Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Fidelize seus hóspedes e tenha reservas o ano todo!

19 de Junho de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Fidelize seus hóspedes e tenha reservas o ano todo!

A sazonalidade do mercado de aluguel de temporada é uma das causas de maior preocupação de quem trabalha com esse ramo. Como atrair viajantes em períodos de baixa temporada? Como conseguir reservas durante o ano todo? O que fazer quando as procuras estiverem baixas? São algumas questões que preocupam e que fomentam novas estratégias para garantir boas reservas.

Uma das estratégias utilizadas por anfitriões, imobiliárias e corretores que trabalham com imóveis de temporada é conquistar e tentar fidelizar o cliente, assim, você terá mais opções quando a procura pelo seu imóvel estiver mais baixa, realizando uma prospecção ativa de hóspedes. 

Então, confira as dicas do TemporadaLivre para você melhorar seu atendimento e fidelizar seus hóspedes. 

Fidelização de hóspedes

Fidelize seus hóspedes

Durante períodos de baixa temporada, é normal que a procura por imóveis em regiões turísticas caiam, porém, quando você tem salvo o contato de antigos hóspedes, ou até mesmo de pessoas que ficaram interessadas em seu imóvel e por ventura, não fecharam a reserva, você tem um valioso conteúdo em sua mãos. Assim, você poderá entrar em contato com esses turistas e tentar fechar um reserva. 

Porém, para conseguir que um antigo hóspede se hospede novamente com você, é preciso que ele tenha tinha uma boa experiência. Então, confira as dicas do TemporadaLivre e garanta uma boa temporada em todas as épocas do ano. 

1. Realize um bom atendimento

A primeira e mais importante dica é: atenda bem o seu hóspede. A começar pela negociação, pois o primeiro atendimento é muito importante, portanto, sempre que receber uma cotação de algum interessado em seu imóvel de temporada, preste um atendimento dedicado, assim, você conquistará a atenção e a confiança do viajante, tendo mais chances de fechar negócio. 

Além disso, após o fechamento do negócio, você terá mais chances de fidelizá-lo, pois o turista foi bem atendido por você e terá muito mais confiança em negociar com você novamente. E se por acaso não foi possível fechar a reserva, ou por falta de disponibilidade de datas ou outro motivo, você ainda terá um contato importante para tentar uma reserva futura

Prestando um bom atendimento, tanto na negociação, quanto durante a estadia do hóspede, você garante contatos importantes, pois terá um canal aberto com eles para futuras negociações. 

Fidelização de hóspedes - Atendimento

2. Deixe pequenos mimos. 

Após a negociação, vem a estadia. Quando o seu hóspede chegar em sua casa, procure recepcioná-lo. Se caso não for possível, mantenha um contato com ele via whatsapp ou telefone. Assim, ele saberá que poderá contar com você em eventuais problemas. 

Uma dica importante e que costuma atrair muito a atenção dos viajantes, são pequenos mimos deixados no imóvel como "presente de boas-vindas". Nossa dica é tentar fazer algo simples, não precisa gastar rios de dinheiro para isso.

Uma ideia bacana é deixar águas, sucos e refrigerantes na geladeira. Assim, após uma longa viagem, ele se sentirá acolhido ao chegar no imóvel e ter bebidas geladas esperando por ele. Kit de higiene pessoal também costumam agradar bastante. 

Uma ideia super interessante e que não custa nada é deixar um bilhete de boas vindas escrito à mão. Deixe uma mensagem personalizada dando boas vindas e deixando algumas dicas de lugares interessantes para visitar, bons restaurantes e lanchonetes, passeios legais, e assim por diante. Com certeza o turista irá se sentir valorizado. 

Fidelização de hóspedes - Deixe pequenos mimos.

3. Salve os contatos.

Você prestou um excelente atendimento, deixou pequenos mimos e bilhetes carinhosos pela casa, mas não salvou o contato do turista. Todo seu trabalho foi extremante interessante para o hóspede, porém você não conseguirá reverter em novas reservas. Portanto, é muito importante que você salve sempre os contatos de cotação ou de reservas já realizadas, assim você poderá entrar em contato com esses turistas nos períodos em que você tiver baixa procura.

Mande uma mensagem dizendo quais períodos estão abertos para locação. Vai ter um evento interessante na sua cidade? Mande uma mensagem para sua lista divulgando. Quem sabe alguém se interessa e fecha uma reserva com você?

Todos os contatos que você recebe, principalmente aqueles que não fecharam reserva com você, são excelentes prospects (prospecções - possíveis clientes), pois se ele recebeu um bom atendimento anteriormente, se sentirá muito mais confiante em fechar uma reserva com você. Então, monte uma pequena planilha com telefones e e-mails dos contatos e use-a quando sentir necessidade. 

Fidelização de hóspedes - Salve seus contatos

4. Dê descontos para antigos hóspedes.

Uma forma de atrair um antigo hóspede é dar descontos ou vantagens especiais para quem já se hospedou com você. Assim, você conseguira atrair novamente o viajante, que sentirá ainda mais confiante em se hospedar com você, afinal, ele já recebeu um bom atendimento, teve uma ótima estadia, e ainda terá um pequeno desconto. As chances de uma nova reserva só aumentam.

E para você é sempre bom fechar reservas com quem você já conhece, pois você sabe que não terá dor de cabeça e se, por ventura, algum imprevisto aconteça, terá muito mais facilidade em resolver a situação, pois já estará familiarizado com o turista. Então, todos tem a ganhar.

Fidelização de hóspedes

Aluguel de temporada

Com essas dicas, as chances de você conseguir atrair novamente um hóspede antigo e fidelizar seus contatos são muito maiores. Portanto, siga nossas sugestões e tenha contatos o ano todo. 

E se você ainda não anuncia seu imóvel de temporada no TemporadaLivre, está esperando o que? Acesse nosso site e confira as vantagens em divulgar o seu imóvel em um dos sites que mais cresce no Brasil! 

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;

Quer mais dicas para ser um bom anfitrião em seu aluguel de temporada? Confira nossos posts:

Vai alugar a casa ou quarto? Como ser um bom anfitrião!

Como criar um anúncio de aluguel de temporada de sucesso?

Baixa procura no meu imóvel de temporada. O que fazer?


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo