menu

Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

Vai alugar a casa ou quarto? Como ser um bom anfitrião!

28 de Julho de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Vai alugar a casa ou quarto? Como ser um bom anfitrião!

Nos últimos anos, com o aumento dos sites especializados em aluguel de temporada, cresceu também a preocupação nos anfitriões em oferecer um bom serviço de hospedagem, destacando-se entre as várias ofertas de casas, apartamentos, quartos e flats de temporada. 

E hoje, para te ajudar a ser um excelente anfitrião, o TemporadaLivre, que é o maior site 100% brasileiro de aluguel de temporada e já está no mercado há mais de 9 anos, separou algumas dicas bem importantes para você.

Confira!

Dicas de como ser um bom anfitrião

1. Capriche no anúncio

Quando se deseja alugar um imóvel ou um quarto para temporada, a primeira coisa é pensar em um bom anúncio. Certifique-se que as informações ali contidas estão corretas e que as fotografias condizem com o imóvel. É muito importante que as fotos estejam bonitas, bem iluminadas e com os ambientes limpos, porém é necessário que elas representem a realidade, portanto, evite fotografias muito antigas, com móveis e utensílios que você não tenha mais. 

No anúncio coloque todos os serviços e utensílios que você disponibiliza, assim como os valores reais da locação. Embora seja uma prática ruim, alguns anfitriões colocam valores abaixo do que praticam, apenas para chamar atenção do turista. Porém, isso é extremamente ruim, pois logo no primeiro contato o turista se frustará com você, achando não se tratar de uma pessoa confiável, já que informa valores incorretos. Portanto, é fundamental que as informações do anúncio estejam claras e corretas

Como ser um bom anfitrião! 

2. Faça um bom atendimento

Se você anuncia em sites que possibilite a negociação da reserva, como o TemporadaLivre, por exemplo, é fundamental que você realize esse bom atendimento. Sempre que receber uma ligação, procure atender ou retornar assim que possível. Ou, responda com clareza e presteza as cotações enviadas pelo site. Esse bom atendimento prévio é crucial, pois se você for rápido pode conseguir fechar uma boa reserva. Pois, pense bem: um turista enviou cotação para seu imóvel e mais dois anfitriões. Os outros dois responderam prontamente, informando detalhes do imóvel e da reserva. Você, deixou para respondê-lo três dias depois ou então, nem respondeu. Com quem você acha que o turista irá fechar a reserva? Com os dois primeiros, é claro!

Além disso, procure atender com atenção, respondendo as dúvidas de forma clara e paciente. Afinal, o turista irá investir um valor nas diárias e precisa tirar as suas dúvidas antes de reservar. 

Mas se você trabalha com sites que não permitem essa negociação prévia, dando-lhe o contato do turista somente após a confirmação da reserva pelo site, também é importante que você realize um bom atendimento. Após receber a informação da reserve, encaminhe uma mensagem ao turista se apresentando e dando algumas informações importantes sobre a reserva e sobre seu imóvel. Essas interações entre turista e anfitrião são bem importantes. 

Como ser um bom anfitrião!

3. Faça um serviço de check-in

Após fazer seu anúncio e fechar sua reserva, chegou a hora de conhecer seu hóspede. No check-in procure se apresentar, mostre o imóvel aos turistas, explique suas particulares, se tiver (não ligar dois chuveiros ao mesmo tempo, não é permitido festas, e etc), e também, ofereça um pequeno serviço de guia, afinal, provavelmente você conhece melhor a região do que os turistas não é mesmo? Indique a eles lugares legais para conhecer, bons restaurantes e assim por diante. Esse bate-papo é bem legal e você pode conquistar um cliente assíduo. 

Mesmo que você tenha um sistema de check-in e check-out automático é possível realizar um bom serviço. Procure deixar um papel com as principais anotações sobre o imóvel, assim como essas dicas de passeios e de lugares para comer. Ainda, é possível deixar alguns mimos na geladeira, como chocolates, águas e refrigerantes. 

Um dica bem legal, é montar uma pequena cesta com guloseimas diversas e deixar um recadinho carinhoso, informando o quando é legal ter aquelas pessoas ali no seu imóvel. Isso faz bastante diferença na hora de um turista te avaliar. 

Mas se você está alugando apenas um quarto da sua casa e permanecerá na residência durante a estadia do hóspede, é preciso ter ainda mais atenção nos detalhes. É preciso deixar bem claro a sua rotina para ele: se você fica no imóvel o dia todo, se você sai para trabalhar, se outras pessoas frequentam a sua casa. Isso é importante para que o hóspede também organize os seus horários. No check-in é momento de vocês se conhecerem, portanto, procure bater um papo com o turista, saber mais sobre ele e também se deixar a disposição caso ele precise de alguma coisa. 

Ah! Algo muito importante: é fundamental que o imóvel ou o quarto estejam bem limpos e arrumados quando os turistas chegarem. Um imóvel sujo e bagunçado pode ser até motivo de reclamação e cancelamento de uma estadia! Afinal, ninguém quer passar as férias em um lugar assim, não é mesmo?

Como ser um bom anfitrião

4. Durante a estadia

Se você está alugando um imóvel completo, deixe o seu telefone de contato com os turistas e evite ao máximo ir no imóvel, preservando a privacidade dos turistas. Mas caso eles precisem de você, procure resolver a situação de forma mais breve possível. 

Se você está alugando um quarto da sua própria residência algumas coisas serão diferentes, afinal, vocês irão se encontram nos ambientes comuns do imóvel. Entretanto, não entre no quarto onde ele estiver hospedado, apenas se for solicitado para resolver algo. Porém, é importante que mantenham uma relação de amizade, sempre que o encontrar, procure conversar, trocar ideias, perguntar se ele está gostando da cidade. Se você tiver um tempinho e o turista quiser, que tal levá-lo para um passeio bem interessante? Essa interação pode ser bem legal e, além de conquistar um cliente você pode conquistar um amigo!

Como ser um bom anfitrião

5. No check-out

No check-out faça uma rápida inspeção pela casa para verificar se está tudo ok. Pergunte se o turista gostou da estadia e como foram suas férias. Deixe seu telefone de contato e coloque-se a disposição para caso ele queira se hospedar ali novamente no futuro. É até interessante oferecer algum tipo de desconto para as próximas locações. 

Você também pode dar alguns mimos, como águas e guloseimas para eles irem desfrutando no caminho de volta para casa. Com certeza, os turistas irão adorar e farão boas avaliações de você. 

Como ser um bom anfitrião

6. Faça um pós-venda

Que tal realizar um pós-venda com seus turistas? Encaminhe uma mensagem para eles perguntando se foi tudo bem na volta para casa. Essa demonstração de preocupação vai agradar bastante os turistas. Também, mantenha o contato com eles, enviando-lhes alguns informações de desconto para novas locações. Quem sabe você consegue fechar uma nova reserva?

Como ser um bom anfitrião

Após essas dicas, com certeza seu turista irá adorar a estadia em sua casa e fará ótimas avaliações sobre você e seu imóvel. Manter a cordialidade, resolver os problemas e oferecer um imóvel limpo e aconchegante são as principais regras para ser um bom anfitrião.

Agora, é dar uma conferida em seu anúncio, verificar se está tudo em ordem e esperar para o próximo hóspede. Quem sabe você já não coloca em prática essas dicas? 

E se você ainda não anuncia no portal TemporadaLivre, está esperando o quê? Temos uma equipe especializada em sucesso do anunciante para lhe atender. Clique em Anuncie seus Imóveis, faça seu anuncio, escolha seu plano e prontinho! Seu imóvel estará disponível para milhões de turistas em todo o Brasil!

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

24/12/2019
Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06/12/2019
Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

11/11/2019
Como alugar meu imóvel por temporada?

Como alugar meu imóvel por temporada?

29/01/2019
divisor de conteúdo