Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Como Planejar uma Viagem: Dicas Gerais Para Viajar

17 de Setembro de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Como Planejar uma Viagem: Dicas Gerais Para Viajar

Todo mundo adora viajar, mas a grande maioria detesta planejar viagens e muitas vezes deixam essa tarefa para a última hora. Afinal, são muitos detalhes que é preciso se atentar para que a viagem seja tranquila e saia como o esperado. 

Pensando em uma maneira de facilitar a tarefa de planejar uma viagem, separamos algumas dicas gerais que tornarão essa missão mais fácil e vão te ajudar a ter uma viagem perfeita. Confira: 

Guia sobre como planejar uma viagem com dicas práticas

 

1. Faça uma lista dos lugares que deseja ir e elenque a prioridade

Se você tem em mente alguns destinos que sonha em conhecer isso facilitará muito, agora se seu desejo é conhecer o mundo todo fica mais complicado. Portanto, nossa dica é realizar uma lista de destinos que deseja conhecer e deixe em destaque os destinos que são prioridades para você, aqueles que você quer muito conhecer. Busque informações sobre o destino, atrativos, passagens, etc. Quanto mais informação melhor, pois esse será um fator que te ajudará a escolher o seu destino de viagem. 

Imprevistos acontecem e existe sim a possibilidade de ter que mudar de rota de uma hora para a outra. Por isso, ter uma lista de objetivos de viagem pode ser o que vai te salvar nesses casos.

2. Escolha o destino

Após listar seus destinos dos sonhos, chegou a hora de escolher de fato o seu destino. Essa não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se tem muitos destinos que deseja conhecer. Porém, é preciso ter foco e decidir quais tipos de passeios você deseja fazer nessa viagem, se tem preferência por climas frios ou quentes, se deseja experimentar algum tipo de gastronomia.

Enfim, todos esses fatores são essenciais levar em consideração na hora de escolher o destino. Além disso, é preciso definir que tipo de viagem vai ser, se será em grupo, em família ou até mesmo sozinho.

3. Faça um checklist da documentação

Agora que você já escolheu o destino é de extrema importância verificar quais são os documentos obrigatórios exigidos para viajar. Esse checklist é indispensável e recomendamos que check duas vezes, para ter a certeza que a documentação está certa. 

Para viagens nacionais e internacionais, são exigências diferentes. Confira abaixo! 

Viagens nacionais

Para quem vai realizar uma viagem nacional, não contará com muitas exigências. Entretanto, ainda é importante verificar a documentação para que não aconteça surpresas na viagem e você seja impedido de acessar algum local. 

Independente se você vai viajar de avião, ônibus ou trem um documento de identificação com foto recente é indispensável, seja ele carteira de identidade, passaporte ou carteira de motorista. 

Até mesmo em uma viagem de carro ter uma identificação em mãos, em caso de blitz, por exemplo, você precisará apresentar. Se sua identidade não possui os números do seu CPF ou você não anda com o CPF em mãos, recomenda-se que leve ele por precaução, já que é também é um documento muito exigido. 

Viagens internacionais

Viagens internacionais em sua maioria, requerem mais documentos e o principal deles é o passaporte. Existem países como o Estados Unidos que se você não possuir visto, sua permanência não será aceitar no país. 

Além do passaporte, existem outros documentos e comprovantes que são exigidos para viagens internacionais como: seguro viagem, passagens de ida e volta, comprovante financeiro e comprovante de vacina contra febre amarela. 

Esses documentos são exigidos em praticamente todos os países. Porém, é preciso se atentar com as exigências que cada país possui. Países como os Estados Unidos, por exemplos, a permanência no país só é permitida se possuir o visto. Então, consulte o site do consulado do seu destino de viagem e verifique a documentação exigida e se querer visto ou não para entrar no país. 

4. Defina a duração da viagem  

Antes de começar a definir o seu roteiro de viagem e quais atrativos você quer conhecer no destino, é preciso determinar qual vai ser a duração da sua viagem. Se vai ser uma semana, um mês ou um final de semana, tudo isso vai depender da sua disponibilidade.

Se sua viagem será nacional não requer muito tempo para conhecer o destino, uma duração de 3 a 7 dias já é o suficiente. Agora se sua viagem for internacional é preciso levar em consideração o tempo de viagem tanto para ida, quanto para volta, já que existem destinos que possuem mais de 20 horas de viagem. Então, se você quer aproveitar bem sua viagem para fora do país, recomenda-se que reserve no mínimo 7 dias para conhecer o destino.

Você deve levar em consideração a alta e a baixa temporada, já que viajar nesses períodos são experiências diferentes. Clique aqui e saiba mais sobre a baixa e alta temporada. 

5. Planeje os gastos

Bom, agora que você definiu quantos dias você irá ficar no destino é possível calcular qual serão os gastos médios dessa viagem. 

Estipule uma média de gastos por dia e depois some com base no total de dia que você vai permanecer no destino. Mas atenção, esse cálculo é apenas uma média, ta bom? Os gastos são variáveis e tudo depende do seu estilo de viagem. 

Porém, deixar estipulado um valor de gastos durante a viagem te ajudará a se organizar melhor financeiramente ou apenas ter o controle de quanto gastará na viagem. Atente-se em estipular um valor maior do que o esperado para que evite imprevistos. 

Calcule gastos como alimentação, compras, transporte, hospedagem, passeios, passagens, seguro viagem e gastos extras.

6. Escolha os pontos turísticos que deseja conhecer

Planejar quais passeios você deseja fazer no destino, além de te ajudar a se organizar, também é uma maneira eficaz de economizar na sua viagem. Pois, tendo ideia de quais passeios irá fazer, você pode comprar ingressos com antecedência podendo conseguir descontos ou evitar filas. 

Passeios como museus, parques, shows, teatro e outras atrações turísticas, em sua grande maioria podem adquirir os ingressos de forma online. 

Outra dica é sempre pesquisar sobre o ponto turístico que deseja visita ou até mesmo verificar se não possui algum site que disponibilize informações sobre ele. Dessa forma, você confirma horário de funcionamento e até mesmo se está fechado temporariamente ou não, evitando dores de cabeça ao chegar no local e se deparar com ele fechado. 

7. Pesquise passagens com antecedência

Assim que definir seu destino de viagem, já comece a pesquisar por passagens aéreas. Se você buscar por passagens aéreas com mais antecedência, as chances de encontrar passagens aéreas mais baratas, são maiores. 

8. Defina a hospedagem

 Antes de definir a hospedagem é preciso escolher qual vai ser o meio de hospedagem que você vai optar, se vai ser hotel, resort, pousada ou até mesmo casa de temporada que é uma das melhores opções, pois une o conforto, segurança e preço baixo. Clique aqui e confira as melhores casas de temporada para a sua viagem. 

Na hora de realizar sua reserva, é preciso se atentar se a localização da hospedagem facilita sua locomoção pelo destino. Além de conforto, segurança e preço.

9. Defina um meio de transporte durante a viagem

É importante ter em mente qual vai ser sua forma de locomoção pelo destino e isso tem bastante influencia no seu roteiro de viagem ou até mesmo na escolha da hospedagem.

Então, verifique quais são os meios de transporte do destino que vai conhece, se possui transporte público que leve para as principais atrações ou se vai ser preciso utilizar aplicativos de transporte ou alugar um carro. A escolha do meio de transporte é muito particular, pois deve-se levar em consideração o custo, acessibilidade, trânsito e muitos outros fatores. 

10. Tenha internet em mãos

Ao chegar no destino, você provavelmente vai querer usar a internet ou até mesmo se comunicar com alguém. Portanto, é preciso ter em mãos um chip de celular.

Em caso de viagens internacionais o chip brasileiro pode não funcionar, então o ideal é comprar um chip temporário de internet do país que você vai visitar. Assim, você não ficará sem se comunicar com seus familiares e sem acesso à internet.

11. Monte a sua mala

Antes de começar a montar sua mala de viagem, é preciso estar informado sobre o que é permitido levar nas bagagens de mão e o que é necessário despachar.

Na bagagem de mão é permitido no máximo 10 quilos, além disso, é preciso se atentar às medidas que são permitidos na bagagem de mão, pois cada companhia aérea possui suas regras.

Se sua bagagem de mão ultrapassar o tamanho ou o peso permitido, ela terá que ser despachada e você pagará uma tava extra por isso. Se informe sobre o que pode ou não ser levado na bagagem de mão, pois ao passar no raio-x pode ser que você tenha que descartar algo que não seja permitido durante o voo. 

Na bagagem de mão você pode levar documentos, chaves, dinheiro, remédios, eletrônicos, líquidos (devem ser armazenados em embalagens de plástico e transparentes de no máximo 100 ml). Você também pode levar com você uma bolsa pequena, além da bagagem de mão.

Na bagagem despachada possui menos restrições do que pode ser levado. Mas ainda sim é preciso manter-se atento em quais são as regras.

Viagens internacionais é permitido 35 kg por mala despachada, já em viagens nacionais o limite é 23 kg por mala. Caso ultrapasse o peso limite, será cobrado uma taxa no ato de despachar. 

Na mala despachada o ideal é que você coloque roupas, sapatos, bolsas e outros itens que não foram possíveis levar na bagagem de mão. Uma dica valiosa é levar ao menos uma muda de roupa na bagagem de mão, para o caso de ocorrer algum problema com sua mala despachada. Afinal, imprevistos acontecem! 

12. Leve remédios primordiais

É muito importante ter com você alguns remédios e curativos, afinal em uma viagem tudo pode acontecer e é fundamental estar preparado para qualquer imprevisto. Então, nossa dica é levar alguns remédios primordiais que servem para: dor de cabeça, enjoo, dor no estômago, dor muscular, febre, alergia. 

Porém, para viagens internacionais existem algumas regras para medicamentos e alguns remédios podem ser proibidos. Portanto, verifique com antecedência a legislação do seu destino de viagem. 

Em casos de medicamento controlados, são necessários que leve com você a receita do seu médico. Uma dica é ter uma versão traduzida para o inglês para que não haja empecilhos.

13. Aproveite cada dia e desfrute com tranquilidade

É isso aí viajante, finalmente você está pronto para embarcar rumo ao seu destino e aproveitar sua viagem. Aproveite cada momento que você irá vivenciar durante sua viagem e não se esqueça de registrar todos esses momentos para ficar guardado para sempre na memória. Boa viagem! 

Onde se hospedar? 

Se você busca uma hospedagem segura, confortável e que tenha um preço que caiba no seu bolso. Nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo