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Melhores destinos de viagem no Paraná p/ as férias

Você pode escolher entre uma cidade com um clima predominantemente europeu, cheio de parques, jardins e uma vida cultural profusa.

Você pode também decidir por uma cidade com uma das sete maravilhas da natureza no mundo, com um parque ecológico reconhecido internacionalmente e que possui uma das maiores geradoras de energia, mostrando que dois países podem sim se entender no uso consciente da energia hidráulica.

Você pode escolher também uma cidade portuária com um centro histórico incrível e que mais parece uma cidade de faz-de-contas.  Ou você pode escolher um litoral cheio de praias interessantes, com belezas naturais, pessoas com vontade de fazer amizades e que gostam de estar em contato com a natureza.

São essas maravilhas que fazem do Paraná um dos melhores destinos no Brasil. São muitas as possibilidades e que agradam todo o tipo de grupo: famílias, estudantes, universitários, grupos empresariais, viagens românticas.

10 Lugares Para Conhecer no Paraná: melhores destinos turísticos e regiões

Lugares com praia para conhecer no Paraná

Pontal do Paraná

Entre a beleza natural do litoral do Paraná, Pontal do Paraná é um refúgio encantador a aproximadamente 100 km de Curitiba. Com extensas praias de areias douradas e águas cristalinas, este destino litorâneo é um convite para quem busca escapar da rotina e aproveitar momentos relaxantes à beira-mar. A Praia de Pontal é uma das mais famosas nessa região, por conta das suas ondas convidativas para praticantes de esportes aquáticos. 

Pontal do Paraná compartilha sua paisagem com o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, que oferece trilhas, observação da fauna e flora, além de belas paisagens naturais. Aproveite também para desfrutar da Cachoeira da Mariquinha, visitar a Ilha do Mel, Praia do Leste, Balneário Shangri-Lá, Praia Ipanema, Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, Estrada Ecológica do Guaraguaçu.

Praia de Pontal do Paraná: Dicas e atrações - Viagens e Caminhos
Lugares para conhecer no paraná: Melhores Destinos - Foto: Viagens e Caminhos

Matinhos

Matinhos é a maior cidade do litoral paranaense, oferecendo 15 balneários ao longo de toda a sua orla para os turistas que desejam passar as férias no Paraná. Suas praias costumam ficar bastante lotadas durante o período de alta temporada. Em Matinhos está localizada a praia de Caiobá, uma das mais famosas do estado.

Outras praias populares em Matinhos são: Praia Brava, Praia Central e Praia Mansa, cada uma com sua própria personalidade e opções de lazer. Além de curtir o sol e o mar, os visitantes podem explorar a orla repleta de restaurantes, bares e quiosques que servem deliciosas iguarias à base de frutos do mar frescos.

Matinhos PR e Caiobá: Praias e atrações - Viagens e Caminhos
Lugares para conhecer no paraná: Melhores Destinos - Foto: Viagens e Caminhos

Guaratuba

Guaratuba também é uma cidade litorânea do Paraná e que também recebe diversos turistas durante o verão. O acesso para Guaratuba é feito por balsa, através do embarque em Matinhos. Por lá encontra-se o famoso Morro do Cristo, um dos cartões-postais da cidade e uma das vistas mais bonitas do litoral paranaense.

As principais praias do destinos é a Praia Central, Praia das Pedras, Praia de Caieiras, Praia Brava de Guaratuba. 

Praias de Guaratuba - Pontos turísticos e dicas - Viagens e Caminhos
Lugares para conhecer no paraná: Melhores Destinos - Foto: Viagens e Caminhos

Picos, Cachoeiras e Montanhas para conhecer no Paraná

Sapopema 

Em Sapopema, a natureza se desdobra em toda a sua magnificência, criando um cenário repleto de cachoeiras deslumbrantes, com destaque para a majestosa Cachoeira do Messias. Esta encantadora cidade, situada a uma curta distância de Londrina, abriga também o imponente Pico Agudo, que se ergue a aproximadamente 1200 metros de altura, solidificando-se como um dos principais ímãs turísticos da região.

Aproveite para explorar as atrações do destino: Pico Agudo, Passo do Meio, Mirante do Valdevino, Salto das Orquídeas, Cachoeira Rodeio Bonito, Cachoeira Bela Vista, Salto João de Paula, Gruta e Mirante Sitio Shalom, Gruta Serra Grande e muitos outros atrativos imperdíveis.

Sapopema | VIAJE PARANÁ
Lugares para conhecer no paraná: Melhores Destinos - Foto: VIAJE PARANÁ

Sengés

Sengés encanta a todos com suas 60 quedas d'água. Este destino é uma verdadeira dádiva para os amantes da natureza, oferecendo um refúgio perfeito para desacelerar e relaxar.

A cidade é repleta de cânions impressionantes, vales tranquilos, belos lagos, grutas misteriosas e represas. Quem visita a cidade não pode deixar de conhecer os principais pontos turísticos da região: Poço Encantado e a Cachoeira do Corisco. Sengés é um verdadeiro paraíso natural!

Sengés: canyons, cachoeiras de pinturas rupestres no Paraná
Lugares para conhecer no paraná: Melhores Destinos - Foto: Qual Viagem

Tibagi

Em Tibagi é onde encontra-se o cânion do Planalto dos Campos Gerais, com impressionantes 450 metros de altura. Esculpido pelo rio Iapó, este destino é um verdadeiro tesouro para o turismo no Paraná e compartilha seu território com o Parque Estadual do Guartelá, repleto de vales profundos, inscrições rupestres, quedas d'água e corredeiras. 

TIBAGI+turismo
Lugares para conhecer no paraná: Melhores Destinos - Foto: tibagi.pr.gov.br

Foz do Iguaçu

É em Foz do Iguaçu que você encontrará as cataratas mais famosas do país, um verdadeiro tesouro natural. Com cerca de 275 metros de altura, a majestosa Cataratas do Iguaçu é uma atração imperdível no Paraná. Seja do lado argentino ou brasileiro, as Cataratas do Iguaçu impressionam com suas 275 quedas d'água. 

Além das cataratas, os turistas têm a oportunidade de explorar outros encantos em Foz do Iguaçu: Parque das Aves, Templo Budista Chen Tien, Marco das Três Fronteiras, Macuco Safári, Itaipu Binacional.

Foz do Iguaçu: pontos turísticos e o que fazer nessa cidade
Lugares para conhecer no paraná: Melhores Destinos - Foto: Blog Sou Guia

Cidades do Paraná para visitar em casal ou com a família

Curitiba

Curitiba, a capital do Paraná, é uma metrópole vibrante fundada no século XVII. A cidade se desenvolveu de forma planejada, com uma visão urbanística bem concebida, e é isso que encanta tanto os turistas. 

É famosa por sua inovação, um sistema de transporte público exemplar e um compromisso notável com o meio ambiente. Além disso, Curitiba é um dos destinos mais frios do Brasil, o que atrais milhares de turistas para essa região no inverno. 

Não deixe de explorar seus principais atrativos: Largo da Ordem, Praça Tiradentes, Rua XV de Novembro, Jardim Botânico de Curitiba, Museu Oscar Niemeyer, Ópera de Arame, Parque Tanguá, Museu Paranaense, Bosque Alemão e muito mais.

Curitiba é a cidade mais inspiradora do mundo em preservação de áreas  verdes - Prefeitura de Curitiba
Lugares para conhecer no paraná: Melhores Destinos - Foto: Prefeitura Municipal de Curitiba

Morretes

Morretes cativa com sua arquitetura colonial, expressa em casarões históricos, ruas de paralelepípedos, praças encantadoras e pontes pitorescas, criando a sensação de uma viagem no tempo. 

Este lugar abençoado com a natureza é cortado pela exuberante Mata Atlântica, rios serenos, cachoeiras deslumbrantes e pela majestosa Serra do Mar Paranaense, situada em um dos trechos mais bem-preservados do Brasil. É em morrentes que fica o famoso Pico do Marumbi, que se eleva a 1.539 metros de altura. 

O que não falta é opções do que fazer em Morretes, como: Centro histórico de Morretes, Estrada da Graciosa, Passeio de trem Morretes, Ekôa Park, Salto da Fortuna, Igreja de São Benedito. 

Guia de Morretes: o que fazer, onde ficar e onde comer - Viagens Possíveis
Lugares para conhecer no paraná: Melhores Destinos - Foto: Viagens Possíveis

Maringá

Maringá, um dos principais municípios do interior do Paraná, é uma cidade que se destaca não apenas por sua economia vibrante, mas também por suas atrações turísticas que agradam a todos os tipos de viajantes. Se você está em busca de passeios para curtir com a família, amigos ou mesmo desfrutar de um tempo sozinho, Maringá oferece uma diversidade de opções para todos os gostos.

Os pontos turísticos de Maringá que você não pode deixar de conhecer: Parque do Ingá, Parque do Japão, Parque Alfredo Nyffeler, ParCão, Teatro Calil Haddad, Museu Dinâmico Interdisciplinar, Mercadão e Maringá, EuroGarden e muito mais. 

Maringá – Wikipédia, a enciclopédia livre
Lugares para conhecer no paraná: Melhores Destinos - Foto: Wikipédia

Onde se hospedar? 

Não deixe de conhecer o Buraco do Padre, garanta uma hospedagem tranquila e segura para tornar sua viagem ainda mais inesquecível. Nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

Veja também: 

Como Planejar uma Viagem: Dicas Gerais Para Viajar

5 destinos no Paraná que vão fazer você se sentir na Europa

10 melhores praias para conhecer no Paraná


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo