Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Locador e locatário: o que define cada um? Qual é a legislação?

29 de Dezembro de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Locador e locatário: o que define cada um? Qual é a legislação?

Se você tem uma casa de temporada, provavelmente já ouviu os termos locador e locatário. Apesar de se tratar de termos comuns no ramo imobiliário e jurídico, muita gente ainda fica em dúvida na hora de diferenciar um locador de um locatário. 

Pensando nisso, hoje nós vamos te ajudar, explicando detalhadamente quem é quem na locação, afinal de contas, em um contrato de locação, inverter os nomes pode causar um grande prejuízo, já os termos possuem significados opostos.

1. Quem é o Locador? 

Para te ajudar a nunca mais confundir esses termos, saiba que o locador é quem está alugando o imóvel, ou seja, você anunciante é o locador da sua casa de temporada. 

O locador possui diversas responsabilidades na locação por temporada, como cumprir aquilo que promete ao viajante, entregar o imóvel como prometido e apresentado em anúncios, cumprir com os prazos acordados entre as partes, entre outras obrigações, que você poderá encontrar na lei do inquilinato. 

Por isso, se você é um locador, é muito importante que entenda sobre a lei do inquilinato e que sempre faça tudo em conformidade com esta, assim você não terá dores de cabeça futuro, já que estará cumprindo com a lei. 

Aproveite para ler: Tudo sobre a legislação de locação por temporada

2. Quem é o Locatário 

Já o locatário é aquela pessoa que está alugando o imóvel, neste caso, o viajante que irá se hospedar em sua casa de temporada. 

Assim como você, o locatário também tem algumas obrigações legais, como devolver o imóvel no mesmo estado de conservação em que estava quando alugou, preservar sua casa e cumprir com o acordado antes do início da locação. 

A principal obrigação do locatário, está em cumprir com o contrato de locação e manter o imóvel em perfeitas condições, por isso é tão importante realizar a vistoria antes e após a locação, garantindo que tudo está como se encontrava. 

Leia mais: 3 razões para fazer a vistoria de imóvel na casa de temporada

Onde anunciar

Para facilitar a vida do locador, ajudando a encontrar cada vez mais locatários, estamos presentes no mercado, como o maior e melhor portal de locações por temporada do Brasil. 

Por isso se você tem uma casa de temporada, acesse agora mesmo o site www.temporadalivre.com ou baixe o App TemporadaLivre e anuncie a sua casa com a gente. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo