Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

As praias com acessibilidade para cadeirantes no Brasil

20 de Novembro de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

As praias com acessibilidade para cadeirantes no Brasil

Curtir uma praia é tudo de bom! Sentir a brisa do mar, tomar um banho na água salgada e relaxar na areia renovam as energias. E isso deve ser um direito para todos, afinal, as praias são públicas. Acontece que os cadeirantes sempre tiveram mais dificuldade para ir à praia, pois a cadeira de rodas não consegue andar na areia. Para resolver esse problema, surgiram muitos projetos no Brasil que promovem acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais. 

Se você é cadeirante ou tem alguém próximo que é, não deixe conferir a lista de praias com acessibilidade para cadeirantes no Brasil que o TemporadaLivre preparou!

Anote as praias com maior acessibilidade para cadeirantes no BR!

Sol, mar e diversão para todos: o país já tem inúmeras opções de praias que oferecem acessibilidade para os cadeirantes. Veja só!

- A joia do litoral paulista: o Guarujá!

O Guarujá é uma das praias mais belas do Brasil, que, agora, dá acessibilidade para os cadeirantes. A prefeitura lançou um projeto chamado ‘Praia acessível’ que oferece as ‘cadeiras anfíbias’ para as pessoas com necessidades especiais. Essas cadeiras usam rodas com pneus mais largos que os das cadeiras de rodas comuns. Assim, os monitores do projeto levam os cadeirantes para a água com elas, de 30 em 30 minutos. 

O serviço é prestado em dupla para executar o transporte da pessoa na areia e na água. O projeto funciona aos finais de semana e os interessados podem se cadastrar na Praça das Bandeiras, no Centro. E a melhor parte: o serviço é gratuito para a população!

Imóveis para alugar por temporada no Guarujá:

Praias com acessibilidade - Guarujá - Foto: Universidade Ribeirão Preto

- Piauí também tem praia acessível!

O Estado do Piauí também conta com o programa ‘Praia acessível’, disponibilizando as cadeiras especiais na linda Praia de Atalaia. Para usufruí-lo, é preciso se dirigir à sede do projeto, localizada na orla da Praia de Atalaia, em Luís Correia, com documento de identificação com foto e CPF, e solicitar as cadeiras.

Praias com acessibilidade - Piauí - Foto: Ascom Seid via oitomeia.com.br

- Os cadeirantes podem aproveitar o paraíso em Natal!

As praias paradisíacas de Natal estão inclusas no projeto! O município oferece acessibilidade por meio do ‘Natal, praia inclusiva’. Lá, os monitores possuem cadeiras anfíbias, caiaque, Stand Up, futebol e vôlei sentado para as pessoas com necessidades especiais.  É diversão que não acaba!

Imóveis para alugar por temporada em Natal:

Praias com acessibilidade - Natal - Foto: uninassau.edu.br

- Copacabana e Barra no Rio também dão exemplo!

O Rio de Janeiro continua lindo e, agora, com acessibilidade! As praias de Copacabana e da Barra também contam com programa de inclusão aos cadeirantes, é o chamado ‘Praia para Todos’

Em Copacabana, os projetos acontecem nos postos 5 e 6, que ficam em frente à rua Francisco Sá. Na Praia da Barra, funciona no posto 3, com atividades gratuitas de banho de mar, vôlei sentado, piscina infantil, frescobol adaptado, handbike. Tudo com o auxílio de profissionais de educação física, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e, também, de voluntários. Além disso, o projeto oferece o adaptsurf para os mais aventureiros, que é o surf adaptado.

Imóveis para alugar por temporada no Rio de Janeiro:

Praias com acessibilidade - Rio de Janeiro - Foto: riosolidario.org

- Itanhaém em São Paulo é outro ponto com acessibilidade!

Outra praia no litoral paulista que dá acessibilidade é Itanhaém, também com o projeto ‘Praia acessível’, oferecendo ‘cadeiras anfíbias’ para que os cadeirantes tomem banho de mar com toda a segurança necessária.

Praias com acessibilidade - Itanhaém - Foto: Prefeitura Itanhaém

- Porto de Galinhas, o paraíso pernambucano!

Porto de Galinhas, um dos destinos de férias mais procurados no Brasil, localizada em Ipojuca, em Pernambuco. Essa praia é um verdadeiro paraíso, por isso, não poderia ficar de fora da lista. Porto de Galinhas apresenta acessibilidade com o projeto ‘Praia sem Barreiras’. Monitores levam os cadeirantes para os banhos de mar com as cadeiras anfíbias, além de levá-los para relaxar nas piscinas naturais, que são o grande atrativo da região. 

A praia também disponibiliza um passeio de jangada adaptada com cadeiras anfíbias e mergulho adaptado, que só pode ser feito com uma apresentação do laudo médico. A única ressalva é que algumas atividades do projeto só funcionam quando a maré está baixa.

Imóveis para alugar por temporada em Ipojuca - Porto de Galinhas:

Praias com acessibilidade - Porto de Galinhas - Foto: marcelafittipaldi.com

- Maceió, no Alagoas, também tem acessibilidade!

Mais uma opção para os cadeirantes se divertirem e relaxarem para valer é a capital alagoana, Maceió. As águas transparentes de Maceió são convidativas e perfeitas para quem gosta de sol, relaxar na areia e tomar uma água de coco para se refrescar. Lá, os cadeirantes podem fazer tudo isso e ainda tomar banho de mar, com as cadeiras especiais. Os passeios de jangadas também estão liberados, já que profissionais capacitados acompanham os cadeirantes de perto.

Imóveis para alugar por temporada em Maceió:

Praias com acessibilidade - Maceió - Foto: Divulgação/Ascom Semel via G1

- Balneário Rincão, em Santa Catarina!

Para quem quer curtir uma praia mais ao Sul do país, Balneário Rincão pode ser uma excelente opção. O Balneário dá bastante acessibilidade aos cadeirantes com as cadeiras anfíbias, que podem ser retiradas no posto 1 dos guarda-vidas, na zona norte. O estado de Santa Catarina possui outras praias com acessibilidade, sobretudo em Florianópolis. Se quiser conferir, acesse aqui!

Imóveis para alugar por temporada em Florianópolis:

Praias com acessibilidade - Balneário Rincão - Foto: Corpo de Bombeiros Militar

- Praia Legal para os cadeirantes é em Vitória-ES! 

Vitória no Espirito Santo não fica de fora! O programa acontece na Praia do Camburi, mais precisamente no Quiosque 2. Profissionais da prefeitura ajudam os banhistas cadeirantes a se locomoverem com as cadeiras. Além disso, os salva-vidas estão sempre prontos para auxiliá-los!

Imóveis para alugar por temporada em Vitória

Praias com acessibilidade - Vitória - Foto: Foto: Camila Domingues / Palácio Piratini via tudosobrefloripa.com

- No Paraná também tem praia acessível!

Por último, para quem está mais perto do Paraná, Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná são ótimas opções para curtir com acessibilidade. O uso das cadeiras é gratuito e pode ser feito todos os dias da semana, das 10h às 19h. Basta se informar nas prefeituras dos municípios e retirar as cadeiras.

Imóveis para alugar por temporada no Paraná:

Praias com acessibilidade - Paraná - Foto: Jaelson Lucas via AEN PR

Férias seguras e acessíveis é com o Temporada Livre!

Agora que você já conhece as melhores praias com acessibilidade para cadeirantes em todo o país, escolha, também, uma hospedagem acessível para a viagem sair conforme o esperado. Aqui no TemporadaLivre, você encontra opções seguras e confortáveis em todas as regiões do Brasil. Acesse nosso site, confira os imóveis de temporada nas praias que citamos e aproveite o melhor da vida!

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;

Foto capa: cvi-rio.org.br


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo