Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Conheça os pontos turísticos de São Vicente - SP

30 de Março de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Conheça os pontos turísticos de São Vicente - SP

Você conhece a cidade de São Vicente, no litoral paulista? A cidade não é tão conhecida dos turistas, porém é um destino super interessante para você curtir suas férias, afinal, São Vicente é considera a primeira cidade do Brasil, inaugurada em 1532.

A cidade fica bem do ladinho de Santos e a uma ponte de distancia de Praia Grande. Portanto, você pode aproveitar os passeios em São Vicente e ainda dar um pulinho nas cidades vizinhas e aproveitar algumas atividades por lá também. 

Então, se está em busca de um destino diferente para viajar nas suas próximas férias. Acompanhe nosso post e confira alguns pontos turísticos de São Vicente. 

Conheça os pontos turísticos de São Vicente - SP - Foto: Mike Peel / wikipedia

Pontos turísticos de São Vicente

A linda e histórica cidade de São Vicente possui diversos pontos turísticos. Confira:

Suas lindas praias

Claro que não poderíamos deixar de começar essa lista sem falar das praias de São Vicente. A cidade não conta com um mar aberto, mas recebe as águas do Rio Santana e de uma faixa do oceano, que forma o Mar Pequeno, além de as águas da Baía de Santos.

A praia mais movimentada é a Praia do Itacaré, que costuma ficar bastante movimentada durante o verão. É uma praia bastante extensa e oferece diversos comércios próximos, como lanchonetes, quiosques e opções de apartamentos para temporada. É banhada pela Baía de Santos e fica do ladinho da Praia de José Menino, que pertence a cidade de Santos. 

A praia dos Milionários fica do lado oposto da praia de Itacaré e é uma praia menor, mas bastante bonita. Suas águas bem calminhas e bastante procurada por quem deseja fazer atividades na areia, já que conta com uma boa faixa dela. 

Seguindo você encontra a Praia de Gonzaguinha, também é uma praia bastante extensa, embora ofereça uma faixa de areia menor. É um local bastante urbano e ótima para passear por sua ciclovia, seja de bicicleta, patins ou até mesmo a pé. 

Você ainda pode visitar a praia de Itaquitanduva, a Praia de Paranapuã, e a Praia Porto do Sol.

Conheça os pontos turísticos de São Vicente - SP - Foto: William R. Schepis / Pinterest

Marco dos 400 anos

A cidade de São Vicente foi inaugurada em 1532, ou seja, em 2020 a cidade completou 488. Porém, quando a cidade fez 400 anos, em 1933, a cidade ganhou um monumento em comemoração. O monumento conhecido como Marco Padrão, está localizado no canto da Praia de Gonzaguinha, em meio as pedras que formam uma pequena ilha. 

Conheça os pontos turísticos de São Vicente - SP - Foto: São Vicente Oline

Memorial dos 500 Anos

E quando o Brasil completou 500 anos de seu descobrimento, São Vicente também ganhou um monumento em comemoração a data. O Memorial dos 500 anos está localizado na Ilha Porchat e de lá é possível ter uma das vistas mais bonitas da região. 

O Memorial dos 500 anos foi desenvolvido pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer e hoje é tombado como patrimônio da cidade. 

Conheça os pontos turísticos de São Vicente - SP - Foto: Pēteris - P1160745 / wikipedia

Praça 22 de Janeiro

A Praça 22 de Janeiro é um lugar bastante interessante para você aproveitar uma tarde agradável em família, principalmente para quem está viajando com as crianças. Fica bem em frente a Praia de Gonzaguinha e oferece playground, alguns quiosques e, durante as comemorações, a praça costuma receber shows e apresentações diversas. 

Conheça os pontos turísticos de São Vicente - SP - Foto: Jornal Vicentino

Biquinha de Anchieta

Bem em frente a praça, na Praia de Gonzaguinha também está um dos locais mais famosos da cidade, a Biquinha de Anchieta. A Biquinha foi construída ainda em 1533, logo quando a cidade começou a surgir e, durante muito tempo, serviu como a principal fonte de água da cidade. Sua construção possui traços portugueses, com azulejos e trabalhados feitos à mão. 

Conheça os pontos turísticos de São Vicente - SP - Foto: Eric and Christian

Igreja Matriz 

A atual igreja Matriz de São Vicente foi construída em 1757 no mesmo local que antes abrigava outra igreja que foi destruída por uma invasão pirata. Isso mesmo, antes da inauguração da então igreja, o local abriga uma outra igreja, porém alguns piratas invadiram a, então Vila de São Vicente, saquearam comércios e destruíram a igreja. 

Porém, antes dela, havia ainda uma outra igreja, construída em 1532 pelo próprio Martin Afonso. Mas, essa igreja foi destruída por um maremoto que atingiu a costa de São Vicente em 1542.

Mas, a atual Igreja, que permanece em pé há mais de 260 anos é um local super interessante para você visitar, pois preserva traços da cultura antiga. Atualmente a construção está tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. 

Conheça os pontos turísticos de São Vicente - SP - Foto: Cesar Morgado / PMSV / Diário do Litoral

Parque Ecológico Voturuá - Zoológico Municipal. 

Outro lugar super interessante para você visitar com a família e com as crianças é o Parque Ecológico Voturuá, que também abriga um zoológico municipal. Por lá você poderá conhecer mais de 100 espécies de animais, além de diversas plantas e arvores distribuídas em uma área de 825 m². E você ainda pode deixar as crianças brincando no playground ou até mesmo fazer trilhas em seu interior. 

O parque está localizado na Rua Dona Anita Costa, na Vila Voturuá.

Conheça os pontos turísticos de São Vicente - SP - Foto: br.infoaboutcompanies.com

Casa Martim Afonso

Martin Afonso foi o primeiro donatário da Capitânia de São Vicente, onde hoje encontra-se a cidade de São Vicente, governando o local durante muito tempo. Hoje, o local onde encontrava-se a residência de Martim Afonso ainda preserva alguns traços de sua construção original, abrigando também um museu com alguns objetos do período de colonização do Brasil. 

É um lugar bastante interessante para se conhecer, pois oferece várias informações sobre a história do nosso país e seus primeiros anos após a descoberta pelos portugueses.  

Conheça os pontos turísticos de São Vicente - SP - Foto: Jornal Vicentino

Mercado Municipal

E quer fazer compras de lembrancinhas, além de frutas, verduras e muito mais? Então que tal dar uma passadinha pelo Mercado Municipal? Localizado em prédio histórico, hoje a construção que abriga o mercado já foi a primeira câmara da cidade, além de quartel e cadeia. Porém, desde 1929, o local serve como o mercado municipal e é um local bem legal para se visitar, pois além de compras você pode apreciar um pouco da arquitetura antiga do lugar.

Conheça os pontos turísticos de São Vicente - SP - Foto: mapio.net

Parque Cultural Vila de São Vicente

E que tal mergulhar em um mundo totalmente diferente, com costumam que remetem o século XVI? Pois é essa experiência que você terá no Parque Cultural Vila de São Vicente. O local remete os primeiros anos da vila, considera como a primeira cidade do Brasil.

Por lá você poderá saber um pouco mais sobre os costumes da época, ver objetos e mobílias, além de artistas caracterizados com roupas de época. É uma viagem no tempo. 

Conheça os pontos turísticos de São Vicente - SP - Foto: Jornal da Orla

Conheça São Vicente

Gostou dos atrativos de São Vicente? E esses são apenas alguns exemplos. A cidade ainda oferece vários outros lugares e atividades para você fazer e conhecer. Então, que tal planejar a sua próxima viagem para lá?

Aproveite e confira as opções de casas e apartamentos de temporada em São Vicente. Aqui no TemporadaLivre você encontra as melhores opções de hospedagens para suas férias. 

Imóveis para alugar por temporada em São Vicente;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo