Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Baixa procura no meu imóvel de temporada. O que fazer?

30 de Maio de 2019 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Baixa procura no meu imóvel de temporada. O que fazer?

O mercado de aluguel de temporada no Brasil vem crescendo cada dia mais. Nos últimos anos, a busca por casas e apartamentos de temporada tem sido uma ótima alternativa para aqueles que desejam mais conforto e privacidade em suas viagens. Porém, é preciso estar à algumas questões para não perder a competitividade no mercado, já que com a alta demanda, muitos estão investindo em aluguéis de temporada como fonte de renda. Portanto, se você possui um imóvel de aluguel de temporada e está tendo dificuldades em conseguir reservas, veja algumas dicas do TemporadaLivre para dar uma turbinada no seu anúncio e atrair a atenção dos turistas!

Fique de olho no mercado

A primeira e mais importante dica é: fique de olho no mercado! É preciso estar atento na situação dos aluguéis de temporada na sua região. Algumas regiões sofrem com a sazonalidade, por isso é preciso adequar-se as necessidades para não perder as oportunidades. 

Cidades litorâneas costumam ter grande procura no verão, com a alta temporada iniciando-se em outubro e finalizando no Carnaval. Por isso, durante esse período é comum os preços subirem um pouco. Porém, após esse período é necessário reavaliar os preços das diárias. Alguns continuam cobrando preços elevados em períodos de baixa procura. Assim, a chance de conseguir fechar um negócio diminui, já que outros imóveis irão praticar preços mais baixos.

Mesmo durante a alta temporada, é preciso estar atento a condição geral do mercado, por exemplo: Na última temporada de verão (2018/2019), a região de Santa Catarina sofreu com a crise argentina, já que muitos turistas argentinos procuravam o litoral catarinense para as férias e com a crise a procura caiu consideravelmente. Assim, mesmo os períodos de alta temporada podem sofrer com influências externas, portanto, é preciso considerar esses fatores também.

Além disso, é preciso verificar as condições do seu imóvel: qual a distância da praia? quais comércios possuem próximo? quais utensílios são disponibilizados? tem piscina? tem ar condicionado? quantos quartos? E assim por diante. Todas essas questões influenciam no valor da diária do seu imóvel. Portanto, não adianta praticar um valor de diária se os seus concorrentes, com imóveis nas mesmas condições que o seu, estão praticando valores menores, ou se imóveis mais próximos a praia ou com mais comodidades estão ofertando um valor equivalente ao seu. 

Portanto, se perceber que está tendo baixa procura no seu imóvel de temporada, realize uma breve pesquisa para saber como o mercado de aluguéis de temporada está atuando na sua região. Se necessário, realize mudanças na tabela de valores e adequações no seu imóvel. Mas lembre-se, o aluguel também precisa ser vantajoso para você, portanto, não diminua o valor da sua diária mais que o necessário para não desvalorizar o seu imóvel. 

Baixa procura no meu imóvel de temporada. O que fazer?

Invista em anúncios

Em períodos de baixa procura é comum não querermos anunciar o nosso imóvel por acharmos que será perda de investimento, porém é justamente o contrário. Durante o período de baixa procura, precisamos investir em anúncios, pois muitos optam por reservar o imóvel de temporada com antecedência e assim conseguir as melhores oportunidades. Portanto, não deixe de anunciar o seu imóvel em sites especializados. Afinal, quem é não visto não é lembrado! 

O importante é escolher um bom portal de aluguel de temporada, pois assim, você terá a certeza de que seu imóvel será visto pelos turistas. Existem várias opções de portais que ofertam esses serviços como o Aribnb, AlugueTemporada e TemporadaLivre. O Airbnb e AlugueTemporada trabalham de forma muito semelhantes no mercado, atuando como um serviço de reservas online, onde o turista realiza todo o procedimento via site e fechando a reserva pelo próprio portal, muito bom para quem não tem tempo ou não gosta de negociar diretamente com o turista.

Já o TemporadaLivre atua na divulgação do seu imóvel, permitindo que turista e proprietário realizem a negociação de forma direta, portanto, os dados de contato, como telefone e e-mail são disponibilizados para que o turista possa entrar em contato com o anunciante, realizando a negociação e a reserva sem intermédios ou comissões para o TemporadaLivre. É super indicado para quem deseja ter mais controle sobre as reservas do seu imóvel e escolher o perfil de turista que deseja alugar.

Baixa procura no meu imóvel de temporada. O que fazer?

Preste atenção no seu anúncio

Após escolher o portal de anúncios de aluguel de temporada, é preciso realizar do seu anúncio de forma correta, pois ele é um fator muito importante para atrair o interesse dos turistas e conseguir fechar reservas no seu imóvel. Lembre-se que o seu anúncio é a vitrine do seu negócio e que muitos clientes não poderão visitar o imóvel pessoalmente antes de realizar a reservar, por isso, ele conta apenas com as informações do anúncio para se decidir. Portanto, você precisa deixar seu anúncio atrativo, chamando a atenção do turista e despertando o interesse do mesmo em contactar-lhe para fechar a reserva. 

Como na internet as coisas são muito visuais, capriche nas fotos! Elas darão destaque ao seu anúncio. Além disso, o turista terá apenas as fotos para saber como é seu imóvel, portanto, ele precisa sentir vontade de estar naquele ambiente. Portanto, tire fotos de todos os cômodos do seu imóvel e mostre detalhes que considere importante. E sempre preste atenção na qualidade das fotos: elas precisam estar claras e nítidas. Assim como seu imóvel precisa estar limpo e bem arrumado, afinal, ninguém quer passar as férias em um imóvel bagunçado, não é mesmo?

Também não esqueça de caprichar na descrição e detalhar os utensílios disponíveis. Também deixe claro as condições do imóvel: se permite animais e festas, se é necessário levar itens sobressalentes (lençóis, travesseiros, utensílios de cozinha e etc) e assim por diante. Também preste muita atenção na escrita. Erros gramaticais podem ser muito perigosos, já que passam a impressão de desleixo e podem dificultar muito a clareza de entendimento do anúncio. Um erro muito comum é achar que os turistas não irão ler o anúncio. Porém, quando alguém interessado clica no seu anúncio, a maioria analisa todas as informações detalhadamente, pois é um investimento muito importante. Muitos ainda tem receios de negociar imóveis pela internet e acabar sendo lesionado, por isso, a maioria das pessoas prestam atenção nos detalhes! Portanto, passe transparência e confiabilidade.

Portanto, caso perceba que os turistas não estão se interessando pelo seu imóvel, revise seu anúncio e veja o que pode ser melhorado! Um dica que o TemporadaLivre dá é: veja seu anúncio com olhos de turistas. Abra seu anúncio e procure analisa-lo como alguém interessado em alugar seu imóvel. Veja se ele tem as informações corretas. Verifique se as fotos estão bonitas e atrativas. Esse é exercício muito interessante e que pode ajudar a montar um bom anúncio.

Baixa procura no meu imóvel de temporada. O que fazer?

Dê atenção ao turista

Não esqueça que o aluguel de temporada é um negócio, e como tal precisa ser tratado com profissionalismo. Mesmo que seu imóvel de temporada seja apenas para renda extra, você precisa dar atenção à ele. Portanto, se seu imóvel está anunciado em um site cujo os turistas negociam diretamente com você, é necessário que esse atendimento seja realizado da melhor forma possível. Portanto, seja sempre cordial e resposta as questões com clareza. Além disso, não demore para responder as mensagens ou atender as ligações, pois você pode perder bons negócios, já que o turista pode fechar uma reserva em outro imóvel antes de conseguir falar com você.

Baixa procura no meu imóvel de temporada. O que fazer?

Após essas análises, você terá muito mais chances de conseguir bons negócios com o seu aluguel de temporada. Se você ainda não anuncia seu imóvel no TemporadaLivre, acesse aqui e veja mais sobre as vantagens em anunciar seu imóvel conosco! 

O TemporadaLivre deseja que você consiga realizar ótimos negócios! E se quiser saber mais sobre como melhorar o seu negócio de aluguel de temporada, acesse nossos outros posts.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo