menu

Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

Locador e locatário: o que define cada um? Qual é a legislação?

29 de Dezembro de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Locador e locatário: o que define cada um? Qual é a legislação?

Se você tem uma casa de temporada, provavelmente já ouviu os termos locador e locatário. Apesar de se tratar de termos comuns no ramo imobiliário e jurídico, muita gente ainda fica em dúvida na hora de diferenciar um locador de um locatário. 

Pensando nisso, hoje nós vamos te ajudar, explicando detalhadamente quem é quem na locação, afinal de contas, em um contrato de locação, inverter os nomes pode causar um grande prejuízo, já os termos possuem significados opostos.

1. Quem é o Locador? 

Para te ajudar a nunca mais confundir esses termos, saiba que o locador é quem está alugando o imóvel, ou seja, você anunciante é o locador da sua casa de temporada. 

O locador possui diversas responsabilidades na locação por temporada, como cumprir aquilo que promete ao viajante, entregar o imóvel como prometido e apresentado em anúncios, cumprir com os prazos acordados entre as partes, entre outras obrigações, que você poderá encontrar na lei do inquilinato. 

Por isso, se você é um locador, é muito importante que entenda sobre a lei do inquilinato e que sempre faça tudo em conformidade com esta, assim você não terá dores de cabeça futuro, já que estará cumprindo com a lei. 

Aproveite para ler: Tudo sobre a legislação de locação por temporada

2. Quem é o Locatário 

Já o locatário é aquela pessoa que está alugando o imóvel, neste caso, o viajante que irá se hospedar em sua casa de temporada. 

Assim como você, o locatário também tem algumas obrigações legais, como devolver o imóvel no mesmo estado de conservação em que estava quando alugou, preservar sua casa e cumprir com o acordado antes do início da locação. 

A principal obrigação do locatário, está em cumprir com o contrato de locação e manter o imóvel em perfeitas condições, por isso é tão importante realizar a vistoria antes e após a locação, garantindo que tudo está como se encontrava. 

Leia mais: 3 razões para fazer a vistoria de imóvel na casa de temporada

Onde anunciar

Para facilitar a vida do locador, ajudando a encontrar cada vez mais locatários, estamos presentes no mercado, como o maior e melhor portal de locações por temporada do Brasil. 

Por isso se você tem uma casa de temporada, acesse agora mesmo o site www.temporadalivre.com ou baixe o App TemporadaLivre e anuncie a sua casa com a gente. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

06/04/2021
Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

24/12/2019
Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06/12/2019
Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

11/11/2019
divisor de conteúdo